Liberdade para Ahed Tamimi
Publicado em: 26 de dezembro de 2017
Ahed Tamimi foi presa durante a noite, na região de Nabi Saleh, na Cisjordânia, por militares israelitas que atiravam sobre o seu primo Mohammed de 14 anos. Ahed, assim como as crianças palestinianas presas, corre sérios riscos de sofrer maiores humilhações e brutalidade, enquanto não for libertada. Desde os 7 anos que Ahed luta pela liberdade (ver vídeo abaixo) e protagonizou um vídeo, que se tornou viral, onde se vê a sua resistência e tentativa de esbofetear um militar israelita.
Nesta petição, que já recolheu até este momento mais de 151 mil assinaturas, exige-se que “Ahed e todas as crianças palestinianas sejam libertadas das prisões israelitas agora”. No texto, aponta-se também que “a comunidade internacional deve pôr fim aos maus tratos e à detenção de crianças palestinianas”, manifesta-se a solidariedade com Ahed e com todas as crianças que estão nas prisões israelitas e declara-se: “Não desistiremos até que vocês sejam livres. Vocês não estão sós”.

Entretanto, a mãe de Ahed, Nariman Tamimi e a sua prima Nour também foram presas e um tribunal militar israelita decidiu(link is external) mantê-las na cadeia até ao dia 25 de dezembro. A família Tamimi é conhecida pelo seu ativismo e vive em Nabi Saleh, uma pequena povoação a noroeste de Ramala, onde todas as sexta-feiras ocorrem protestos contra a ocupação israelita.
Face aos protestos contra a prisão das Tamimi, o ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, disse que o exército israelita é “o mais humano” e o ministro da Educação de Israel, Naftali Benet, afirmou que a Ahed devia passar “a vida na prisão”.
Estas detenções ocorrem num momento em que aumentam os protestos contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A repressão militar israelita já provocou a morte de 12 palestinianos e, pelo menos, mais de 3.400 feridos. Os protestos multiplicam-se também em todo o mundo.
Desde terça-feira passada, as redes sociais encheram-se de mensagens que apelam à libertação de Ahed e com as hashtags #FreeAhed e #FreeNariman.
Palestinian teenager Ahed Tamimi, famous for standing up to Israeli soldiers, has been arrested. pic.twitter.com/uw5VNpzzal
— Middle East Eye (@MiddleEastEye) December 20, 2017
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo