Pular para o conteúdo
MUNDO

Impacto da Guerra Genocida Israelense em Gaza no Oriente Médio

O exército de ocupação israelense continua mais de 100 dias após seu início a travar uma guerra genocida contra a população palestina na Faixa de Gaza. Isso imediatamente se seguiu ao ataque do Hamas em 7 de outubro, que causou a morte de 1.139 pessoas, incluindo 695 civis israelenses, 373 membros das forças de segurança e 71 estrangeiros [1].

Por Joseph Daher. Tradução de Waldo Mermelstein

Os 2,4 milhões de habitantes da Faixa de Gaza vivem sob um constante bombardeio israelense de violência sem precedentes. Até meados de janeiro de 2024, de acordo com as estimativas mais baixas, mais de 24.000 palestinos foram mortos por ataques israelenses. A grande maioria das vítimas são mulheres e crianças. Isso sem esquecer os outros 10 mil desaparecidos sob os escombros, presumivelmente mortos. Mais de 1,9 milhão de palestinos estão deslocados dentro da Faixa de Gaza, o que representa mais de 85% de sua população total. Em muitos aspectos, esta é uma nova Nakba. A Nakba de 1948 resultou em mais de 700.000 palestinos sendo expulsos à força de suas casas, tornando-se refugiados. Esse processo continua até hoje.

A partir de agora, as tensões regionais continuam a intensificar-se sem se transformarem (ainda) numa guerra ampla e violenta, embora as tensões tenham aumentado dramaticamente desde o início de janeiro. Diante da violência do exército de ocupação israelense e apoiado por seus aliados imperialistas ocidentais, o povo da Síria, Iraque, Iêmen e Líbano enfrenta os riscos crescentes de uma conflagração regional mais mortal.

Síria

Desde 7 de outubro, Israel tem atacado repetidamente a Síria com assassinatos direcionados de personalidades significativas. Ao sul de Damasco, mísseis israelenses assassinaram o brigadeiro-general Razi Mousavi, um dos principais comandantes da Força Quds, o ramo de operações estrangeiras e unidade de elite da Guarda Revolucionária (o exército ideológico da República Islâmica do Irã). Os líderes iranianos prometeram uma resposta ao assassinato de 25 de dezembro. Poucos dias depois, em 8 de janeiro, Hassan Akkacha, membro do Hamas responsável por disparar foguetes do Hamas da Síria em direção a Israel, foi morto pelo exército de ocupação israelense que operava em Beit Jinn, uma cidade israelense localizada a sudoeste de Damasco. Entre 12 de outubro e 8 de janeiro, nada menos que 18 ataques israelenses atingiram repetidamente os aeroportos de Damasco e Aleppo. Eles também atingiram posições e instalações do Hezbollah e das forças pró-iranianas na região de Damasco.

Embora o ditador Bashar al-Assad tenha declarado retoricamente solidariedade aos palestinos, o regime sírio parece não possuir interesse nem capacidade para participar diretamente de uma resposta à guerra israelense na Faixa de Gaza. Isso está historicamente alinhado com a política do regime sírio desde 1974 de tentar evitar qualquer confronto significativo e direto com Israel. Além disso, a condenação por parte das autoridades sírias da guerra israelita não conduzirá a qualquer forma de apoio militar ou político ao Hamas. Não haverá fortalecimento das relações entre os dois atores, nem retorno à configuração pré-2011, que foi cortada depois que o movimento palestino expressou seu apoio ao levante sírio.

Embora o regime sírio tenha restaurado os laços com o Hamas no verão de 2022, isso ocorreu por meio da mediação do Hezbollah. As futuras relações entre a Síria e o Hamas serão governadas principalmente por interesses estruturados e ligados ao Irã e ao Hezbollah.

Enquanto isso, houve uma intensificação da violência no norte da Síria. O noroeste da Síria se tornou um foco de conflito marcado por uma onda de bombardeios da Rússia e da Síria. Esta escalada segue-se a um ataque devastador a uma cerimónia de formatura de uma academia militar na cidade de Homs, provocando a morte de pelo menos 89 pessoas. O incidente, envolvendo drones carregados de explosivos, provavelmente originários de áreas vizinhas controladas pelas autoridades turcas ou Hayat Tahrir Sham (HTS), preparou o terreno para uma série de bombardeios intensificados.

O ataque em Homs serviu de pretexto para o regime sírio e seu aliado russo escalarem as ações militares na região e levou a graves consequências humanitárias. Desde o início de outubro, mais de 100 pessoas foram mortas – quase 40% delas crianças – e mais de 400 ficaram feridas. Por causa dos bombardeios e bombardeios das forças armadas de Damasco e Moscou, 120.000 pessoas foram forçadas a fugir de suas casas, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Os militares turcos expandiram suas operações, visando áreas controladas pela Administração Autônoma do Norte e Leste da Síria (AANES). Este movimento estratégico ocorreu na sequência de um ataque suicida em 1º de outubro na entrada do Ministério do Interior em Ancara; Dois policiais ficaram feridos. Um grupo filiado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) reivindicou a autoria. Isso levou a uma ação rápida e decisiva do governo turco. Notavelmente, em 17 de outubro, o Parlamento da Turquia votou para estender seu mandato, permitindo que suas forças armadas lançassem operações transfronteiriças na Síria e no Iraque por mais dois anos.

Numerosos ataques aéreos e ataques com drones desde outubro de 2023 privaram grandes segmentos da população no nordeste de eletricidade, água, aquecimento e serviços relacionados, seja temporariamente ou durante os próximos meses frios de inverno. No final de dezembro, aviões de guerra e drones turcos lançaram uma série de ataques aéreos no nordeste da Síria, visando locais de petróleo e instalações de infraestrutura vitais. Os ataques levaram a quedas de energia em várias cidades e no interior de Jazeera Canton, reduzindo a capacidade de produção de estações elétricas em 50%. Os ataques turcos mataram pelo menos 176 civis e feriram outros 272 em 2023. Em meados de janeiro, a Turquia realizou uma nova série de ataques aéreos contra o nordeste da Síria e o norte do Iraque.

Esta escalada global de bombardeamentos no norte da Síria está intrinsecamente ligada a um esforço para explorar o foco internacional em curso na guerra israelita em Gaza. Os principais atores estatais envolvidos – incluindo Turquia, Rússia e o regime sírio – estão capitalizando estrategicamente a maior atenção global atraída pela guerra israelense. Essa manobra calculada permite que eles operem com um grau percebido de impunidade no teatro nortenho.

Explorando o caos, as bases militares dos EUA na Síria – e no Iraque – tornaram-se alvos do aumento dos ataques com drones e foguetes orquestrados por grupos afiliados ao Irã. O Departamento de Defesa dos EUA anunciou em 10 de janeiro que tropas e bases americanas na Síria e no Iraque foram atacadas 127 vezes desde 17 de outubro. Esses ataques intensificados foram uma resposta direta ao apoio de Washington à ação militar de Israel na Faixa de Gaza. É uma forma de promoverem os seus objectivos políticos e locais. Desde o final de outubro, os ataques aéreos dos EUA têm visado sistematicamente várias instalações utilizadas por milícias pró-iranianas e pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã no leste da Síria.

Iraque

No Iraque, também surgiram tensões entre as forças armadas dos EUA e milícias pró-iranianas. Forças americanas atacaram um quartel-general de segurança iraquiano no coração da capital, Bagdá, em 4 de janeiro. Isso matou dois membros da facção al-Noujouba do grupo de milícias pró-iraniano Hashd al-Chaabi. Entre os milicianos assassinados, o comandante Abou Taqwa foi acusado por Washington de estar ativamente envolvido em ataques contra bases militares dos EUA no Iraque. Como o Hashd al-Shaabi está oficialmente integrado no exército nacional iraquiano, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano condenou veementemente o ataque.

O gabinete do primeiro-ministro Mohammad Chia al-Soudani, por sua vez, descreveu o ataque de 4 de janeiro como uma escalada perigosa. Anunciou a formação de um comitê bilateral responsável por tomar medidas para acabar definitivamente com a presença das forças da coalizão internacional (liderada pelos Estados Unidos).

Esta não é a primeira vez que a classe política dominante iraquiana pede a saída das forças norte-americanas. Após o assassinato em 2020 pelos EUA de Kassem Soleimani, chefe da força iraniana al-Quds da Guarda Revolucionária em Bagdá, o primeiro-ministro interino, Adel Abdel-Mahdi, pediu a Washington que estabelecesse um plano para retirar suas tropas. Esse pedido foi categoricamente rejeitado pelo Departamento de Estado dos EUA.

O Parlamento iraquiano também havia formulado um projeto de lei exigindo a retirada dos EUA, mas a resolução não era vinculante. Oficialmente, os 2.500 soldados americanos no Iraque prestam assistência, aconselhamento e treinamento às forças armadas iraquianas. Sua presença foi a convite do governo iraquiano, que havia solicitado ajuda para combater o chamado grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 2014, mas também fazia parte do acordo estratégico assinado em 2008 entre o ex-primeiro-ministro Nouri al-Maliki –hoje parte do Quadro de Coordenação Xiita pró-Irã– e Washington. O acordo foi então aprovado pelo Parlamento iraquiano. Por sua vez, Washington quer manter sua presença militar tanto no Iraque quanto na Síria.

Iêmen

Da mesma forma, do lado iemenita, as tensões têm aumentado entre o movimento político e armado iemenita dos houthis e as forças armadas dos EUA e seus aliados. Desde 7 de outubro, em solidariedade aos palestinos, os houthis aumentaram os ataques no Mar Vermelho contra navios considerados ligados a Israel. Por exemplo, em 19 de novembro, eles apreenderam um navio mercante, o Galaxy Leader, de propriedade de um empresário israelense, com seus 25 tripulantes. Os houthis declararam em várias ocasiões que só cessariam esses ataques com o fim da guerra israelense contra os palestinos na Faixa de Gaza.

Diante dessa situação, no início de dezembro, Washington criou uma força naval multinacional para proteger os navios mercantes no Mar Vermelho, por onde passa 12% do comércio mundial. O principal objetivo é garantir um dos corredores marítimos mais essenciais para o comércio internacional. No último dia de 2023, dez militantes houthis foram mortos quando os militares dos EUA afirmaram ter afundado três navios em resposta a ataques a um porta-contêineres dinamarquês. Foi o primeiro ataque mortal contra os houthis desde que a força naval multinacional foi criada. Poucos dias depois, os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram uma nova série de ataques aéreos contra os houthis. Além disso, Washington impôs sanções visando os circuitos de financiamento dos houthis, visando várias pessoas e entidades no Iêmen e na Turquia. Entre 18 de novembro e 13 de janeiro, mais de 27 barcos comerciais que viajavam no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Áden foram atacados pelos houthis.

Líbano

Embora o Líbano tenha sido alvo de mísseis israelenses desde o início da guerra israelense em Gaza, os riscos de um confronto maior entre o Hezbollah e Tel Aviv aumentaram após o assassinato israelense de Saleh al-Arouri, a pessoa número dois do bureau político do Hamas e um dos fundadores de sua ala militar, as Brigadas al-Qassam. Isso ocorreu nos subúrbios do sul de Beirute em 2 de janeiro. Dois outros funcionários do Hamas, Samir Fandi e Azzam al-Akraa, bem como outros quatro afiliados ao movimento – mas também à libanesa Jamaa Islamiya (um ramo das Irmandades Muçulmanas no Líbano) – também foram mortos neste ataque.

O líder do Hamas, Arouri, estava baseado no Líbano desde 2018. Preso duas vezes, ele passou uma dúzia de anos em prisões israelenses antes de ser libertado em abril de 2010. Ele foi um dos interlocutores privilegiados de Hassan Nasrallah, secretário-geral do Hezbollah.

O próximo a ser assassinado por um drone israelense no sul do Líbano foi Wissam Tawil, comandante da Força Al-Radwan, uma unidade militar do Hezbollah. Ele foi o mais alto funcionário militar do Hezbollah morto desde 8 de outubro. Em reação, o Hezbollah atacou bases militares no norte de Israel.

Os ataques israelenses causaram a morte de cerca de 160 membros do Hezbollah entre 8 de outubro e meados de janeiro de 2023. Ataques aéreos e com drones do exército de ocupação israelense contra vilarejos no sul do Líbano também levaram ao deslocamento forçado de mais de 76.000 pessoas de suas casas, além de danificar grandes áreas de terras agrícolas.

Por enquanto, os assassinatos de Arouri e do comandante do Hezbollah, Tawil, não alteraram a posição do partido islâmico libanês nem de seu principal patrocinador, o Irã. A relutância em lançar uma resposta militar mais intensa à guerra israelense vem de seu desejo de preservar seus próprios interesses políticos e geopolíticos. O Hezbollah continua a servir como uma “frente de pressão” contra Telavive, como expresso nos discursos de Hassan Nasrallah. Da mesma forma, o Irã não quer que sua joia da coroa, o Hezbollah, seja enfraquecida. O objetivo geopolítico do Irã não é libertar os palestinos, mas usar esses grupos como alavanca, particularmente em suas relações com os Estados Unidos. Nesse contexto, o Hezbollah mantém “reações calculadas e proporcionais” contra os ataques israelenses.

A ameaça está na probabilidade de Israel continuar seus assassinatos e ataques a territórios libaneses. Uma parte da classe dominante israelense quer, por meio da guerra israelense em Gaza, forçar o Hezbollah a se retirar a 10 quilômetros da fronteira, ou seja, ao norte do rio Litani. Isso representaria um ganho político e militar para Israel.

A escalada dos ataques israelenses no Líbano está ligada à nova fase militar israelense. A retirada de cinco brigadas, compostas em sua maioria por soldados da reserva, de Gaza no início do ano faz parte da estratégia israelense de “guerra de baixa intensidade”. Os objetivos incluem reforçar o controle sobre a maior parte da Faixa de Gaza, que caiu sob seu domínio, destruir a rede de túneis subterrâneos e erradicar toda a resistência restante. O aumento das ameaças e ataques no Líbano revela a oportunidade perdida pelo Hezbollah de forçar Israel a lutar em duas frentes. Isso é se voltar contra eles.

Conclusão

Enquanto a guerra genocida contra os palestinos presos na Faixa de Gaza continua inabalável. Líderes do governo israelense anunciaram que a guerra continuará “até” 2024. A impunidade israelense é uma ameaça permanente para as classes trabalhadoras regionais e continua a aumentar os perigos de uma guerra regional. Da mesma forma, os imperialismos ocidentais liderados pelos EUA só estão aprofundando a miséria das classes populares locais por meio do apoio a Israel, estados autoritários regionais e bombardeios contínuos.

Nessa situação, o que a esquerda e os atores progressistas podem fazer?

É importante reiterar a nossa oposição ao apartheid, ao Estado israelita colonial e racista, continuando a defender o direito dos palestinianos a resistir contra esse regime criminoso. De fato, como qualquer outra população que enfrenta as mesmas ameaças, os palestinos têm esses direitos, inclusive por meios militares. Da mesma forma, os libaneses têm o direito de resistir à agressão militar israelense e à guerra. Isto não deve ser confundido com o apoio às perspectivas e orientações políticas dos vários partidos políticos palestinianos e libaneses, incluindo o Hamas e o Hezbollah. Isso também vale para todos os tipos de ações militares que esses atores possam tomar. Isso é particularmente verdadeiro para ações que levam à morte indiscriminada de civis.

A principal tarefa da esquerda continua a ser desenvolver uma estratégia baseada numa solidariedade regional a partir de baixo. Isso significa opor-se aos Estados ocidentais e a Israel, de um lado, ao mesmo tempo em que se opõe aos Estados autoritários regionais (seja Irã, Arábia Saudita, Turquia, Catar, Emirados Árabes Unidos, etc.) e às forças políticas a eles ligadas. Baseada na luta de classes de baixo, essa estratégia é a única maneira de conquistar a libertação desses regimes e de seus apoiadores imperialistas (sejam os Estados Unidos, a China ou a Rússia). Por meio dessa luta, palestinos, libaneses e de outros países também devem abraçar as demandas de todos aqueles que sofrem opressão nacional – como os curdos e outros que sofrem formas de opressão étnica, sectária e social.

Joseph Daher é um intelectual marxista suíço-sírio, fundador da Aliança dos Socialistas do Oriente Médio e do Norte da África, além de ser fundador do blog Syria Freedom Forever. É autor de Hezbollah: A Economia Política do Partido de Deus do Líbano
[1] Deve-se notar que civis israelenses em 7 de outubro de 2023 também foram mortos pelas forças de ocupação israelenses, inclusive disparando projéteis de tanques contra casas onde israelenses foram detidos.
Original em Impact of Israeli Genocidal War in Gaza on the Middle East