F5: Festival de Cultura agita Contagem, MG


Publicado em: 13 de dezembro de 2018

Cultura

Coletivo Cultura em Luta, Contagem, MG

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Cultura

Coletivo Cultura em Luta, Contagem, MG

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

O ano de 2018 foi atípico e difícil por tudo que nós brasileiros vivenciamos. Entretanto, o ano não poderia acabar sem a realização do F5, o maior Festival de Cultura Independente de Contagem.

A primeira edição do Festival foi realizada em 2011, com exposições, performances, shows, teatro e intervenções, tudo a partir das articulações entre artistas e produtores da cidade.

De construção colaborativa e horizontal, o festival é um potencializador da cena artística e cultural de Contagem. Tanto que o evento já faz parte do calendário da cidade das abóboras, sendo realizado todos os anos.

Pela falta de apoio cultural, sobretudo com a extinção da Fundac (Fundação de Cultura de Contagem) pelo atual Prefeito Alex de Freitas (PSDB), o evento traz como lema a Re-Existência, se tornando uma iniciativa de luta para movimentar a cidade, uma das poucas vozes da periferia e Região Metropolitana da capital.

Um dos principais desafios é garantir à população o direito à cidade, que sofre com a falta de mobilidade urbana e de preservação do espaço público.

Segundo os organizadores, “o festival surgiu da necessidade de se discutir as políticas públicas para a cultura no município, além de valorizar a arte produzida pelo povo contagense. Seu nome é uma referência à tecla F5, que tem a função de atualização no computador, e também uma alusão ao Centro Industrial de Contagem (CINCO)”.

Nesta edição, buscou-se o formato de elo, entre os coletivos e grupos que atuam na cidade, apresentando uma programação diversificada e gratuita. Durante todo o mês de dezembro a população terá acesso à shows, teatro, Duelo de Mc’s, feiras, artes-visuais, literatura, cinema e muito mais.

Faça parte, ajude a movimentar a cidade com Cultura pela Re-Existência!

Para saber mais sobre o F5 e acompanhar a programação, fique ligado na página. 

Foto: Divulgação, edição 2017.


Compartilhe:

Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição