Pular para o conteúdo
MUNDO

A máquina de destruição sionista ameaça o Líbano depois de Gaza

Por Gilbert Achcar, com tradução de Waldo Mermelstein
Shutterstock

Neste artigo, Gilberto Achcar analisa a situação atual na guerra de Israel em Gaza, prevendo que Israel planeja mudar[ sua campanha] para  uma campanha de “baixa intensidade”, enquanto se prepara para um possível futuro ataque maciço ao Líbano.

Nota da edição do EOL: O artigo foi escrito antes do ataque israelense em Beirute que assassinou Saleh al-Arouri, um alto dirigente do Hamas na região da cidade controlada pelo Hezbolah. O prestígio desse dirigente pode ser avaliado pela greve geral realizada hoje em Ramalah. Além desse ataque, em um terrível atentado realizado na cidade de Kerman no Irã, cerca de cem pessoas que participavam da homenagem a Qassem Suleimani, comandante da Guarda Revolucionária do Irã, assassinado por Israel há exatamente quatro anos. O Irã acusa Israel de ter realizado esse ataque. 

Há duas semanas, estimamos, à luz das evidências disponíveis na época, que as forças de ocupação de Israel interromperiam sua intensa campanha de bombardeios pesados no início deste novo ano e mudariam [a campanha militar] para uma “guerra de baixa intensidade”, cujo objetivo seria o de aumentar o controle sobre a maior parte do território da Faixa de Gaza sob seu domínio.  erradicar toda a resistência remanescente dentro dele e destruir a rede de túneis que permanecem sob seu solo (ver “Whither Israel’s War on Gaza?“, 20/12/2023). Na segunda-feira, primeiro dia deste novo ano, o porta-voz oficial do exército de ocupação anunciou a retirada de cinco brigadas de Gaza, compostas maioritariamente por soldados da reserva, o que foi interpretado por observadores como um primeiro passo para a mudança para uma “guerra de baixa intensidade”, como prometido pelos governantes de Israel aos seus apoiantes externos, sobretudo os Estados Unidos.

A verdade é que, por razões humanas e econômicas, o Estado sionista não pode continuar por muito tempo travando uma guerra com a mesma intensidade que travou desde o “Dilúvio de Al-Aqsa”. Isso porque Israel é um país relativamente pequeno, com uma população judaica de pouco mais de sete milhões, dos quais um milhão e meio são homens em idade de serviço militar (além de um milhão e meio de mulheres que ainda não estiveram envolvidas na guerra). Não pode continuar a mobilizar cerca de meio milhão de reservistas durante um longo período, pois isso constitui um pesado fardo humano para a sua sociedade e um fardo ainda mais pesado para a sua economia.

Até o final do ano passado, ou seja, em menos de três meses, a guerra custou cerca de 20 bilhões de dólares, segundo disse ao Washington Post um ex-vice-governador do Banco Central israelense, ou seja, um custo que se aproxima de um quarto de bilhão de dólares por dia, o que é enorme para a economia do país. O governo sionista estima que toda a guerra, que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou no sábado passado que duraria pelo menos um ano, custará cerca de 50 bilhões de dólares (ou seja, aproximadamente um décimo do PIB de Israel). O que torna Netanyahu e seus aliados da extrema direita sionista ainda mais determinados a continuar a guerra em menor intensidade ao longo deste novo ano é sua aposta na vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA no próximo outono [no hemisfério norte]. Eles acreditam que Trump lhes daria luz verde para completar a “Segunda Nakba”, tomando permanentemente a Faixa de Gaza e anexando-a. Como dependem de financiamento americano para mitigar o impacto da guerra em sua economia, eles devem reduzir seus custos para que possam continuar durante os próximos meses como pretendem.

Ao mesmo tempo, no entanto, o governo sionista está planejando uma segunda campanha intensiva de bombardeios que começaria assim que a intensidade de seus bombardeios em Gaza seja reduzida. Durante os primeiros dias da nova ofensiva de Israel, o ministro da Defesa sionista, o ex-major-general Yoav Galant, membro do partido Likud e rival de Netanyahu, teria desejado que Israel atacasse o Hezbollah no Líbano em conjunto com sua investida contra o Hamas em Gaza. Gallant é conhecido por ser um defensor da doutrina Dahiya, aplicada pela primeira vez durante a investida de Israel no Líbano em 2006. Esta estratégia militar consiste em responder a quem ameace a segurança de Israel de uma forma tão abrangente e destrutiva que constituiria um poderoso dissuasor. Como chefe do Comando Sul entre 2005 e 2010, Gallant supervisionou a aplicação dessa doutrina no ataque mortal de três semanas em Gaza que começou no final de 2008.

No verão passado, o ministro sionista da “Defesa” ameaçou devolver o Líbano à “Idade da Pedra”. Isso depois de ter inspecionado a área das Fazendas de Shebaa, na fronteira com o Líbano, e ter visto uma tenda montada pelo Hezbollah lá. Ele disse na época: “Eu alerto o Hezbollah e Nasrallah para não cometerem erros. Vocês cometeram erros no passado e pagaram um preço muito alto. Se, Deus me livre, uma escalada ou confronto acontecer aqui, devolveremos o Líbano à Idade da Pedra.” Ele continuou, repetindo: “Eu alerto o Hezbollah e seu líder: não cometam um erro. Não hesitaremos em usar todo o nosso poder e destruir cada metro pertencente ao Hezbollah e ao Líbano, se for preciso.” Ele então acrescentou: “Quando se trata da segurança de Israel, estamos todos unidos”. Estas últimas palavras foram uma resposta à afirmação do líder do Hezbollah de que Israel está enfraquecido devido à sua crise política.

Assim, a probabilidade de uma nova agressão maciça lançada pelo Estado sionista contra o Líbano tornou-se realmente muito alta. O governo israelense está colocando o Hezbollah em um canto ao exigir que retire sua presença militar ao norte do rio Litani, cerca de 10 km ao norte da fronteira com o Líbano, pois ao fazê-lo  faria com que o partido fosse humilhado, enquanto a recusa e a recusa em fazê-lo o tornaria responsável por causar uma nova agressão devastadora contra o Líbano, em particular nas áreas onde o partido está implantado. A intervenção limitada do Hezbollah na sequência do “Dilúvio de Al-Aqsa” saiu assim pela culatra, uma vez que o partido perdeu a oportunidade de forçar Israel a envolver-se numa guerra intensiva em duas frentes, enquanto Israel ameaça hoje lançar um bombardeio intensivo ao Líbano, focando-o depois de completar o seu intenso bombardeamento de Gaza.

Traduzido par inglês pelo Anti Capitalist Resistance do original árabe publicado em Al-Quds al-Arabi em 2 de janeiro de 2024. Este artigo foi escrito antes do assassinato por Israel de um líder sênior do Hamas em Beirute.