Cade reprova compra da Liquigás pela Ultragás

Diretoria da estatal anuncia que vai vender subsidiária na Bolsa de Valores

Por Thales Cahon, de Duque de Caxias (RJ)

Nesta quarta-feira (28) a venda da Liquigás, subsidiária da Petrobras na área de distribuição de gás, foi reprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) . A aquisição da subsidiária daria a Ultragás 45% do mercado brasileiro de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e indo a mais de 60% em alguns estados da federação.

Diante disso, foi noticiado na imprensa que a Petrobras resolveu ofertar na bolsa as ações da Liquigás, em processo parecido ao que ocorreu com a BR Distribuidora no fim do ano passado, onde foram vendidos 28,75% do capital da empresa.

A Liquigas faz parte de uma lista de empresas e participações que a atual direção da Petrobras pretende privatizar. A estratégia de desmonte das estatais fica mais evidente observando que a Liquigas foi posta à venda mesmo sendo uma empresa lucrativa, saudável, em expansão e que vinha crescendo em todos os indicadores econômico-financeiros.

Em março do ano passado petroleiros fizeram um vídeo denunciando este processo de privatização e ressaltando a importância estratégica da empresa. Confira!

https://www.facebook.com/reagepetroleirodc/videos/680240168846209/

 

Após recuar da Reforma da Previdência, Temer executa seu plano de Intervenção militar no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, anunciou a privatização da Eletrobrás entre os 15 pontos prioritários do Governo Temer para a economia.

Há a necessidade da unidade e de uma ampla mobilização da classe trabalhadora brasileira para resistir aos ataques do Governo e defender os direitos, as liberdades democráticas e a vida com dignidade do povo trabalhador.