Saúde, educação, transporte público e defesa da infância e das mulheres: proposições aprovadas na Câmara destacam atuação da vereadora professora Sonia Meire
Publicado em: 7 de dezembro de 2023
Movimento
Gabineta Popular da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), de Aracaju (SE)
Esquerda Online
Esse post foi criado pelo Esquerda Online.
Movimento
Gabineta Popular da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), de Aracaju (SE)
Esquerda Online
Esse post foi criado pelo Esquerda Online.
Desde que assumiu seu mandato, em fevereiro deste ano, a professora vereadora Sonia Meire (PSOL) tem se destacado por seus discursos aguerridos na defesa de suas principais bandeiras: saúde, educação, transporte público e defesa da infância e das mulheres. Mas, além das palavras, é a prática cotidiana que reveste a Gabineta Popular de coerência, luta e de conquistas necessárias ao povo aracajuano.
Nesta terça, 15, a vereadora do PSOL em Aracaju teve 12 de suas proposições aprovadas na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a maior parte delas por unanimidade. Entre requerimentos, moções e projetos de lei, as proposições versam sobre saúde, educação e defesa da infância e das mulheres.
Voir cette publication sur Instagram
Educação
Defensora histórica da educação antirracista, a vereadora professora Sonia Meire é a autora do PL nº 155/2023, que determina e estabelece as diretrizes para a criação de um Programa Municipal de Implementação da Educação para a Igualdade Racial nas escolas da rede municipal de Aracaju. Para a vereadora, o PL é fundamental para garantir a implementação da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
“São 20 anos de aprovação da Lei, mas até hoje pouco se avançou na implementação da educação para a igualdade racial nas escolas. Faltam investimentos na formação continuada de professoras/es; na produção de material didático e no desenvolvimento curricular, com destaque para as questões raciais. Esse PL traz como exigência a criação real de um programa que só se concretizará como política pública. Por isso, estamos propondo alterações no orçamento da educação para atender às demandas do programa”. destaca a vereadora.
Cultura e liberdade religiosa
Em primeira votação, foram aprovados os Projetos de Lei nº 135 e 136/2023, que, respectivamente, inclui a “Caminhada para Oxalá” no Calendário Religioso e Cultural do município de Aracaju e a reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Aracaju.
Já em 2ª votação, também foi aprovado o PL nº 126/2023, que reconhece a utilidade pública do bloco Descidão dos Quilombolas. Além disso, a vereadora do PSOL também teve o Projeto de Decreto Legislativo nº 63/2023 aprovado, que concede o título de cidadania aracajuana ao cantor Zeca Baleiro.
Defesa da infância e das mulheres
Uma das aprovações históricas foi o PL nº 43/2023, que cria o Dossiê da Mulher Aracajuana. Um marco para o levantamento de dados e informações essenciais à elaboração e ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, especificamente em Aracaju.
“O Dossiê da mulher aracajuana é fundamental para que nós possamos ter dados sistematizados para planejar ações e garantir recursos no orçamento da prefeitura municipal, para de fato criar políticas de proteção às mulheres. Não podemos continuar só trazendo dados de violências contra as mulheres, como o feminicídio. É urgente termos ações efetivas, antes que essas violências continuem acontecendo e que cheguem inclusive a ceifar a vida delas”, explica a vereadora do PSOL.
Além disso, graças ao PL nº 291/2023, o mês de agosto deverá ser celebrado em Aracaju como o mês da primeira infância. O projeto foi aprovado em 1ª votação, segue para a 2ª votação e, posteriormente, para a Redação Final.
Além dos PLs já mencionados, também foi aprovado em 1ª votação o PL nº 278/2023, que reconhece a utilidade pública da Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bomfim (ACMLSB).
Requerimentos
Por meio do requerimento nº 697/2023, aprovado também na Sessão Ordinária desta quinta, a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) solicita à gestão municipal informações sobre os valores investidos na política de educação na implementação da educação inclusiva e a fonte de recurso desses investimentos. O montante de recursos e o estudo de impacto financeiro no orçamento da educação básica com os contratos de transporte, contratos de pessoal por área, contratações de empresas de tecnologia, alimentação escolar e outras áreas que prestam serviços à rede de educação nos anos de 2021, 2022 e 2023 também foram solicitados por meio do requerimento nº 698/2023.
> Leia também: Vereadora professora Sonia Meire (PSOL) expõe inconsistências graves no gerenciamento do transporte coletivo em Aracaju
O requerimento nº 699/2023, que solicita as mesmas informações com relação à implementação da educação antissexista, também foi aprovado.
Moções
Entre as Moções de Aplausos, que reconhecem e valorizam as pessoas que se destacam pela sua atuação relevante em alguma área, foi aprovada nesta quinta a Moção de Aplausos nº 205/2023, destinada ao escritor e cordelista Chiquinho do Além Mar, pelo lançamento do livro “Antirracismo: entre a teoria e a prática”, no dia 17 de agosto, no Museu da Gente Sergipana.
Além dela, a Moção de Aplausos nº 126/2023, direcionada à médica sanitarista Priscilla Daisy Batista. Priscilla atua na Secretaria da Saúde do Estado de Sergipe e preside o Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CEPMMIF) de Sergipe e recebe a Moção de Aplausos pelas suas contribuições com o debate na Audiência Pública sobre Direitos Reprodutivos, realizada no dia 22 de maio, no plenário da Câmara.
Top 5 da semana
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
Black Metal e suas ligações com o Nazismo
mundo
Pepe Mujica, uma vida de luta
lgbtqi