Revista Nature alerta para “dano irreparável” se Brasil reeleger Bolsonaro
Revista científica dedica editorial sobre as eleições brasileiras
Publicado em: 26 de outubro de 2022
A revista britânica Nature, uma das mais relevantes publicações dedicadas à ciência e de grande alcance em todo o mundo, dedicou o seu editorial desta terça-feira, 25/10, para alertar o Brasil e o mundo sobre a possibilidade da reeleição de Bolsonaro. Intitulado “Há somente uma escolha nas eleições brasileiras”, o editorial afirma que a reeleição de Bolsonaro pode causar danos irreparáveis ao país, por considerar seu mandato “desastroso para a ciência, o meio ambiente, o povo brasileiro – e o mundo todo”.
Nature considera que o histórico do governo Bolsonaro foi “de arregalar os olhos”, e pontua: “Sob sua liderança, o meio ambiente foi devastado quando ele retirou proteções legais e menosprezou os direitos dos povos indígenas. Somente na Amazônia, o desmatamento quase dobrou desde 2018”.
A revista também compara Bolsonaro com “seu ex-colega populista dos EUA”, o ex-presidente Donald Trump, recordando que ambos ignoraram os alertas científicos sobre a COVID-19 e negaram os perigos da doença. A revista ainda resgata fatídica cifra de 685.000 mortes só no Brasil por conta da pandemia.
Segundo Nature, essa não é a única similaridade com Trump, já que Bolsonaro também tem atuado para “minar o estado de direito” e reduzir o poder dos juízes da Suprema Corte.
Especial preocupação da revista, Nature também chama atenção para a situação das universidades e da pesquisa científica em nosso país: “O financiamento para ciência e inovação estava diminuindo quando Bolsonaro assumiu o cargo e, sob sua liderança, continuou a ponto de muitas universidades federais estarem lutando para manter as luzes acesas e os prédios abertos.”
Para Nature, toda essa situação “contrasta com a situação de cerca de uma década antes de Bolsonaro chegar ao poder, quando o PT fez grandes investimentos em ciência e inovação, fortes medidas de proteção ambiental estavam em vigor e oportunidades educacionais foram ampliadas” e conclui pontuando para o que considera uma “oportunidade valiosa para começar a reconstruir o que Bolsonaro derrubou”.
Top 5 da semana
							
									
										brasil
O sucesso do fracasso da política de segurança pública (e de “guerra às drogas”)
marxismo
Sobre as revolucionárias e os revolucionários
cultura
Adeus a Lô Borges
brasil
A Doutrina do “narcoterrorismo”: Rodrigo Pimentel é um propagandista do bolsonarismo?
meio-ambiente










								
								
						
Tomamos as ruas. E agora?