Renasce a Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil em Florianópolis!
Publicado em: 27 de maio de 2023
Na última sexta-feira (26/05), estudantes organizados sob a bandeira da FEAB lançaram o Jornal Rolo Faca no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa independente reúne estudantes de diversas fases do curso e da pós-graduação que se colocam como resistência aos pacotes do agronegócio que buscam adentrar o curso, conhecido por seu viés agroecológico e ligado à agricultura familiar.
O Jornal é uma cara nova para um projeto bastante antigo, o Arado. A FEAB marca presença na UFSC há décadas, tendo protagonizado importantes lutas na universidade e ao lado dos movimentos sociais do campo de Santa Catarina. Como parte integrante da Via Campesina, a Federação tem relação direta com a luta pela reforma agrária, pela produção de alimentos agroecológica e contra o latifúndio.
A pandemia de COVID-19 deixou suas consequências também no Movimento Estudantil de conjunto, que ainda se encontra em fase de reorganização. O lançamento do Jornal Rolo Faca é um verdadeiro divisor de águas na reestruturação da luta coletiva dos estudantes de agrárias da UFSC.
Vida longa ao Jornal Rolo Faca! Vida longa à FEAB!
Top 5 da semana
editorial
O novo perfil do trabalho público: o “carreirão”, o produtivismo e o enfraquecimento das lutas coletivas
meio-ambiente
COP30: Plenária por Justiça e Reparação pelos crimes da ditadura a todo o povo!
colunistas
Contra o fiscalismo e o quietismo
negras-e-negros
Manifesto do Festival de Cultura e Resistência Antirracista
brasil









