Por: Niara Aureliano*, do Rio de Janeiro, RJ
Publicado originalmente na NOS
A vereadora suplente Karen Santos (PSOL), professora e militante do movimento negro gaúcho, sofreu insultos na tarde desta quarta (19) durante sua posse na Câmara Municipal de Porto Alegre por usar uma camiseta com estampa do ativista americano Malcom X, um dos maiores líderes da luta contra o racismo. Os insultos partiram do vereador Valter Nagelstein (PMDB), que afirmou que Karen estaria usando “trajes inadequados”, referindo-se à estampa.
Após a declaração do vereador, que presidia a sessão, a bancada do PSOL questionou a fala de Nagelstein, considerada desrespeitosa e racista; Nagelstein chegou a cortar o áudio do microfone que a bancada usava para questioná-lo, e também constrangeu a assessoria de imprensa da vereadora.”Hoje na nossa primeira sessão enquanto vereadora de Porto Alegre após o nosso discurso criticando as reformas e reafirmando nosso compromisso com as lutas, ao final do meu discurso o vereador Valter Nagelstein, do PMDB, criticou a minha vestimenta dizendo que não estava de acordo com as normas da casa; vale frisar que não há restrição alguma dentro da convenção da Câmara a vestimentas das mulheres”, contou a vereadora em vídeo logo após o acontecido.
Ela ainda ressaltou que fazia “questão de usar uma camiseta com a estampa do Malcolm X, símbolo da luta contra o racismo e o machismo” em sua posse como vereadora suplente.
Karen foi eleita com 2.642 votos na capital gaúcha com campanha autofinanciada por ativistas e simpatizantes em Porto Alegre.
(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
Comentários