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MUNDO

A Quarta Internacional tem 80 anos!

Por Michael Lowy

No dia 26 de outubro, o Instituto Internacional de Pesquisa e Educação em Amsterdã e a Quarta Internacional organizaram uma reunião pública no IIRE em Amsterdã, comemorando o octogésimo aniversário da fundação da Quarta Internacional.

Michael Löwy foi o palestrante. Nós reproduzimos aqui uma versão editada de sua contribuição. A gravação de áudio está disponível aqui.

Nascimento da Oposição de Esquerda Internacional
A oposição de esquerda russa tinha simpatizantes em diferentes países, mas foi a partir de 1929, quando Trotski, do exílio na Turquia, enviou uma carta aos membros da Oposição, que se organizou uma rede internacional. A primeira conferência internacional de bolcheviques leninistas (o termo escolhido para designar este movimento) foi realizada em Paris, em abril de 1930, e estabeleceu um pequeno secretariado internacional (Kurt Landau – assassinados pelos stalinistas na Espanha em 1937, Alfred Rosmer, Léon Sedov). Outra conferência foi realizada em Copenhague em 1932, com a presença de Trotski, e outra em fevereiro de 1933, que aprovou uma resolução de 11 pontos, baseada no legado dos quatro primeiros congressos da Internacional Comunista(III internacional). Até então, a orientação da oposição tinha sido a de uma regeneração da Internacional Comunista. Foi após a vitória de Hitler, sem resistência por parte do PC alemão, que recusou, durante estes anos decisivos, qualquer política de frente única antifascista, que a decisão foi tomada, em um Plenário internacional no verão de 1933, para tomar o caminho para a ruptura, construindo uma nova Internacional. Em agosto de 1933, uma conferência internacional de oposição ao stalinismo reuniu-se em Paris, elaborando um documento conhecido como “Declaração dos Quatro”: a Liga Comunista Internacionalista (Ligada a Trotski), o SAP (Partido dos Trabalhadores Socialistas Alemães) e duas organizações holandesas, que em breve se uniriam sob o nome de RSAP (Partido dos Trabalhadores Socialistas Revolucionários), liderado por Henk Sneevliet (morto pelos nazistas durante a guerra). Infelizmente, essa iniciativa não teve seguimento e, quando a primeira conferência da Quarta Internacional se reuniu em Genebra, em julho de 1936, apenas trotskistas participaram. No entanto, esta conferência considerou que as condições ainda não estavam em vigor para proclamar a nova Internacional.

Fundação da Quarta Internacional
Foi, portanto, em setembro de 1938, na casa de Alfred Rosmer em Périgny, nos subúrbios de Paris, que a Quarta Internacional foi fundada. Em circunstâncias trágicas: Rudolf Klement e Leon Sedov, encarregados de preparar o Congresso, tinham acabado de ser assassinados pela GPU. E entre os participantes da reunião clandestina, um russo, Mark Zborowski, chamado “Etiennne”, era um agente disfarçado da GPU ….

Deve ser dito que Trotsky não abandonou a ideia de uma Internacional mais ampla. Em uma carta da época a Marceau Pivert, ele escreveu: “Os bolcheviques-leninistas se consideram uma fração da Internacional que está sendo construída. Eles estão prontos para trabalhar lado a lado com as outras facções verdadeiramente revolucionárias. ”[1] O PSOP e o POUM queriam enviar observadores, mas por motivos de clandestinidade isso não foi feito.

Os participantes do congresso vêm de onze países, mas havia organizações afiliadas em 28 países. Entre os presentes neste Congresso haviam franceses (Pierre Naville, Yvan Craipeau), norte-americanos (Max Schachtmann, James P. Cannon), belgas (Leon Lesoil), brasileiros (Mario Pedrosa), gregos (Michel Raptis, chamado de “Pablo” ) …

O Congresso de fundação aprovou um documento essencial, que ainda hoje é uma referência para o marxismo revolucionário: o Programa de Transição.

O programa de transição

Em preparação para o congresso de fundação, Leon Trotski escreveu um documento essencial: “A agonia mortal do capitalismo e as tarefas da Quarta Internacional”, conhecido como o “Programa de Transição”. Como qualquer texto político, tem limitações que correspondem a um momento histórico específico. O mais óbvio é aquele que aparece no próprio título do documento: a convicção de que o capitalismo está “morrendo”, que as forças produtivas pararam de crescer, que a burguesia está desorientada e que não há saída para a crise econômica. No entanto, Trotski não cai na armadilha do “fatalismo otimista”: ele está plenamente consciente de que o capitalismo nunca morrerá como uma morte natural. O futuro não é decidido, nem determinado pelas “condições objetivas”: se o socialismo não triunfar, a humanidade experimentará uma nova e terrível guerra, uma catástrofe que ameaça a própria civilização humana – palavras proféticas … O marxismo de Trotski atribui um papel decisivo o “fator subjetivo”, à consciência e ação do sujeito histórico: “tudo depende do proletariado”.

O que é importante, mesmo brilhante, sobre o documento é um certo método de intervenção política, o que poderia ser chamado de método de transição. Este método, inspirado na experiência da Revolução de Outubro e na luta social nos anos 1920 e 1930, tem como ponto de partida a filosofia da práxis de Marx, isto é, a compreensão de que a consciência social dos explorados, sua autotransformação, sua capacidade de se tornar sujeitos históricos, resulta, acima de tudo, de sua própria prática, sua própria experiência da luta e conflito social.

Rompendo com a antiga tradição social-democrata de separar um “programa mínimo” reformista de um “programa máximo” socialmente abstracto, Trotski propôs exigências “transitórias” que, partindo do nível real de consciência dos trabalhadores, das suas exigências concretas e imediatas, levar a um confronto com a lógica do capitalismo, a um conflito com os interesses da grande burguesia. Por exemplo: a abolição do “sigilo comercial” – ou “sigilo bancário” – e o controle dos trabalhadores das fábricas, ou a escala móvel dos salários e jornadas de trabalho, como resposta ao desemprego, bem como a expropriação de grandes bancos e da nacionalização do crédito. Mais uma vez, mais do que qualquer outra afirmação, o fator decisivo nesse documento foi a abordagem dialética, a “transição” do imediato para o desafio do sistema.

O que inspirou o “Programa de Transição” de 1938 foi, apesar das terríveis derrotas e crises do movimento operário da década de 1930, uma aposta racional na possibilidade de uma saída revolucionária dos impasses do capitalismo, a capacidade dos trabalhadores de se tornarem conscientes, sua experiência prática de luta, de seus interesses fundamentais; em suma, uma aposta na vocação das classes exploradas e oprimidas para salvar a humanidade da catástrofe e da barbárie. Este desafio não perdeu nada da sua relevância no início do século XXI.

Um imperativo moral e político

Em muitos aspectos, pode-se dizer que a fundação da IV internacional em 1938 foi irracional: enquanto a Terceira Internacional foi fundada em 1919, após uma revolução vitoriosa, em meio à ascensão da onda revolucionária na Europa, com a participação de organizações reunindo dezenas ou centenas de milhares de membros, a Quarta Internacional foi fundada em meio à derrota do movimento operário, quando a Europa estava próxima do momento que Victor Serge caracterizaria como “meia-noite no século”; com representantes de organizações muito pequenas (exceto nos Estados Unidos e talvez na Grécia); uma pequena reunião clandestina, na ausência do seu principal líder, exilado no México; sem o apoio dos principais partidos próximos da oposição de esquerda, como o POUM, o PSOP francês, o SAP alemão ou o RSAP holandês. Em suma, um punhado de pessoas irredutíveis isoladas que afirmam fundar o “Partido Mundial da Revolução Socialista”. Daniel Bensaïd recorda os argumentos dos delegados poloneses (Hersch Mendel) no Congresso Fundador: Marx, Engels e Lênin abstiveram-se de fundar a Primeira, Segunda ou Terceira Internacional em períodos de refluxo. [2]

E ainda: a ruptura com o stalinizado Komintern foi um imperativo político e moral inevitável; salvou o legado da revolução russa e do comunismo do stalinismo! A fundação da Quarta Internacional tornou possível, através de uma rede internacional ativa, criar, por 80 anos, uma esquerda revolucionária independente, enquanto as grandes organizações não-stalinistas – o SAP alemão, o RASP holandês, o POUM espanhol, o PSOP francês, o inglês ILP, etc. – que não quis se juntar à nova Internacional, desapareceram há muito tempo. Também tornou possível, graças à contribuição de camaradas como Ernest Mandel ou Daniel Bensaïd – mas também congressos mundiais, que trabalharam sobre feminismo, ecologia, a causa LGBTI – para renovar a teoria, a estratégia e o programa do marxismo revolucionário.

Certamente, continuamos sendo um movimento muito pequeno, longe das ambições dos fundadores; mas um movimento que hoje tem, em vários países – sozinho ou em união com outros movimentos anticapitalistas como Portugal e Espanha – mais influência que os herdeiros da Terceira Internacional Estalinista.

Se nossa Internacional continua viva, devemos não apenas aos grandes pensadores que enriqueceram nosso pensamento e inspiraram nossa prática, mas também e sobretudo aos ativistas anônimos. Em uma comovente homenagem a Roberto Mackenzie, ativista negro de nossa organização na Colômbia assassinado por paramilitares, Daniel Bensaïd insistiu nesse fato: a história revolucionária é feita por esses lutadores desconhecidos e anônimos, que dedicam suas vidas à causa da emancipação dos explorados e oprimidos.

Notas:

[1] Daniel Bensaïd, “Who are the Trotskyists?” in Strategies of Resistance, Resistance Books, London, 2009.

[2] Daniel Bensaïd, “Who are the Trotskyists?” in Strategies of Resistance, Resistance Books, London, 2009.

Michael Löwy, ativista da Quarta Internacional, é um ecossocialista, sociólogo e filósofo. Nascido em 1938 em São Paulo (Brasil), vive em Paris desde 1969. Diretor de Pesquisa (emérito) do CNRS e professor da École des hautes études en sciences sociales, é autor de inúmeros livros publicados em 29 línguas, incluindo o marxismo de Che Guevara, teologia do marxismo e da libertação, pátria ou mãe terra? e A Guerra dos Deuses: Religião e Política na América Latina. Ele é co-autor (com Joel Kovel) do Manifesto Ecosocialista Internacional. Ele também foi um dos organizadores do primeiro Encontro Ecossocialista Internacional, em Paris, em 2007.