Pular para o conteúdo
CULTURA

Confira novo lançamento da Usina Editorial: Para Além da Identidade – da resistência à política, de Douglas Santos Alves

Usina Editorial
Usina Editorial

‘A obra de Douglas Alves traz uma importante contribuição para refletirmos sobre o que é a identidade no mundo concreto das lutas sociais e na vida das pessoas. A luta de classes é compreendida como algo que envolve indivíduos de carne e osso, identificados historicamente pelo colonialismo e pelo capitalismo com a marcação de suas características anatômicas, biológicas e de cor da pele – ferramentas legitimadoras de níveis diferenciados de exploração e opressão. A invenção da categoria “raça” (branca, negra, indígena) foi essencial para garantir a escravidão de africanos e o extermínio de povos originários, e, também, a categoria “mulher” foi fundamental na subjugação das mulheres e das sexualidades dissidentes.

Para que a máquina de moer gente – chamada capitalismo – possa funcionar e gerar lucro aos de cima, não há como prescindir o racismo e o patriarcado heterossexual e cisgênero, uma vez que são decisivos para estabelecer a reprodução social do trabalho e do capital. Mas: como usar as identidades, e sua política, a favor das lutas de emancipação e superação daquilo que nos oprime? Como não nos fragmentar, e, assim, interditar as chances de coalizão entre populações precarizadas, perseguidas, exploradas e discriminadas, para quem a burguesia branca do capitalismo central se constitui como um explorador em comum? Como formar uma política de identidade pautada na experiência, como algo relacional, conforme nos alerta a socióloga indiana Avtar Brah e, também, Angela Davis, para nos afastar de essencialismos e coisas imutáveis e imanentes, que atrapalham a emancipação coletiva? Deixo aqui esse convite à leitura.’, disse Carolina Iara, Codeputada pela Bancada Feminista do PSOL em São Paulo na ALESP, sobre o novo lançamento de Douglas Santos Alves.

Douglas Santos Alves é mestre em Ciência Política pela UNICAMP, doutor em Ciência Política pela UFRGS, professor no curso de Ciências Sociais da UFFS – campus Erechim, militante socialista há duas décadas e ativista e pesquisador do movimento LGBTQIA+ (atualmente filiado no PSOL).

Confira mais sobre o livro ‘Para Além da Identidade – da resistência à política’ no site da Usina Editorial.