O Poder Judiciário e o papel do Ministério Público – (Parte 1)
Publicado em: 29 de novembro de 2016
Por: Euclides de Agrela e Gibran Jordão, do Rio de Janeiro
O Poder Judiciário é o mais reacionário dos três poderes que conformam a estrutura do Estado capitalista.
Ao contrário dos poderes Executivo e Legislativo, compostos por cargos eleitos periodicamente pelo voto universal, o Poder Judiciário é composto por juízes e desembargadores que não são eleitos por ninguém.
Esses altos burocratas do Poder Judiciário chegam a seus cargos por meio de concurso público ou indicação política e permanecem neles até a aposentadoria, sendo raramente processados, condenados, removidos ou presos, ainda que venham a cometer crimes. Isto é assim porque cabe ao Poder Judiciário zelar pelas leis e instituições do Estado capitalista que, em última instância, tem como princípio fundamental a proteção e defesa da propriedade privada dos meios de produção. Para tanto, é necessária uma burocracia todo-poderosa que goze quase que absolutamente da ausência de imputação criminal.
Ministério Público brasileiro: status político sem paradigma em todo o mundo
Dentre as instituições do sistema de Justiça brasileiro, cabe destacar o papel do Ministério Público (MP). A Constituição de 1988, no seu Artigo 127, definiu que: “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”1. Segundo Rafael Luís Ramos: “O Ministério Público brasileiro recebeu do Constituinte originário de 1988 um perfil institucional e um status político sem paradigma em todo o mundo”2.
Uma das principais reivindicações que apareceram em meio ao turbilhão das Jornadas de Junho e 2013 foi a luta contra a corrupção governamental. Na esteira da luta contra a corrupção apareceu uma palavra de ordem contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 37 que, se aprovada, reduziria o poder de investigação do MP.
Naquele contexto, tanto setores de direita quanto de esquerda apoiaram a derrubada da PEC 37. Ninguém na esquerda socialista imaginava àquela altura o significado e a dimensão desta bandeira contra a PEC 37.
No entanto, na mesma época, opiniões minoritárias do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ainda que contrárias à PEC 37, criticaram a ação do próprio MP. O conselheiro Luís Moreira Gomes Júnior entende que a independência funcional do Ministério Público, garantida na Constituição Federal de 1988, precisa de ajustes. Segundo ele, a votação da PEC 37 foi a oportunidade para o MP fazer uma autocrítica e promover sua própria regulamentação. Ele criticou o que vê como uma visão maniqueísta: os políticos são tidos como corruptos, e os procuradores e promotores, como honestos3.
Em sua declaração, o conselheiro do CNMP, ainda que deixasse nítida sua posição contrária à PEC 37, demonstrava de maneira explícita a defesa da regulamentação das ações do MP. Mas, ato seguido à derrubada da PEC 37, não veio nenhuma regulamentação das ações do desta instituição, muito pelo contrário.
1 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 – TÍTULO IV – DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) – CAPÍTULO IV – DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) – Seção I – DO MINISTÉRIO PÚBLICO – Art. 127. Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.
2 Fonte: https://jus.com.br/artigos/50238/o-ministerio- publico-na- constituicao-de- 1988
3 Fonte: http://oglobo.globo.com/brasil/reacao-do- ministerio-publico- pec-37- criticada-por- conselheiros-do- proprio-mp-8200712
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo