Pular para o conteúdo
BRASIL

Índios Munduruku ocupam canteiro da Hidrelétrica de São Manoel, no Pará

Por: Will Mota, de Belém, PA

Desde o dia 16 de julho de 2017, cerca de 200 indígenas, representando 138 aldeias da etnia Munduruku, ocupam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de São Manoel, localizada no rio Teles Pires, no município de Jacareacanga, sudoeste do estado do Pará.

Os conflitos entre o governo brasileiro e as populações tradicionais que estão sendo atingidas por empreendimentos hidrelétricos não são uma novidade na Amazônia. Ao contrário, têm se intensificado bastante nos últimos anos com a política de construção de dezenas de hidrelétricas na região, a exemplo do que ocorre com Belo Monte, em Altamira.

O estopim da revolta indígena foi o roubo de urnas funerárias e a violação de dois locais sagrados para os povos Munduruku que estão localizados exatamente onde está sendo construída a Usina.

hae-sm-1-768x380

A ocupação foi definida em maio desse ano em uma reunião das mulheres Munduruku e não há previsão para a desocupação do canteiro até que a pauta de reivindicações dos indígenas seja atendida, o que inclui a proteção dos locais sagrados da cultura Munduruku, a demarcação de terras indígenas e o respeito aos direitos dos povos indígenas.

Veja, abaixo, a carta do povo Munduruku explicando as razões da ocupação:

carta Munduruku

Fotos: Xingu vivo