Petroleiros substituídos por fura-greves desembarcam sob aplausos no aeroporto de Manaus

Direção da Petrobrás substituiu grevistas na base de Urucu, na floresta Amazônica


Publicado em: 17 de fevereiro de 2020

Movimento

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Gleice de Oliveira, de Manaus (AM)

Movimento

Esquerda Online

Gleice de Oliveira, de Manaus (AM)

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

A direção da Petrobrás retirou petroleiros grevistas da Base de Urucu, no Amazonas, para dificultar e impedir a greve nacional dos petroleiros, que é justa, está forte e crescendo a cada dia. No domingo (16), um grupo de cerca de 40 petroleiros grevistas desembarcou no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, cantando palavras de ordem – “Não estamos à venda” – sob aplausos de outros petroleiros e de passageiros e funcionários do aeroporto. O vídeo mostra o ânimo dos petroleiros.

A ação de retirar os profissionais petroleiros e substituí-los por pessoal tecnicamente despreparado coloca em risco a segurança do processo de produção. A direção assumiu o risco, retirou os trabalhadores e será responsabilizada por quaisquer danos ou acidentes que porventura venham a ocorrer.

A contratação de trabalhadores temporários para substituir os grevistas foi permitida pelo TST, na semana passada, na mesma decisão autoritária que multa os sindicatos e ataca o direito de greve, exigindo a permanência de 90% do efetivo.

Foto FNP

SOLIDARIEDADE DE CLASSE

Neste momento, é fundamental a solidariedade de classe e esta é a nossa palavra de ordem no momento desta greve poderosa. Todos/os companheiros/as, camaradas, amigos e ativistas devem colaborar divulgando essa luta que, para além de se contrapor à política de produção e de preços estabelecida pelo governo com o objetivo de enriquecer ainda mais os acionistas e seguir retalhando e privatizando a Petrobrás que é um dos maiores patrimônios da população brasileira, também diz respeito à penalizar e destruir a agricultura familiar, que efetivamente alimenta o povo brasileiro.

A consequência imediata desse tipo de ação governamental é a brutal elevação dos preços dos alimentos que resultará no aumento da fome, da desnutrição e da miséria de grande parcela do povo brasileiro. Portanto, é de fundamental importância o estado ter o controle absoluto da produção e refino de petróleo e gás natural e também das fábricas de fertilizantes nitrogenados, pois segurança alimentar é também segurança nacional.

 

BASE DE URUCU

A Província Petrolífera de Urucu está próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, a 650 km da capital Manaus. Segundo a Petrobras, trata-se da maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do Brasil e produz, diariamente, em média, 40 mil barris de óleo de ótima qualidade, incluindo 1.200 toneladas de GLP (gás de cozinha). A base de Urucu conta com uma rede de oleodutos de 663 km, ligando até Manaus. O gasoduto tem capacidade de transportar até 5,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, desde Urucu até a capital do Amazonas.

 


Compartilhe:

Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição