Pular para o conteúdo
BRASIL

Pra cima deles! Nenhuma tolerância com os bloqueios de estradas!

Gloria Trogo, da executiva nacional do PSOL
Agência Senado

Lula venceu! Temos muito o que comemorar. Foi uma eleição duríssima. Entretanto é preciso compreender que a eleição mostrou um país profundamente fraturado. Confirmou-se uma polarização política fortíssima, mas esta não é uma disputa entre dois projetos igualmente radicais, entre dois antípodas.

De um lado o bolsonarismo, com uma nítida estratégia de destruir o regime democrático liberal. Uma direção política que não se organiza apenas nos limites da legalidade, mas ao contrário, tenciona permanentemente a democracia e as instituições, quer destruir as conquistas da redemocratização. De outro lado, uma frente democrática, liderada por Lula, em coalizão com um líder histórico da direita brasileira, formada por grupos de distintas estratégias políticas e correntes ideológicas.

Não há nenhum perigo de comunismo, ao contrário do que afirma a direita neofacista. Mas existe sim risco à democracia. Por isso é preciso enfrentar o golpismo dos caminhoneiros sem nenhuma concessão para mobilizações que questionem o resultado das urnas.

Neste momento existem cerca de 240 bloqueios em estradas de 20 Estados. O escandaloso silencio do presidente e os seus permanentes ataques ao sistema eleitoral são incentivo para mobilizações golpistas. Há ainda que investigar seriamente se há ligação direta de Bolsonaro e seus filhos com o este movimento.

É preciso urgente a intervenção das instituições. Investigar e punir os envolvidos. Aplicar multas duríssimas às empresas que patrocinaram este episódio e reprimir os bloqueios com o uso da força. A Polícia Rodoviária Federal tem que agir e liberar as rodovias. Não é democrático tolerar a defesa de um golpe.

Os editoriais da grande imprensa clamam por um giro ao centro de Lula, alguns não hesitaram em publicar um chamado literal. O que precisamos agora é de um governo que faça um verdadeiro giro ao povo brasileiro. Será com amplas medidas sociais para a classe trabalhadora e com um forte incentivo à auto organização de cada uma das periferias brasileiras que vamos avançar para novas e robustas vitórias.

Vencemos uma importante batalha. A guerra continua.

 

In english: No truce or hesitation! Zero tolerance with the coupist roadblocks!