Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Coletivo sindical e popular Travessia entrega ao governo Lula documento com programa para superar o retrocesso

Gibran Ramos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

Nessa quarta feira (18/01), em Brasília, no 2° andar do Palácio do Planalto, aconteceu o encontro de dirigentes sindicais com o ministro do trabalho Luiz Marinho e o presidente Lula.

Na ocasião, esteve em discussão um grupo de trabalho sobre a valorização permanente do salário mínimo. Várias categorias estiveram presentes, petroleiros, professores, metroviários, funcionários públicos, entregadores de plataformas de app entre outros.

Representantes das centrais sindicais fizeram o uso da palavra, falou também o ministro do trabalho e, no encerramento do evento, Lula fez um discurso tratando de vários temas da classe trabalhadora.

Entre os pontos mais importantes, Lula destacou o tema dos trabalhadores das plataformas digitais e a necessidade de estabelecer direitos para essa categoria. Comentou ainda sobre a valorização do funcionalismo federal que está com oito anos de congelamento salarial. Durante o seu discurso, reafirmou o seu compromisso com a proposta de isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, taxando os mais ricos como uma forma de compensar a arrecadação.

O sentimento dos presentes foi de repúdio total ao movimento golpista que protagonizou atos terroristas nos três poderes. Era possível perceber as paredes e janelas do palácio que ainda se recuperam do vandalismo criminoso.

Ao mesmo tempo, se confirmou uma grande expectativa de dias melhores e a compreensão de que só será possível avançar enfrentando a agenda neoliberal e os desejos do mercado.

A Travessia Coletivo Sindical e Popular elaborou um documento intitulado: “Um programa de transição para superar anos de retrocesso” e entregou nas mãos do ministro do trabalho Luiz Marinho.

Confira o documento na íntegra: