Pular para o conteúdo
MUNDO

Solução de dois Estados como uma confusão: o problema é o sionismo

O problema não é a ausência de um Estado palestino, mas o próprio sionismo.

Por Ramsy Baroud, do portal Jordan times

De que serve um Estado palestino, se o sionismo, como ideologia racista e exclusivista, continua a definir Israel e a impor essa definição aos palestinos?

Essa ideologia exige a pureza racial judaica na Palestina, é claro, às custas dos habitantes nativos da terra. Para conseguir isso, milhões de palestinos tiveram que ser forçados ao exílio, centenas de milhares precisaram ser mortos, feridos ou encarcerados.

Nem dois Estados, nem mesmo um Estado é possível se o sionismo não for totalmente derrotado – não renovado, não “consertado”, mas erradicado.

Nem dois Estados, nem mesmo um Estado é possível se o sionismo não for totalmente derrotado – não renovado, não “consertado”, mas erradicado.

Enquanto palestinos são mortos em um número sem precedentes em Gaza, os políticos ocidentais estão despertando para a necessidade de um Estado palestino.

Mas por que agora? Afinal, foram esses mesmos políticos e seus governos que defenderam ou permaneceram em silêncio enquanto Israel frustrava todas as possibilidades de coexistência pacífica.

Não se trata de um despertar moral, mas de uma confusão, para parecer, pelo menos perante o seu próprio povo, proativo, enquanto Israel está sistematicamente destruindo o povo palestino.

O ex-funcionário da UNRWA, Chris Gunnes, disse sobre a guerra israelense em Gaza que este é “o primeiro genocídio na história da humanidade que é transmitido ao vivo pela televisão”.

O genocídio está se agravando agora que os palestinos começam a morrer de fome, enquanto um número ainda maior morre de doenças e água poluída, além, é claro, daqueles que estão a ser bombardeados ou baleados por Israel.

Para pessoas como David Cameron, ministro de Relações Exteriores britânico, falar do reconhecimento de um Estado palestino como “absolutamente vital” para a “paz a longo prazo” é, no mínimo, desconcertante. Aqueles que lutam para sobreviver diariamente dificilmente estão preocupados com promessas ocidentais ainda mais vazias.

O genocídio em curso em Gaza nos diz que a questão não é meramente política, mas ideológica. E, enquanto os líderes ocidentais falam em “paz de longo prazo”, Israel fortalece seu sistema de violência e apartheid.

“Não pode haver uma situação em que crianças e mulheres se aproximem de nós do muro. Qualquer uma […] deve receber uma bala”, disse o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, em 12 de fevereiro.

Em Gaza, a violência é muito mais doentia. O Euro-Med Monitor, um grupo de direitos humanos, informou em 12 de fevereiro que “grupos de dez a vinte civis israelenses de cada vez foram autorizados a assistir e filmar risonhamente prisioneiros e detidos palestinos em suas roupas íntimas” enquanto eram torturados e abusados por soldados israelenses.

Não pode haver justificativa política racional para nada disso.

Tudo isso – a linguagem do genocídio, o genocídio em si e as ameaças de cometer um genocídio maior, está enraizado, não em uma teoria política racional, mas no sionismo.

O problema continua a se agravar porque nos recusamos a encará-lo de frente. Na verdade, muitos estão fazendo exatamente o oposto. Por exemplo, os governos ocidentais aprovaram, ou estão aprovando, leis que fazem a equivalência entre a crítica ao sionismo e o antissemitismo. Até o Facebook quer proibir o uso do termo “sionista” se for crítico a Israel.

Quando o ministro israelense do Patrimônio, Amichai Eliyahu, ameaçou, em 5 de novembro, lançar uma bomba nuclear sobre Gaza, ele foi condenado por muitos apenas por sua linguagem inadequada, não pelo ato em si. Algumas autoridades israelenses também criticaram Eliyahu, apenas por prejudicar a reputação internacional de Israel.

O ministro israelense, no entanto, não estava falando simplesmente por raiva. Ele quis dizer isso, porque o comportamento de Israel em Gaza, desde então, demonstrou que essa vontade de matar palestinos em massa realmente existe.

Os sionistas estão prontos a fazer qualquer coisa para sobreviver e sua sobrevivência depende totalmente do apagamento do inimigo que é percebido; não o “apagamento” no sentido intelectual, político ou mesmo cultural, mas também a destruição física dos palestinos.

A limpeza étnica da Palestina, conhecida como Nakba, em 1948, foi uma tentativa séria de alcançar esse objetivo. Mas como o “inimigo”, sendo a nação palestina, sobreviveu e continua resistindo e exigindo seus direitos coletivos, a limpeza étnica do povo palestino está agora de volta à agenda política israelense.

A limpeza étnica da Palestina, conhecida como Nakba, em 1948, foi uma tentativa séria de alcançar esse objetivo. Mas como o “inimigo”, sendo a nação palestina, sobreviveu e continua resistindo e exigindo seus direitos coletivos, a limpeza étnica do povo palestino está agora de volta à agenda política israelense.

Esta guerra em curso em Gaza é a tentativa mais séria, até à data, de destruir o povo palestino. É por isso que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu governo querem continuar com a guerra. Por um lado, querem garantir a continuação do massacre, assim como o extermínio dos palestinos e, por outro, têm também plena consciência de que esta é uma oportunidade histórica para terminar um trabalho que os anteriores líderes sionistas não completaram, 75 anos antes.

De fato, Israel vê a guerra em Gaza além dos limites geográficos da pequena Faixa de Gaza. É uma guerra contra os palestinos em todos os lados. Se Israel conseguir subjugar Gaza, voltará imediatamente o seu olhar para a Cisjordânia e, em seguida, para os milhões de palestinos dentro de Israel.

É importante lembrar que, antes da guerra atual, o incitamento israelense contra os palestinos se concentrava principalmente na Cisjordânia, com o objetivo declarado de anexar mais de um terço dessa região ocupada.

Houve também uma grande campanha oficial israelense para restringir os direitos e incitar o ódio contra os árabes palestinos dentro de Israel. Esta campanha está enraizada na história, mas tornou-se muito mais evidente após a Intifada (levante) da Unidade de maio de 2021.

Foi então que Israel percebeu que a “divisão” dos palestinos era em grande parte política e que, como nação, os palestinos continuam fortemente conectados.

É por isso que Ben-Gvir pressionou, mesmo antes de reivindicar seu cargo ministerial em dezembro de 2022, para ter uma Guarda Nacional encarregada de “restaurar a governança onde necessário”.

Se Gaza cair, todos os palestinos do resto da Palestina se tornarão o novo alvo da violência israelense, da limpeza étnica e, se necessário, do genocídio.

Reduzir todas essas questões à de encontrar soluções políticas criativas que apenas venderiam falsas esperanças ao povo palestino não é apenas ignorante, ou desonesto, mas também uma confusão em relação à questão real: a ideologia sionista de Israel.

O sionismo, como todas as ideologias coloniais racistas, opera com uma abordagem de soma zero para sua relação com os nativos da terra colonizada: domínio por meio de limpeza étnica e genocídio.

Para que a “paz de longo prazo” aconteça, o sionismo deve acabar,

Ramzy Baroud é jornalista, escritor e editor do The Palestine Chronicle. É autor de seis livros. Seu último livro, coeditado com Ilan Pappé, é “Nossa Visão para a Libertação: Líderes e Intelectuais Palestinos Engajados Falam”. Seus outros livros incluem “My Father was a Freedom Fighter” e “The Last Earth”. Baroud é pesquisador sênior não residente do Centre for Islam and Global Affairs (CIGA). Seu site é www.ramzybaroud.net

Original em Two-state solution as a distraction: The problem is Zionism