Redação
Um protesto feito por alunos contra o fechamento de salas de aulas na Escola Estadual Romeu de Moraes, na região da Lapa, em São Paulo, foi duramente reprimido pela Polícia Militar nesta terça-feira (20).
Cerca de 80 estudantes do sexto ano do fundamental II e terceiro do ensino médio protestavam pacificamente contra o fechamento das salas de aula quando foram surpreendidos pela ação truculenta da polícia.
De acordo com relatos de estudantes que estavam no local, a manifestação seguia pelas ruas do entorno da escola, quando a policia chegou exigindo que a via fosse desobstruída imediatamente. “Os alunos mal tiveram tempo de conversar e já foram atacados com spray de pimenta”, disse o professor Alexandre Fusco que está acompanhando os estudantes.
“A ação da policia foi absurda e é preciso ser denunciada, acionamos os veículos de imprensa e Boletim de Ocorrência será feito contra esses policiais. São crianças que protestavam pacificamente por seus direitos”, salientou.
O fechamento dessas salas de aula integra o projeto de reestruturação do Ensino Médio que está sendo implementado nas Escolas, o que tem gerado revolta por parte dos professores e estudantes. Salas de aulas estão sendo fechadas no meio do ano letivo e alunos remanejados.
Lutar é um direito, lutar não é crime. Todo apoio à luta dos estudantes contra o desmonte das escolas. Punição aos policiais envolvidos.
Comentários