Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Deputado Marquito (PSOL-SC) aprova moção de aplausos para Gilberto Gil

Gilberto Gil receberá moção de aplausos da Assembleia Legislativa de SC, após Câmara de Vereadores de Florianópolis ter rejeitado homenagem ao artista

Assessoria de Marquito (PSOL-SC)
Agência AL/Alesc e Rovena Rosa/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (21.03) uma moção de aplausos ao músico Gilberto Gil, uma semana após a Câmara de Vereadores de Florianópolis ter rejeitado uma proposta de concessão do título de cidadão honorário ao artista. Na Alesc, a moção foi proposta pelos deputados Marquito (PSOL) e Padre Pedro (PT).

Gil toca em Florianópolis neste domingo (26.03), na Maratona Cultural, durante as comemorações do aniversário de 350 anos da cidade. O show será gratuito, no Largo da Alfândega, centro da cidade. “É uma pena que, muitas vezes, o debate sobre a importância desse artista tem um viés muito distorcido. Mas a gente conseguiu superar isso aqui no Parlamento catarinense”, comentou o deputado Marquito.

Gil tem uma história relevante com Florianópolis. Na década de 70, foi preso na cidade por portar uma pequena quantidade de maconha. Isso resultou numa internação de quatro dias no Instituto São José Centro de Psiquiatria e Dependência Química, até ser transferido para a Clínica Psiquiátrica Botafogo, onde completou um mês de internação. Com base nessa experiência, Gil compôs a música “Sandra”.

Nascido em Salvador (BA), Gilberto Gil é um dos artistas brasileiros mais reconhecidos pelo mundo. É compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e ativo agente político. Gil já lançou quase 60 discos e teve em torno de quatro milhões de cópias vendidas, que lhe renderam nove prêmios Grammy. Gil já foi Embaixador da ONU para Agricultura e Alimentação. Foi também Ministro da Cultura entre os anos de 2003 e 2008. Desde o ano passado, ocupa uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.