Por: Lara Lima, do Rio de Janeiro, RJ
Militantes LGBTs do Rio de Janeiro realizaram, nesta quarta-feira (28), a Marcha da Revolta de Stonewall Fora Temer, que saiu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em direção à Cinelândia. Junto a outros movimentos da causa, ocuparam a praça em frente à Câmara Municipal, com a bandeira do arco-íris, e levaram para as ruas reivindicações por direitos sociais e à vida.
As falas dos presentes reivindicaram a importância desse dia internacional de luta, relembrando a Revolta de Stonewall como marco que deu início ao movimento LGBT como conhecemos hoje. Foi ressaltado, principalmente, o protagonismo das travestis, lésbicas e pessoas em situação de rua marginalizadas, que resistiram e ocuparam as ruas de Nova York, em 1969, e hoje continuam lutando pelo direito de existir.
O Brasil é um país que mata uma pessoa LGBT a cada 25 horas, tendo somente no primeiro semestre de 2017 registrado a morte de quase 80 travestis e transsexuais, em sua maioria crimes com alto índice de crueldade e violência. A extrema vulnerabilidade da população LGBT faz com que sejam as mais afetadas com as reformas do governo Temer, com o desemprego e a precarização do trabalho.
O Dia do Orgulho é a data mais importante do calendário de lutas LGBT. O movimento celebrou, ontem, 48 anos da Revolta de Stonewall, com diversas atividades acontecendo ao redor do mundo. No Rio de Janeiro, estão programadas atividades para os próximos dias, incluindo a participação de setores do movimento na greve geral desta sexta-feira (30).
Veja, abaixo, a relação de atividades que ainda vão acontecer e coloque nos comentários as atividades que acontecerão na sua cidade:
3° SEMANA DE AGITAÇÃO LGBTIQ
● 29/06/17 Mostra Stonewall do Orgulho LGBTIQ
• Campo da Escola de Comunicação da UFRJ
(Praia Vermelha)
18h30
• SaraCUokê (CASA NEM)
21h
● 30/06/17 oCUpa Nem com Vigília TranSamanhecer
00h00, na madrugada
● 04/07/17 CUrta na Central
( Território Iventivo )
19h
● 06/07/17 Cine Clube Debate
PARIAH (Filme)
( Ladeira do Faria 88, EPICENTRAL-Morro da Providência)
☆ PALAVRAS DE ORDEM PARA PUXAR O MOVIMENTO☆
• FORA TEMER!!!
• ELEIÇÕES GERAL!!!
• PARA BARRAR AS REFORMAS!!!
• NEM UM DIREITOS A MENOS!!!
Foto: Rithyele Dantas / Mandato do Vereador David Miranda
Comentários