Pular para o conteúdo
MUNDO

Uma fábrica de assassinar em escala massiva: o interior do calculado bombardeio de Gaza

Yuval Abraham, do portal +972 Magazine. Tradução de W. Mermelstein, do Esquerda Online.
Atia Mohammed/Flash90

Fumaça produzida por ataques aéreos israelenses em vários locais da Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023.

A autorização ampliada do exército israelense para bombardear alvos não militares, o afrouxamento das restrições em relação às baixas civis esperadas e o uso de um sistema de inteligência artificial para gerar mais alvos potenciais do que nunca parecem ter contribuído para a natureza destrutiva dos estágios iniciais da atual guerra de Israel na Faixa de Gaza, revela uma investigação do +972 Magazine e da Local Call. Esses fatores, como descrito por atuais e ex-membros da inteligência israelense, provavelmente desempenharam um papel na produção do que foi uma das campanhas militares mais mortais contra os palestinos desde a Nakba de 1948.

A investigação do +972 e da Local Call está baseada em conversas com sete membros atuais e antigos da comunidade de inteligência de Israel – incluindo pessoal de inteligência militar e da força aérea que estavam envolvidos em operações israelenses na Faixa sitiada -, além de testemunhos de palestinos, dados e documentação da Faixa de Gaza e declarações oficiais do porta-voz das IDF (Forças de Defesa de Israel) e outras instituições estatais israelenses.

Em comparação com os ataques israelenses anteriores a Gaza, a guerra atual – que Israel  batizou de “Operação Espadas de Ferro”, e que começou após o ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro – viu o exército expandir significativamente seu bombardeio de alvos que não são de natureza claramente militar. Isso inclui residências privadas, bem como edifícios públicos, infraestrutura e arranha-céus, que fontes dizem que o exército define como “alvos de poder” (“matarot otzem“).

O bombardeio de alvos de poder, de acordo com fontes de inteligência que tiveram experiência em primeira mão de sua aplicação em Gaza no passado, tem como principal objetivo prejudicar a sociedade civil palestina: “criar um choque” que, entre outras coisas, irá reverberar poderosamente e “levará os civis a pressionar o Hamas”, como disse uma fonte.

Várias das fontes, que conversaram com +972 e Local Call sob condição de anonimato, confirmaram que o exército israelense tem arquivos sobre a grande maioria dos alvos potenciais em Gaza – incluindo casas – que estipulam o número de civis que provavelmente serão mortos em um ataque a um alvo específico. Esse número é calculado e conhecido com antecedência pelas unidades de inteligência do Exército, que também sabem pouco antes de realizar um ataque aproximadamente quantos civis certamente serão mortos.

Abed Rahim Khatib/Flash90
Palestinos reagem à devastação causada por um ataque aéreo israelense em Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 11 de novembro de 2023.

Em um caso discutido pelas fontes, o comando militar israelense aprovou conscientemente a morte de centenas de civis palestinos em uma tentativa de assassinar um único comandante militar do Hamas. “Os números aumentaram de dezenas de mortes de civis [permitidas] como danos colaterais como parte de um ataque a um alto funcionário em operações anteriores, para centenas de mortes de civis como danos colaterais”, disse uma fonte.

“Nada acontece por acaso”, disse outra fonte. “Quando uma menina de 3 anos é morta em uma casa em Gaza, é porque alguém no exército decidiu que não era um grande problema ela ser morta – que era um preço que valia a pena pagar para atingir [outro] alvo. Não somos o Hamas. Não são foguetes aleatórios. Tudo é intencional. Sabemos exatamente quanto dano colateral há em cada casa.”

De acordo com a investigação, outra razão para o grande número de alvos, e os extensos danos à vida civil em Gaza, é o uso generalizado de um sistema chamado “Habsora” (“O Evangelho”), que é em grande parte construído sobre inteligência artificial e pode “gerar” alvos quase automaticamente a uma taxa que excede em muito o que era possível anteriormente. Esse sistema de Inteligência Artificial, como descrito por um ex-oficial de inteligência, essencialmente facilita uma “fábrica de assassinatos em massa”.

De acordo com as fontes, o uso crescente de sistemas baseados em IA como o Habsora permite que o exército realize ataques a prédios residenciais onde um único membro do Hamas vive em grande escala, mesmo aqueles que são membros juniores do Hamas. No entanto, testemunhos de palestinos em Gaza sugerem que, desde 7 de outubro, o exército também atacou muitas residências privadas onde não havia nenhum membro conhecido ou aparente do Hamas ou de qualquer outro grupo militante residente. Tais ataques, confirmaram fontes ao +972 e à Local Call, podem matar conscientemente famílias inteiras no processo.

Na maioria dos casos, acrescentaram as fontes, a atividade militar não é conduzida a partir dessas residências visadas. “Lembro-me de pensar que era como se [os militantes palestinos] bombardeassem todas as habitações das nossas famílias quando [os soldados israelenses] voltassem para dormir em casa no fim de semana”, recordou uma fonte, que criticou esta prática.

Abed Rahim Khatib/Flash90
Palestinos nos escombros de um prédio destruído por ataques aéreos israelenses em Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 11 de novembro de 2023.

Outra fonte declarou que um oficial sênior de inteligência disse a seus subordinados depois de 7 de outubro que o objetivo era “o de matar o maior número possível de agentes do Hamas”, para o qual os critérios sobre prejudicar civis palestinos foram significativamente relaxados. Como tal, há “casos em que bombardeamos com base em uma localização a partir de um celular que identifica onde o alvo está, matando civis. Isso geralmente é feito para economizar tempo, em vez de fazer um pouco mais de trabalho para obter uma identificação mais precisa”, disse a fonte.

O resultado dessas políticas é a impressionante perda de vidas humanas em Gaza desde 7 de outubro. Mais de 300 famílias perderam 10 ou mais familiares em bombardeios israelenses nos últimos dois meses – um número 15 vezes maior do que o número daquela que foi anteriormente a guerra mais mortal de Israel em Gaza, em 2014. Até o momento, cerca de 15.000 palestinos foram mortos na guerra, e seguimos contando.

“Tudo isso está acontecendo ao contrário do protocolo usado pelas IDF no passado”, explicou uma fonte. “Há um sentimento de que altos funcionários do Exército estão cientes de seu fracasso em 7 de outubro e estão ocupados com a questão de como fornecer ao público israelense uma imagem [de vitória] que salvará sua reputação.”

‘Uma desculpa para causar destruição’

Israel lançou seu ataque a Gaza após a ofensiva liderada pelo Hamas em 7 de outubro no sul de Israel. Durante esse ataque, sob uma chuva de foguetes, militantes palestinos massacraram mais de 840 civis e mataram 350 soldados e agentes de segurança, sequestraram cerca de 240 pessoas – civis e soldados – para Gaza e cometeram violência sexual generalizada, incluindo estupro, de acordo com um relatório da ONG Médicos pelos Direitos Humanos de Israel.

Desde o primeiro momento após o ataque de 7 de outubro, os tomadores de decisão em Israel declararam abertamente que a resposta seria de uma magnitude completamente diferente das operações militares anteriores em Gaza, com o objetivo declarado de erradicar totalmente o Hamas. “A ênfase está nos danos e não na precisão”, disse o  porta-voz das IDF, Daniel Hagari, em 9 de outubro. O Exército rapidamente traduziu essas declarações em ações.Marc Israel Sellem/PISCINA

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o ministro sem pasta, Benny Gantz, concedem uma entrevista coletiva no Ministério da Defesa, em Tel Aviv, em 11 de novembro de 2023.De acordo com as fontes que conversaram com o +972 e a Local Call, os alvos em Gaza que foram atingidos por aeronaves israelenses podem ser divididos aproximadamente em quatro categorias. O primeiro são os “alvos táticos”, que incluem alvos militares-padrão, como células militantes armadas, armazéns de armas, lançadores de foguetes, lançadores de mísseis antitanque, poços de lançamento, morteiros, quartéis-generais militares, postos de observação e assim por diante.

O segundo são “alvos subterrâneos” – principalmente túneis que o Hamas cavou sob os bairros de Gaza, incluindo sob casas de civis. Ataques aéreos contra esses alvos podem levar ao colapso das casas acima ou perto dos túneis.

O terceiro são os “alvos de energia”, que incluem arranha-céus e torres residenciais no coração das cidades, e edifícios públicos, como universidades, bancos e escritórios governamentais. A ideia por trás de atingir esses alvos, dizem três fontes de inteligência que estiveram envolvidas no planejamento ou condução de ataques a alvos de poder no passado, é que um ataque deliberado à sociedade palestina exercerá “pressão civil” sobre o Hamas.

A última categoria é composta por “casas de família” ou “casas de operários”. O objetivo declarado desses ataques é o de destruir residências privadas para assassinar um único morador suspeito de ser um agente do Hamas ou da Jihad Islâmica. No entanto, na guerra atual, testemunhos palestinos afirmam que algumas das famílias que foram mortas não tinham nenhum agente dessas organizações.

Nos estágios iniciais da guerra atual, o exército israelense parece ter dado atenção especial à terceira e à quarta categorias de alvos. De acordo com declarações em 11 de outubro do porta-voz das IDF, durante os primeiros cinco dias de combate, metade dos alvos bombardeados – 1.329 de um total de 2.687 – foram considerados alvos de poder.

Atia Mohammed/Flash90
Palestinos caminham ao lado dos escombros de prédios destruídos por ataques aéreos israelenses em Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, em 28 de novembro de 2023.

“Pedem-nos para procurar edifícios altos com meio andar que possa ser atribuído ao Hamas”, disse uma fonte que participou de ofensivas israelenses anteriores em Gaza. “Às vezes é o gabinete do porta-voz de um grupo militante, ou um ponto onde os agentes se encontram. Entendi que o andar é uma desculpa que permite ao exército causar muita destruição em Gaza. Foi o que nos disseram.

“Se dissessem ao mundo inteiro que os escritórios [da Jihad Islâmica] no 10º andar não são importantes como alvo, mas que sua existência é uma justificativa para derrubar todo o arranha-céu com o objetivo de pressionar as famílias de civis que vivem nele para pressionar as organizações terroristas, isso seria visto como terrorismo. Então eles não dizem isso”, acrescentou a fonte.

Várias fontes que serviram nas unidades de inteligência das FDI disseram que, pelo menos até a guerra atual, os protocolos do exército permitiam atacar alvos de poder apenas quando os edifícios estivessem sem moradores no momento do ataque. No entanto, testemunhos e vídeos de Gaza sugerem que, desde 7 de outubro, alguns desses alvos foram atacados sem aviso prévio a seus ocupantes, matando famílias inteiras como resultado.

O ataque em larga escala a residências pode ser deduzido de dados públicos e oficiais. De acordo com o Gabinete de Comunicação Social do Governo em Gaza – que tem fornecido números de mortos desde que o Ministério da Saúde de Gaza parou de fazê-lo em 11 de novembro devido ao colapso dos serviços de saúde na Faixa de Gaza –  quando o cessar-fogo temporário entrou em vigor, em 23 de novembro, Israel tinha matado 14.800 palestinos em Gaza, cerca de 6.000 deles eram crianças e 4.000 eram mulheres.  que juntos constituem mais de 67% do total. Os números fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo – ambos sob os auspícios do Governo do Hamas – não divergem significativamente das estimativas israelenses.

O Ministério da Saúde de Gaza, além disso, não especifica quantos dos mortos pertenciam às alas militares do Hamas ou da Jihad Islâmica. O exército israelense estima ter matado entre 1.000 e 3.000 militantes palestinos armados. De acordo com relatos da mídia em Israel, alguns dos militantes mortos estão enterrados sob os escombros ou dentro do sistema de túneis subterrâneos do Hamas e, portanto, não foram contabilizados nas contagens oficiais.

Abed Rahim Khatib/Flash90
Palestinos tentam apagar um incêndio após um ataque aéreo israelense a uma casa no campo de refugiados de Shaboura, na cidade de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, em 17 de novembro de 2023.

Dados da ONU  sobre  o período até 11 de novembro, quando Israel matou 11.078 palestinos em Gaza, afirmam que pelo menos 312 famílias perderam 10 ou mais pessoas no atual ataque israelense – para efeito de comparação, durante a “Operação Borda Protetora”, em 2014, 20 famílias em Gaza perderam 10 ou mais pessoas. Pelo menos 189 famílias perderam entre seis e nove pessoas, segundo dados da ONU, enquanto 549 famílias perderam entre duas e cinco pessoas. Ainda não foram dados detalhes atualizados sobre os números de vítimas publicados desde 11 de novembro.

Os ataques maciços a alvos do poder e residências privadas ocorreram ao mesmo tempo em que o exército israelense, em 13 de outubro, pediu aos 1,1 milhão de moradores do norte da Faixa de Gaza – a maioria deles residindo na Cidade de Gaza – que deixassem suas casas e se mudassem para o sul da Faixa de Gaza. Naquela data, um número recorde de alvos do poder já havia sido bombardeado, e mais de 1.000 palestinos já haviam sido mortos, incluindo centenas de crianças.

No total, segundo a ONU, 1,7 milhão de palestinos, a grande maioria da população da Faixa de Gaza, foram deslocados dentro de Gaza desde 7 de outubro. O Exército alegou que a exigência de evacuar o norte da Faixa tinha como objetivo proteger vidas civis. Os palestinos, no entanto, veem esse deslocamento em massa como parte de uma “nova Nakba” – uma tentativa de limpar etnicamente parte ou todo o território.

‘Derrubaram um arranha-céu por causa disso’

De acordo com o exército israelense, durante os primeiros cinco dias de combate, ele lançou  6.000 bombas na Faixa, com um peso total de cerca de 4.000 toneladas. Os meios de comunicação informaram que o exército havia dizimado bairros inteiros; De acordo com o Centro Al Mezan de Direitos Humanos, com sede em Gaza, esses ataques levaram à “destruição completa de bairros residenciais, à destruição de infraestrutura e ao assassinato em massa de moradores”. 

Como documentado por Al Mezan e inúmeras imagens vindas de Gaza, Israel bombardeou a Universidade Islâmica de Gaza, a Ordem dos Advogados da Palestina, um prédio da ONU para um  programa educacional para estudantes que se destacavam, um prédio pertencente à Companhia de Telecomunicações da Palestina, o Ministério da Economia Nacional, o Ministério da Cultura, estradas e dezenas de arranha-céus e casas – especialmente nos bairros do norte de Gaza.

 

Mohammed Zaanoun/Activestill
As ruínas da mesquita Al-Amin Muhammad que foi destruída em um ataque aéreo israelense em 20 de outubro, campo de refugiados de Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, 31 de outubro de 2023.

No quinto dia de combates, o porta-voz das FDI distribuiu a repórteres militares em Israel  imagens de satélite de “antes e depois” de bombardeios de  bairros da Faixa Norte, como Shuja’iyya e Al-Furqan (apelidado assim por uma mesquita na região) na Cidade de Gaza, que mostraram dezenas de casas e edifícios destruídos. O exército israelense disse que atingiu 182 alvos de poder em Shuja’iyya e 312 alvos de poder em Al-Furqan.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea israelense, Omer Tishler, disse a repórteres de guerra que todos esses ataques tinham um alvo militar legítimo, mas também que bairros inteiros foram atacados “em grande escala e não de maneira cirúrgica”. Observando que metade dos alvos militares até 11 de outubro eram alvos do poder, o porta-voz das IDF disse que “bairros que servem como ninhos de terror para o Hamas” foram atacados e que danos foram causados a “quartéis-generais operacionais”, “bens operacionais” e “instalações utilizadas por organizações terroristas dentro de edifícios residenciais”. Em 12 de outubro, o exército israelense anunciou que havia matado três “membros seniores  do Hamas” – dois dos quais faziam parte da ala política do grupo.

No entanto, apesar dos bombardeios israelenses desenfreados, os danos à infraestrutura militar do Hamas no norte de Gaza durante os primeiros dias da guerra parecem ter sido muito mínimos. De fato, fontes de inteligência disseram ao +972 e à Local Call que alvos militares que faziam parte de alvos de poder já foram usados muitas vezes como disfarce para causar dano à população civil. “O Hamas está em todos os lugares em Gaza; não há nenhum edifício que não tenha algo do Hamas, então se você quiser encontrar uma maneira de transformar um arranha-céu em um alvo, você será capaz de fazê-lo”, disse um ex-funcionário da inteligência.

“Eles nunca atingirão somente um arranha-céu que não tenha algo que possamos definir como um alvo militar”, disse outra fonte de inteligência, que realizou ataques anteriores contra alvos do poder. “Sempre haverá um andar no arranha-céu [associado ao Hamas]. Mas, na maioria das vezes, quando se trata de alvos do poder, é claro que o alvo não tem valor militar que justifique um ataque que derrube todo o prédio vazio no meio de uma cidade, com a ajuda de seis aviões e bombas pesando várias toneladas.”

De fato, de acordo com fontes que estiveram envolvidas na compilação de alvos do poder em guerras anteriores, embora o arquivo alvo geralmente contenha algum tipo de suposta associação com o Hamas ou outros grupos militantes, atingir o alvo funciona principalmente como um “meio que permite danos à sociedade civil”. As fontes entenderam, algumas explicitamente e outras implicitamente, que os danos aos civis são o verdadeiro propósito desses ataques.

Abed Rahim Khatib/Flash90
Palestinos sobreviventes são retirados dos escombros de casas destruídas em um ataque aéreo israelense na cidade de Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 20 de novembro de 2023.

Em maio de 2021, por exemplo, Israel foi duramente criticado por bombardear a Torre Al-Jalaa, que abrigava importantes meios de comunicação internacionais, como Al Jazeera, AP e AFP. O exército alegou que o edifício era um alvo militar do Hamas; Fontes disseram ao +972 à Local Call que ele era, na verdade, um alvo do poder.

“A percepção é que quando arranha-céus são derrubados, porque isso cria uma reação pública na Faixa de Gaza e assusta a população”, disse uma das fontes. “Eles queriam dar aos cidadãos de Gaza a sensação de que o Hamas não está no controle da situação. Às vezes derrubavam prédios e às vezes prédios dos correios e do governo.”

Embora seja inédito para o exército israelense atacar mais de 1.000 alvos do poder em cinco dias, a ideia de causar devastação em massa a áreas civis para fins estratégicos foi formulada em operações militares anteriores em Gaza, aperfeiçoadas pela chamada “Doutrina Dahiya” da Segunda Guerra do Líbano de 2006.

De acordo com a doutrina – desenvolvida pelo ex-chefe de gabinete das FDI Gadi Eizenkot, que agora é membro do Knesset e parte do atual gabinete de guerra – em uma guerra contra grupos guerrilheiros como o Hamas ou o Hezbollah, Israel deve usar força desproporcional e esmagadora enquanto ataca a infraestrutura civil e do governo, a fim de estabelecer dissuasão e forçar a população civil a pressionar os grupos para encerrar seus ataques. O conceito de “alvos do poder” parece ter emanado dessa mesma lógica.

A primeira vez que o exército israelense definiu publicamente alvos do poder em Gaza foi no final da Operação Borda Protetora, em 2014. O exército bombardeou quatro edifícios  durante os últimos quatro dias da guerra – três edifícios residenciais de vários andares na Cidade de Gaza e um arranha-céu em Rafah. O sistema de segurança explicou na época que os ataques tinham como objetivo transmitir aos palestinos de Gaza que “nada mais está imune” e pressionar o Hamas a concordar com um cessar-fogo. “As evidências que coletamos mostram que a destruição maciça [dos edifícios] foi realizada deliberadamente e sem qualquer justificativa militar”, afirmou um relatório da Anistia Internacional no final de 2014.

Atia Mohammed/Flash90
A fumaça sobe depois que um ataque aéreo israelense atinge a torre Al-Jalaa, que abriga apartamentos e vários meios de comunicação, incluindo a Associated Press e a Al Jazeera, na Cidade de Gaza, em 15 de maio de 2021.

Em outra escalada violenta que começou em novembro de 2018, o Exército mais uma vez atacou alvos do poder. Naquela ocasião, Israel bombardeou arranha-céus, centros comerciais e o prédio da emissora de TV Al-Aqsa, afiliada ao Hamas. “Atacar alvos do poder produz um efeito muito significativo do outro lado”, afirmou um oficial da Força Aérea  na época. “Fizemos isso sem matar ninguém e garantimos que o prédio e seus arredores fossem evacuados.”

Operações anteriores também mostraram como atingir esses alvos não visa apenas prejudicar a moral palestina, mas também elevar a moral dentro de Israel. O Haaretz revelou que, durante a Operação Guardião dos Muros, em 2021, a Unidade do Porta-Voz das FDI realizou uma operação psicológica contra cidadãos israelenses a fim de aumentar a conscientização sobre as operações das IDF em Gaza e os danos que causaram aos palestinos. Soldados, que usaram contas falsas nas redes sociais para ocultar a origem da campanha, enviaram imagens e vídeos dos ataques do exército em Gaza no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, a fim de demonstrar a destreza do exército ao público israelense.

Durante o ataque de 2021, Israel atingiu nove alvos que foram definidos como alvos do poder – todos eles arranha-céus. “O objetivo era fazer colapsar os arranha-céus para pressionar o Hamas e para que o público [israelense] visse uma imagem de vitória”, disse uma fonte de segurança ao +972 e à Local Call.

No entanto, continuou a fonte, “isso não funcionou. Como alguém que acompanhou o Hamas, ouvi em primeira mão o quanto eles não se importavam com os civis e os edifícios que foram derrubados. Às vezes, o exército encontrava algo em um arranha-céu que estava relacionado ao Hamas, mas também era possível atingir esse alvo específico com armamento mais preciso. A conclusão é que eles derrubaram um arranha-céu para derrubar um arranha-céu.”

‘Todo mundo estava procurando seus filhos nessas pilhas’

A guerra atual não apenas viu Israel atacar um número sem precedentes de alvos do poder, mas também viu o exército abandonar políticas anteriores que visavam evitar danos aos civis. Enquanto anteriormente o procedimento oficial do exército era que só era possível atacar alvos do poder depois que todos os civis tivessem sido evacuados deles, testemunhos de moradores palestinos em Gaza indicam que, desde 7 de outubro, Israel atacou arranha-céus com seus moradores ainda dentro, ou sem ter tomado medidas significativas para evacuá-los, levando a muitas mortes de civis.

Atia Mohammed/Flash90
Palestinos nos escombros de um prédio destruído após um ataque aéreo israelense no centro da Faixa de Gaza, em 5 de novembro de 2023.

Tais ataques muitas vezes resultam na morte de famílias inteiras, como experimentado em ofensivas anteriores: de acordo com uma investigação da  Associated Press realizada após a guerra de 2014, cerca de 89% dos mortos nos bombardeios aéreos de casas de famílias eram moradores desarmados, e a maioria deles eram crianças e mulheres.

Tishler, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, confirmou uma mudança na política, dizendo a repórteres que a política de “bater no telhado” do Exército – que consistia em fazer um pequeno ataque inicial no telhado de um prédio para avisar os moradores de que estão prestes a ser atingidos – não está mais em uso “onde há um inimigo”. Bater no telhado, disse Tishler, é “um termo que é relevante para combates e não para a guerra”.

As fontes que trabalharam anteriormente em alvos do poder disseram que a estratégia descarada da guerra atual pode ser uma evolução perigosa, explicando que atacar alvos do poder foi originalmente destinado a “chocar” Gaza, mas não necessariamente para matar um grande número de civis. “Os alvos foram projetados com a suposição de que arranha-céus seriam evacuados de pessoas, então quando estávamos trabalhando [na compilação dos alvos], não havia nenhuma preocupação sobre quantos civis seriam feridos; a suposição era que o número seria sempre zero”, disse uma fonte com profundo conhecimento da tática.

“Isso significaria que haveria uma evacuação total [dos edifícios visados], o que leva de duas a três horas, durante a qual os moradores são contactados [por telefone para que evacuem], alertando que mísseis de alerta serão disparados e realizamos uma verificação cruzada com imagens de drones de que as pessoas estão de fato deixando o arranha-céu”, acrescentou a fonte.

No entanto, evidências de Gaza sugerem que alguns arranha-céus – que presumimos terem sido alvos do poder – foram derrubados sem aviso prévio. O +972 e a Local Call localizaram pelo menos dois casos durante a guerra atual em que arranha-céus residenciais inteiros foram bombardeados e desabaram sem aviso, e um caso em que, de acordo com as evidências, um arranha-céu desabou sobre civis que estavam dentro.

Mohammed Zaanoun/Activestills
Devastação é vista na área de Al-Rimal, no coração da Cidade de Gaza, após bombardeio israelense, em 23 de outubro de 2023.

Em 10 de outubro, Israel bombardeou o edifício Babel, em Gaza, de acordo com o testemunho de Bilal Abu Hatzira, que resgatou corpos das ruínas naquela noite. Dez pessoas morreram no ataque ao prédio, incluindo três jornalistas.

Em 25 de outubro, o edifício residencial Al-Taj, de 12 andares, na Cidade de Gaza, foi bombardeado, matando as famílias que viviam dentro dele sem aviso. Cerca de 120 pessoas foram soterradas sob as ruínas de seus apartamentos, segundo depoimentos de moradores. Yousef Amar Sharaf, morador de Al-Taj, escreveu no X que  37 de seus familiares que moravam no prédio tinham sido mortos no ataque: “Meu querido pai e minha mãe, minha amada esposa, meus filhos e a maioria de meus irmãos e suas famílias”. Moradores afirmaram que muitas bombas foram lançadas, danificando e destruindo apartamentos em prédios próximos também.

Seis dias depois, em 31 de outubro, o prédio residencial de oito andares de Al-Mohandseen foi bombardeado sem aviso. Entre 30 e 45 corpos teriam sido recuperados das ruínas no primeiro dia. Um bebê foi encontrado com vida, sem os pais. Jornalistas estimam que mais de 150 pessoas morreram no ataque, enquanto muitas permaneceram soterradas sob os escombros.

O prédio ficava no Campo de Refugiados de Nuseirat, ao sul de Wadi Gaza – na suposta “zona segura” para onde Israel direcionou os palestinos que fugiram de suas casas no norte e centro de Gaza – e, portanto, serviu de abrigo temporário para os deslocados, de acordo com testemunhos.

Yonatan Sindel/Flash90
Um tanque israelense é visto dentro do campo de refugiados de Al-Shati, no norte da Faixa de Gaza, em 16 de novembro de 2023.

De acordo com  uma investigação da Anistia Internacional, em 9 de outubro, Israel bombardeou pelo menos três prédios de vários andares, bem como um  mercado de rua aberto em uma rua lotada no Campo de Refugiados de Jabaliya, matando pelo menos 69 pessoas. “Os corpos foram queimados (…) Eu não queria olhar, tinha medo de olhar para o rosto do Imad”, disse o pai de uma criança que foi morta. “Os corpos estavam espalhados pelo chão. Todos procuravam seus filhos nessas pilhas. Reconheci meu filho apenas pelas calças. Eu queria enterrá-lo imediatamente, então carreguei meu filho e o tirei dali.”

De acordo com a investigação da Anistia Internacional, o Exército disse que o ataque à área do mercado tinha como alvo uma mesquita “onde havia agentes do Hamas”. No entanto, de acordo com a mesma investigação, as imagens de satélite não mostram uma mesquita nas proximidades.

O porta-voz das IDF não abordou as perguntas do +972 e da Local Call sobre ataques específicos, mas afirmou de forma mais geral que “as IDF deram avisos antes dos ataques de várias maneiras e, quando as circunstâncias permitiram, também emitiram avisos individuais por meio de ligações telefônicas para pessoas que estavam nos alvos ou perto deles (houve mais de 25.000 conversas ao vivo durante a guerra,  além de milhões de conversas gravadas, mensagens de texto e panfletos que foram jogado do alto com o objetivo de alertar a população). Em geral, as IDF trabalham para reduzir ao máximo os danos aos civis como parte dos ataques, apesar do desafio de combater uma organização terrorista que usa os cidadãos de Gaza como escudos humanos.”

‘A máquina produziu 100 alvos em um dia’

De acordo com o porta-voz das IDF, em 10 de novembro, durante os primeiros 35 dias de combates, Israel atacou um total de 15.000 alvos em Gaza. Com base em várias fontes, este é um número muito alto em comparação com as quatro grandes operações anteriores na Faixa. Durante [a operação] o Guardião dos Muros em 2021, Israel atacou 1.500 alvos em 11 dias. Na operação de 2014, que durou 51 dias, Israel atingiu entre 5.266 e 6.231 alvos. Durante o Pilar da Defesa em 2012, cerca de 1.500 alvos foram atacados em oito dias. Em 2008, Israel atingiu 3.400 alvos em 22 dias.

Fontes de inteligência que serviram nas operações anteriores também disseram ao +972 e à Local Call que, por 10 dias em 2021 e três semanas em 2014, uma média de ataques de 100 a 200 alvos por dia levou a uma situação em que a Força Aérea israelense não tinha mais alvos de valor militar. Por que, então, depois de quase dois meses, o exército israelense ainda não ficou sem alvos na guerra atual?

A resposta pode estar  em um comunicado do porta-voz  das IDF em 2 de novembro, segundo o qual está usando o sistema de IA Habsora (“O Evangelho”), que o porta-voz diz que “permite o uso de ferramentas automáticas para produzir alvos em um ritmo rápido e funciona melhorando o material de inteligência preciso e de alta qualidade de acordo com as necessidades [operacionais]”. 

Chaim Goldberg/Flash90
Artilharia israelense estacionada perto da cerca de Gaza, sul de Israel, 2 de novembro de 2023.

No comunicado, um alto funcionário da inteligência é citado dizendo que, graças a Habsora, alvos são criados para ataques de precisão “enquanto causam grande dano ao inimigo e dano mínimo a não combatentes. Os agentes do Hamas não estão imunes – não importa onde se escondam.”

De acordo com fontes de inteligência, Habsora gera, entre outras coisas, recomendações automáticas para atacar residências privadas onde vivem pessoas suspeitas de serem agentes do Hamas ou da Jihad Islâmica. Israel então realiza operações de assassinato em grande escala através do bombardeio pesado dessas casas.

Habsora, explicou uma das fontes, processa enormes quantidades de dados que “dezenas de milhares de oficiais de inteligência não poderiam processar” e recomenda bombardear locais em tempo real. Como a maioria dos altos funcionários do Hamas se dirige para túneis subterrâneos com o início de qualquer operação militar, dizem as fontes, o uso de um sistema como o Habsora torna possível localizar e atacar as casas de agentes relativamente jovens.

Um ex-oficial de inteligência explicou que o sistema Habsora permite que o Exército administre uma “fábrica de assassinatos em massa”, na qual a “ênfase é na quantidade e não na qualidade”. Um olhar humano “irá examinar os alvos antes de cada ataque, mas não precisa gastar muito tempo neles”. Como Israel estima que há cerca de 30.000 membros do Hamas em Gaza, e todos eles estão marcados para morrer, o número de alvos potenciais é enorme.

Em 2019, o exército israelense criou um novo centro com o objetivo de usar IA para acelerar a geração de alvos. “A Divisão Administrativa de Alvos é uma unidade que inclui centenas de oficiais e soldados, e é baseada em capacidades de IA”, disse o ex-chefe do Estado-Maior das IDF Aviv Kochavi em uma entrevista em profundidade  com a Ynet1 no início deste ano.

Abed Rahim Khatib/Flash90
Palestinos procuram feridos após um ataque aéreo israelense a uma casa no campo de refugiados de Shaboura, na cidade de Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 17 de novembro de 2023.

“Esta é uma máquina que, com a ajuda da IA, processa muitos dados melhor e mais rápido do que qualquer ser humano, e os traduz em alvos para ataque”, continuou Kochavi. “O resultado foi que na Operação Guardião dos Muros [em 2021], a partir do momento em que essa máquina foi ativada, ela gerou 100 novos alvos todos os dias. Veja, no passado, houve momentos em Gaza em que criávamos 50 metas por ano. E aqui a máquina produziu 100 alvos em um dia.”

“Preparamos as metas automaticamente e trabalhamos de acordo com uma lista de verificação”, disse uma das fontes que trabalhou na nova Divisão Administrativa de Metas ao +972 e à Local Call. “Realmente é como uma fábrica. Trabalhamos rapidamente e não há tempo para nos aprofundarmos no alvo. A perspectiva é que somos julgados de acordo com o número de metas que conseguimos gerar.”

Um alto funcionário das forças armadas encarregado do banco  de alvos disse ao Jerusalem Post no início deste ano que, graças aos sistemas de IA do exército, pela primeira vez os militares podem gerar novos alvos em um ritmo mais rápido do que atacam. Outra fonte disse que o impulso para gerar automaticamente um grande número de alvos é uma realização da Doutrina Dahiya2.

Sistemas automatizados como o Habsora facilitaram muito o trabalho dos oficiais de inteligência israelenses na tomada de decisões durante as operações militares, incluindo o cálculo de possíveis baixas. Cinco fontes diferentes confirmaram que o número de civis que podem ser mortos em ataques a residências particulares é conhecido com antecedência pela inteligência israelense e aparece claramente no arquivo alvo sob a categoria de “danos colaterais”.

De acordo com essas fontes, há graus de danos colaterais, segundo os quais o Exército determina se é possível atacar um alvo dentro de uma residência particular. “Quando a diretriz geral se torna ‘Dano Colateral 5’, isso significa que estamos autorizados a atacar todos os alvos que matarão cinco ou menos civis – podemos agir em todos os alvos que sejam cinco ou menos”, disse uma das fontes.

Emad Nassar/Flash90
Palestinos se reúnem em torno dos restos de uma torre que abriga escritórios que, segundo testemunhas, foi destruída por um ataque aéreo israelense na Cidade de Gaza, em 26 de agosto de 2014.

“No passado, não marcávamos regularmente as casas de membros juniores do Hamas para bombardeios”, disse um oficial de segurança que participou do ataque a alvos durante operações anteriores. “No meu tempo, se a casa sobre a qual eu estava trabalhando fosse marcada como Dano Colateral 5, nem sempre seria aprovada [para ataque].” Essa aprovação, disse ele, só seria recebida se fosse confirmado que um comandante sênior do Hamas morava na casa.

“No meu entender, hoje eles podem marcar todas as casas [de qualquer agente militar do Hamas, independentemente da patente]”, continuou a fonte. “São muitas casas. Membros do Hamas que realmente não importam para nada vivem em casas em Gaza. Então eles marcam a casa e a bombardeiam e matam todo mundo lá.”

Uma política acordada para bombardear casas de famílias

Em 22 de outubro, a Força Aérea israelense bombardeou a casa do jornalista palestino Ahmed Alnaouq na cidade de Deir al-Balah. Ahmed é um grande amigo e colega meu; Há quatro anos, fundamos uma página em hebraico no Facebook chamada “Além do Muro”, com o objetivo de levar vozes palestinas de Gaza ao público israelense.

O ataque de 22 de outubro derrubou blocos de concreto sobre toda a família de Ahmed, matando seu pai, irmãos, irmãs e todos os seus filhos, incluindo bebês. Apenas sua sobrinha de 12 anos, Malak, sobreviveu e permaneceu em estado crítico, com o corpo coberto de queimaduras. Alguns dias depois, Malak morreu.

Vinte e um membros da família de Ahmed foram mortos no total, enterrados sob sua casa. Nenhum deles era militante. O mais novo tinha 2 anos; o mais velho, o pai, tinha 75 anos. Ahmed, que atualmente vive no Reino Unido, agora está sozinho de toda a família.

Mohammed Zaanoun/Activestills
O Hospital Al-Nasser, em Khan Younis, transborda com os corpos de palestinos mortos e feridos durante a noite em ataques aéreos israelenses, na Faixa de Gaza, em 25 de outubro de 2023.

O grupo de WhatsApp da família de Ahmed é intitulado “Melhor Juntos”. A última mensagem que aparece ali foi enviada por ele, pouco depois da meia-noite da noite em que perdeu a família. “Alguém me avise que está tudo bem”, escreveu. Ninguém respondeu. Adormeceu, mas acordou em pânico às 4h da manhã. Encharcado de suor, ele verificou o celular novamente. Silêncio. Em seguida, recebeu uma mensagem de um amigo com a terrível notícia.

O caso de Ahmed é comum em Gaza nos dias de hoje. Em entrevistas à imprensa, os chefes dos hospitais de Gaza têm repetido a mesma descrição: as famílias entram nos hospitais como uma sucessão de cadáveres, uma criança seguida pelo pai seguido pelo avô. Os corpos estão todos cobertos de sujeira e sangue.

De acordo com ex-oficiais da inteligência israelense, em muitos casos em que uma residência particular é bombardeada, o objetivo é o “assassinato de agentes do Hamas ou da Jihad”, e esses alvos são atacados quando o agente entra na casa. Os pesquisadores de inteligência sabem se os familiares ou vizinhos do agente também podem morrer em um ataque e sabem calcular quantos deles podem morrer. Cada uma das fontes disse que se trata de casas particulares, onde, na maioria dos casos, nenhuma atividade militar é realizada.

+972 e Local Call não têm dados sobre o número de agentes militares que foram de fato mortos ou feridos por ataques aéreos a residências privadas na guerra atual, mas há ampla evidência de que, em muitos casos, nenhum era militar ou militante político pertencente ao Hamas ou à Jihad Islâmica.

Em 10 de outubro, a Força Aérea israelense bombardeou um prédio de apartamentos no bairro de Sheikh Radwan, em Gaza, matando 40 pessoas, a maioria mulheres e crianças. Em um dos vídeos chocantes  feitos após o ataque, as pessoas são vistas gritando, segurando o que parece ser um boneco retirado das ruínas da casa e passando-o de mão em mão. Quando a câmera amplia, pode-se ver que não é uma boneca, mas o corpo de um bebê.

Mohammed Zaanoun
Os serviços de resgate palestinos removeram os corpos de membros da família Shaaban, todos os seis mortos em um ataque aéreo israelense no bairro de Sheikh Radwan, oeste de Gaza, em 9 de outubro de 2023.

Um dos moradores disse que 19 membros de sua família foram mortos no ataque. Outro sobrevivente escreveu no Facebook que só encontrou o ombro do filho nos escombros. A Anistia Internacional investigou o ataque e descobriu que um membro do Hamas morava em um dos andares superiores do prédio, mas não estava presente no momento do ataque.

O bombardeio de casas de famílias onde supostamente vivem militantes do Hamas ou da Jihad Islâmica provavelmente se tornou uma política mais planejada das FDI durante a Operação Borda Protetora em 2014. Naquela época, 606 palestinos – cerca  de um quarto das mortes de civis durante os 51 dias de combates – eram membros de famílias cujas casas foram bombardeadas. Um relatório da ONU  definiu-o em 2015 como um potencial crime de guerra e “um novo padrão” de ação que “levou à morte de famílias inteiras”.

Em 2014, 93 bebês foram mortos como resultado de bombardeios israelenses a casas de famílias, dos quais 13 tinham menos de 1 ano de idade. Há um mês, 286 bebês com 1 ano ou menos já foram identificados como mortos em Gaza, segundo uma lista detalhada com as idades das vítimas publicada pelo Ministério da Saúde de Gaza em 26 de outubro. Desde então, o número provavelmente dobrou ou triplicou.

No entanto, em muitos casos, e especialmente durante os atuais ataques  a Gaza, o exército israelense realizou ataques que atingiram residências particulares, mesmo quando não havia um alvo militar conhecido ou claro. Por exemplo, de acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, até 29 de novembro, Israel havia matado 50 jornalistas palestinos em Gaza, alguns deles em suas casas com suas famílias.

Roshdi Sarraj, 31, jornalista de Gaza que nasceu na Grã-Bretanha, fundou um meio de comunicação em Gaza chamado “Ain Media”. Em 22 de outubro, uma bomba israelense atingiu a casa de seus pais, onde ele dormia, matando-o. A jornalista Salam Mema também morreu sob as ruínas de sua casa depois que ela foi bombardeada; de seus três filhos pequenos, Hadi, de 7 anos, morreu, enquanto Sham, de 3, ainda não foi encontrada sob os escombros. Duas outras jornalistas, Duaa Sharaf e Salma Makhaimer, foram mortas junto com seus filhos em suas casas.

Yonatan Sindel/Flash90
Um avião de guerra israelense é visto sobrevoando a Faixa de Gaza, em 13 de novembro de 2023.

Analistas israelenses admitiram que a eficácia militar desse tipo de ataque aéreo desproporcional é limitada. Duas semanas após o início dos bombardeios em Gaza (e antes da invasão terrestre) – depois que os corpos de 1.903 crianças, cerca de 1.000 mulheres e 187 homens idosos foram contados na Faixa de Gaza – o comentarista israelense Avi Issacharoff tuitou: “Por mais difícil que seja ouvir, no 14º dia de combates, não parece que o braço militar do Hamas tenha sido significativamente prejudicado. O dano mais significativo à liderança militar é o assassinato do [comandante do Hamas] Ayman Nofal.”

‘Combate aos animais humanos’

Os militantes do Hamas operam regularmente a partir de uma intrincada rede de túneis construídos sob grandes trechos da Faixa de Gaza. Esses túneis, como confirmado pelos ex-oficiais de inteligência israelenses com quem conversamos, também passam sob casas e estradas. Portanto, as tentativas israelenses de destruí-los com ataques aéreos são, em muitos casos, suscetíveis de levar à morte de civis. Esta pode ser outra razão para o elevado número de famílias palestinianas dizimadas na atual ofensiva.

Os oficiais de inteligência entrevistados para este artigo disseram que a maneira como o Hamas projetou a rede de túneis em Gaza explora conscientemente a população civil e a infraestrutura acima do solo. Essas alegações também foram a base da campanha midiática que Israel realizou em relação aos ataques e incursões ao Hospital Al-Shifa e aos túneis que foram descobertos sob ele.

Israel também atacou um grande número de alvos militares: militantes armados do Hamas, locais de lançamento de foguetes, franco-atiradores, esquadrões antitanque, quartéis-generais militares, bases, postos de observação e muito mais. Desde o início da invasão terrestre, bombardeios aéreos e fogo de artilharia pesada foram usados para dar apoio às tropas israelenses no terreno. Especialistas em direito internacional dizem que essas metas são legítimas, desde que os ataques respeitem o princípio da proporcionalidade.

Em resposta a uma consulta do +972 e da Local Call para este artigo, o porta-voz das IDF afirmou: “As IDF estão comprometidas com o direito internacional e agem de acordo com ele, e ao fazê-lo atacam alvos militares e não atacam civis. A organização terrorista Hamas coloca seus militantes políticos e militares no coração da população civil. O Hamas usa sistematicamente a população civil como escudo humano e conduz combates a partir de edifícios civis, incluindo locais sensíveis, como hospitais, mesquitas, escolas e instalações da ONU.”

Fontes de inteligência que falaram com +972 e Local Call também afirmaram que, em muitos casos, o Hamas “deliberadamente coloca em risco a população civil em Gaza e tenta impedir à força a evacuação de civis”. Duas fontes disseram que os líderes do Hamas “entendem que os danos israelenses aos civis lhes dão legitimidade nos combates”.

Yonatan Sindel/Flash90
A destruição causada por bombardeios israelenses é vista dentro do campo de refugiados de Al-Shati, no norte da Faixa de Gaza, em 16 de novembro de 2023.

Ao mesmo tempo, embora seja difícil imaginar agora, a ideia de lançar uma bomba de uma tonelada com o objetivo de matar um agente do Hamas, mas acabar matando uma família inteira como “dano colateral”, nem sempre foi tão prontamente aceita por grandes setores da sociedade israelense. Em 2002, por exemplo, a Força Aérea israelense bombardeou a casa de Salah Mustafa Muhammad Shehade, então chefe das Brigadas Al-Qassam, ala militar do Hamas. A bomba matou ele, sua esposa Eman, sua filha Laila, de 14 anos, e outros 14 civis, incluindo 11 crianças. O assassinato causou um alvoroço público em Israel e no mundo, e Israel foi acusado de cometer crimes de guerra.

Essas críticas levaram a uma decisão do exército israelense em 2003 de lançar uma bomba menor de um quarto de tonelada em uma reunião de altos dirigentes do Hamas – incluindo o líder das Brigadas Al-Qassam, Mohammed Deif – que ocorria em um prédio residencial em Gaza, apesar do temor de que não seria poderoso o suficiente para matá-los. Em seu livro “Conhecer o Hamas”, o veterano jornalista israelense Shlomi Eldar escreveu que a decisão de usar uma bomba relativamente pequena se deveu ao precedente Shehade3 e ao medo de que uma bomba de uma tonelada também matasse os civis no prédio. O ataque falhou e os dirigentes superiores da ala militar fugiram do local.

Em dezembro de 2008, na primeira grande guerra que Israel travou contra o Hamas depois que ele tomou o poder em Gaza, Yoav Gallant, que na época chefiava o Comando Sul das IDF, disse que, pela primeira vez, Israel estava “atingindo as casas das famílias” de altos dirigentes do Hamas com o objetivo de destruí-las, mas não prejudicar suas famílias. Gallant enfatizou que as casas foram atacadas depois que as famílias foram avisadas por uma “batida no telhado”, bem como por telefonema, depois que ficou claro que a atividade militar do Hamas estava ocorrendo dentro da casa.

Depois da Borda Protetora de 2014, durante o qual Israel começou a atacar sistematicamente casas de famílias pelo ar, grupos de direitos humanos como o B’Tselem coletaram testemunhos de palestinos que sobreviveram a esses ataques. Os sobreviventes disseram que as casas desabaram sobre neles, cacos de vidro cortaram os corpos dos que estavam dentro, os destroços “cheiravam a sangue” e as pessoas foram enterradas vivas.

Essa política mortal continua até hoje – graças, em parte, ao uso de armamento destrutivo e de tecnologia sofisticada como o Habsora, mas também a um establishment político e de segurança que afrouxou as rédeas da máquina militar de Israel. Quinze anos depois de insistir que o Exército estava se esforçando para minimizar os danos civis, Gallant, agora ministro da Defesa, claramente mudou de tom. “Estamos lutando contra animais humanos e agimos em conformidade”, disse ele após 7 de outubro.

1. Nota da edição brasileira do EOL: Ynet é a rede de notícias ligada ao jornal Yediot Aharonot (Últimas notícias)
2. A doutrina Dahiya, ou doutrina Dahya, é uma estratégia militar de guerra assimétrica, delineada pelo ex-chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel (IDF), Gadi Eizenkot, que engloba a destruição da infraestrutura civil de regimes considerados hostis como uma medida calculada para criar sofrimento civil para pressionar os combatentes e endossa o emprego de “força desproporcional” para garantir esse fim. A doutrina tem o nome do bairro de Dahieh, em Beirute, onde o Hezbollah estava sediado durante a Guerra do Líbano de 2006, que foi fortemente atingido pelas IDF. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dahiya_doctrine
3. Referência ao assassinato de Salah Shehade, dirigente da ala militar do Hamas em 2002, quando foi utilizada uma bomba de 1 tonelada que matou Shehade e mais 15 civis palestinos, destruindo 8 casas e danificando mais 29 casas vizinhas

Texto original em ‘A mass assassination factory’: Inside Israel’s calculated bombing of Gaza