Pular para o conteúdo
MUNDO

Opinião: Veja como é a violência em massa em Gaza para um estudioso do genocídio

Por Raz Segal, do portal LATimes. Tradução de W. Mermelstein, do Esquerda Online.
Times of Gaza

Não consigo parar de pensar nas dezenas de crianças israelenses mantidas em cativeiro pelo Hamas e pela Jihad Islâmica em túneis subterrâneos em Gaza, enquanto acima delas o ataque de Israel matou, até agora, quase 4.500 crianças palestinas. Parar a violência e devolver os reféns é urgente para qualquer pessoa que valorize todas as vidas. O que seja muito difícil imaginar como isso acontece diz uma terrível verdade: aqueles com mais poder para efetuar mudanças se recusam a reconhecer a humanidade de todas as pessoas.

Não há dúvida de que os palestinos que participaram do assassinato em massa de mais de 1.200 israelenses e trabalhadores migrantes em 7 de outubro não viam suas vítimas como seres humanos, e que décadas de ocupação militar israelense, cerco, opressão e ataques repetidos motivaram essa desumanização. Também há poucas dúvidas sobre a desumanização dos palestinos na sociedade israelense bem antes de 7 de outubro. Camisas estampadas por unidades do exército israelense retrataram mulheres e crianças palestinas grávidas como alvos militares; Gritos de “morte aos árabes” caracterizaram a Marcha da Bandeira anual dos colonos pela Cidade Velha em Jerusalém; e estudantes de até 13 anos em Israel cantam canções antipalestinas, “esperando que sua aldeia incendeie”.

Agora, a política, a sociedade e a mídia israelenses estão repletas de uma linguagem aniquiladora contra os palestinos em Gaza, desde a linguagem desumanizante da ordem de “cerco total” do ministro da Defesa, Yoav Gallant, onde ele se referiu aos palestinos como “animais humanos”, e jornalistas que pediram para transformar Gaza “em um matadouro”, até faixas em pontes em Tel Aviv que pedem “aniquilar Gaza”. Líderes do Estado israelense, ministros do gabinete de guerra e altos oficiais do Exército – pessoas com autoridade de comando – usaram essa linguagem dezenas de vezes desde 7 de outubro de uma forma que constitui clara “intenção de destruir”, de acordo com a Convenção das Nações Unidas para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.

Em 13 de novembro, o Centro de Direitos Constitucionais entrou com um processo contra o presidente Biden, o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd J. Austin III, por cumplicidade com o genocídio. A ação foi apresentada na Corte Federal de São Francisco em nome de indivíduos e organizações palestinas. O documento pede que os réus parem de “fornecer mais armas, dinheiro e apoio diplomático a Israel sob a alegação de que há um genocídio em curso pelo Estado de Israel contra a população civil de Gaza e as autoridades dos EUA têm o dever legal de prevenir, e não promover, o mais sério dos crime”, segundo o centro.

A entrada do processo na Corte inclui uma declaração de especialistas de três importantes estudiosos do Holocausto e do genocídio: Victoria Sanford, Barry Trachtenberg e John Cox. Sanford escreveu extensivamente sobre genocídio e violência estatal na América Latina, especialmente no caso da Guatemala. Trachtenberg e Cox publicaram amplamente sobre o Holocausto. Eles enfatizam em seu relatório que os “níveis de destruição e assassinatos em pouco mais de um mês, juntamente com a linguagem aniquiladora expressa por líderes do Estado israelense e altos oficiais do exército, apontam não para serem direcionados a militantes individuais do Hamas ou a alvos militares do Hamas, mas para o desencadeamento de violência mortal contra palestinos em Gaza ‘como tais’, na linguagem da Convenção sobre Genocídio da ONU”.

A avaliação dos três principais estudiosos do Holocausto e do genocídio é precisa. Gaza agora se assemelha a cidades ucranianas após bombardeios e invasões russas, mas com níveis de destruição e mortes que superaram em menos de um mês o que vimos na Ucrânia em quase dois anos: dados oficiais da ONU do início de setembro apontam que os ataques russos mataram pouco menos de 10.000 civis desde fevereiro de 2022 e feriram pouco mais de 17.500. Israel já matou mais de 11.000 palestinos, ferindo quase 30.000. É importante que Biden tenha descrito o ataque da Rússia à Ucrânia como “genocídio” em 12 de abril de 2022, comentando que “deixaremos os advogados decidirem, internacionalmente, se se qualifica ou não, mas com certeza me parece assim”. Da mesma forma, a política de “cerco total” de Gallant, juntamente com o deslocamento forçado de mais de 1,5 milhão dos 2,3 milhões de palestinos em Gaza, criou o que certamente parece ser genocídio.

De fato, os palestinos em Gaza estão enfrentando uma “morte lenta” de fome e sede, sobrevivendo com dois pedaços de pão e três litros de água por dia por pessoa – até 97 litros a menos do que a sugestão mínima da Organização Mundial da Saúde. A falta de água potável e a grave superlotação na parte sul de Gaza – para onde centenas de milhares de palestinos da parte norte fugiram – aumentaram significativamente o risco do surto de doenças infecciosas. A falta de combustível e suprimentos médicos, juntamente com os bombardeios israelenses contra hospitais e a operação do exército israelense dentro do Hospital Shifa, transformou hospitais em locais de morte em massa. E o tempo todo, Israel continua bombardeando a parte sul de Gaza. Nenhum lugar em Gaza está a salvo do ataque de Israel, que está, na linguagem do Artigo 2 (c) da Convenção sobre Genocídio da ONU, “infligindo deliberadamente ao grupo condições de vida calculadas para provocar sua destruição física no todo ou em parte”.

Esses horrores que se desenrolam tornam extremamente difícil imaginar futuros possíveis além da violência.

Esses horrores que se desenrolam tornam extremamente difícil imaginar futuros possíveis além da violência. Falei sobre isso no último fim de semana no Kol Tzedek, minha congregação judaica na Filadélfia, da minha perspectiva como estudioso israelense e judeu do Holocausto e dos estudos do genocídio. Observei que a violência em massa de Israel contra os palestinos decorre de uma nova identidade judaica, ligada à criação de Israel em 1948: a supremacia judaica. Também observei que os supremacistas brancos na Europa e nos EUA acham as práticas estatais israelenses de supremacia judaica inspiradoras – mesmo quando odeiam profundamente os judeus na Europa e nos EUA. Enquanto Israel e seus aliados se esforçam para retratar qualquer crítica às políticas israelenses e à violência contra os palestinos como antissemitismo, alguns dos maiores apoiadores de Israel, como o supremacista branco americano Richard Spencer ou o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, são ferozes antissemitas.

Este terrível fato deveria nos direcionar para as raízes da luta histórica contra o antissemitismo antes da criação de Israel em 1948. Era uma luta que visava proteger um grupo impotente de Estados poderosos, não defender um Estado poderoso em seu ataque contra um grupo impotente. Foi uma luta para que um povo vivesse com dignidade em uma sociedade onde a humanidade de todos é reconhecida, não para legitimar um Estado onde líderes, políticos e âncoras de TV clamam abertamente para acabar com lugares e pessoas.

Imaginar futuros possíveis, além da supremacia judaica de Israel, então, é para mim um ato político enraizado em histórias judaicas e identidades judaicas que não estão longe de nós. Apontam para a necessidade urgente de dar voz e experiência palestinas, de humanizar os palestinianos face às tentativas de os demonizar e silenciar, de apelar a um cessar-fogo e ao regresso de todos os reféns detidos em Gaza e dos presos políticos detidos em Israel e de insistir na verdade, na justiça e na igualdade para todos entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo.

Original em Opinion: Here’s what the mass violence in Gaza looks like to a scholar of genocide

Raz Segal é professor associado de estudos sobre o Holocausto e genocídio e professor investido no estudo do genocídio moderno na Universidade de Stockton, em Nova Jersey.