Pular para o conteúdo
MUNDO

A Turquia vai ao segundo turno, com Erdogan em vantagem

Ecehan Balta, do portal Internationalist Standpoint
Divulgação/Instagram

Em 14 de maio de 2023, o povo da Turquia foi às urnas tanto para as eleições presidenciais quanto para as parlamentares. Apesar de 21 anos de crise econômica, opressão e conflitos em que o regime governante arrastou o país, Recep Tayyip Erdoğan e seu partido conseguiram obter o maior número de votos.

Em comparação com a eleição presidencial de 2018, a votação de Erdoğan ficou estagnada (cerca de 26 milhões de votos). Kılıçdaroğlu, apoiado pela oposição, ficou atrás de Erdoğan no primeiro turno, contrariando as expectativas e pesquisas de opinião. Isso apesar do fato de ele ter obtido cerca de 24 milhões de votos, quase 10 milhões a mais do que o resultado de 2018 da Nation Alliance.

De acordo com os resultados atuais, que ainda não foram finalizados,

-49,41 por cento dos votos foram para Recep Tayyip Erdoğan e
-44,96 por cento para Kemal Kılıçdaroğlu

Como nenhum dos candidatos obteve 50% no primeiro turno, um segundo turno será realizado no dia 28 de maio entre os dois principais candidatos.

O fator mais importante que contribuiu para haver um segundo turno foram os 5,2% dos votos recebidos pelo ultranacionalista Sinan Oğan. Este voto terá um papel fundamental no segundo turno. Além disso, a participação efetiva nas primeiras horas das eleições foi de 87,21 por cento, o que não é um recorde, como afirmaram inicialmente as autoridades. Isso torna crucial para a oposição persuadir os eleitores que se abstiveram a irem votar no segundo turno.

Eleições parlamentares

Nas eleições parlamentares, o quadro é o seguinte:

  • A Aliança Popular (AKP de Erdogan + MHP ultranacionalista + outros) elegeu 322 deputados com 49,36 por cento, alcançando a maioria no parlamento de 600 assentos.
  • Do lado da oposição, a Aliança Nacional (coalizão de 6 partidos liderada pelo CHP de Kılıçdaroğlu) elegeu 213 deputados com 35,13%.
  • A coalizão de esquerda Aliança Trabalho e Liberdade (o pró-curdo HDP, TIP e outros) elegeu 66 deputados com 10,52%,
  • Outra aliança de esquerda, União das Forças Socialistas (SOL + TKP + outros), obteve 0,29% dos votos.

O AKP de Erdogan perdeu cerca de 7% dos votos em comparação com a eleição anterior. O ultranacionalista MHP, que se uniu ao AKP sob o guarda-chuva da Aliança do Povo, foi um dos fatores que influenciou o resultado. O MHP manteve estável seu percentual e número de votos e de deputados, embora se esperasse que caísse.

Embora o CHP e a Aliança Nacional tenham aumentado sua parcela de votos em muitas províncias, isso não se refletiu no número de assentos parlamentares. A complexidade do sistema eleitoral desempenhou um papel decisivo nisso. Porque, se uma região não recebe votos suficientes para ter assento parlamentar, esses votos são redistribuídos a partir do partido mais votado. Por esta razão, embora a Aliança Popular não tenha ultrapassado os 50 por cento dos votos no total, o número de assentos no parlamento ficou bem acima dos 50 por cento.

A Aliança Trabalho e Liberdade conquistou 66 assentos parlamentares. O HDP/YSP, o principal componente da aliança, tornou-se a terceira maior força no Parlamento, apesar de uma perda de 3% dos votos em comparação com a eleição anterior. O TİP, que é membro desta aliança mas se candidatou pela primeira vez às eleições sob a sua própria bandeira, obteve 1,73 por cento e elegeu 4 deputados. Um desses parlamentares é Can Atalay, que atualmente está preso devido à sua participação no levante social em Gezi Park em 2013. Embora o número de assentos parlamentares do TİP não tenha aumentado, seus resultados, considerando que concorreu às eleições pela primeira vez sob seu próprio nome e em apenas metade dos distritos eleitorais da Turquia, são satisfatórios.

E agora?

Kılıçdaroğlu concorre no segundo turno em uma posição muito desvantajosa, senão impossível. O terremoto, a crise econômica e o regime repressivo que resultou da supressão total dos direitos e liberdades democráticas e o consequente colapso social, político e econômico criaram expectativas e esperanças em grande parte da sociedade de que Kılıçdaroğlu venceria. Na verdade, as pesquisas de opinião mostraram que Kılıçdaroğlu viria em primeiro lugar e Erdogan viria em segundo. No entanto, o resultado foi o oposto a este respeito. Isso permitiu a Erdogan começar o segundo turno com uma vantagem psicológica, apesar de não ter ultrapassado o limite de 50 por cento no primeiro turno. Além disso, o fato de a Aliança Popular ter a maioria parlamentar fortalece as chances de Erdogan ser eleito.

No próximo período, mesmo que o regime vença, seu trabalho não será fácil. Em primeiro lugar, há os destroços econômicos agravados pelo custo econômico das eleições – sem falar na situação econômica mundial. Por outro lado, embora não seja simples, já há uma boa base para a construção de uma forte oposição de esquerda que una os movimentos dentro e fora do parlamento. A luta da Aliança Trabalho e Liberdade, composta por HDP/YSP, TİP e outros partidos e organizações, para se tornar essa força é uma tarefa para a qual a esquerda tem de trabalhar, com a convicção renovada.

Publicado originalmente em Internationalist Standpoint: Turkey is heading for a second round with Erdogan having an advantage
Marcado como:
erdogan / turquia