Pular para o conteúdo
BRASIL

Nordeste registra casos de violência política e ataque a ato com governadora do RN

Região concentra os maiores índices de intenção de voto em Lula

da redação
Reprodução / Agência Saiba Mais

Uma sequência de ataques violentos a apoiadores de Lula tem ocorrido no Nordeste nos últimos dias, em pelo menos três estados. O mais grave ocorreu neste domingo, durante um ato político da campanha de Lula – o “piseiro com Lula” – em Macaíba (RJ), na região metropolitana. Um homem em uma moto efetuou ao menos 10 disparos nas proximidades do evento, por volta das 18h, pouco antes da governadora reeleita do RN, Fátima Bezerra, fazer um discurso. Ela e seu vice foram retirados imediatamente do local, mas duas pessoas foram atingidas pelos disparos.

“Ninguém da comitiva foi atingido pelos tiros disparados por um homem que trafegava em motocicleta nas proximidades do evento. A equipe de segurança da governadora agiu prontamente para proteger os participantes da atividade e, desde o momento do ocorrido, as polícias Civil e Militar estão fazendo diligências para apurar os fatos”, afirmou, em nota, a coordenação da campanha de Lula no estado.

Segundo a Agência Saiba Mais, do Rio Grande do Norte, cinco ocorrências foram registradas na Grande Natal, em 24 horas, com suspeita de violência política. Em Ponta Negra, principal cartão postal da capital potiguar, dois carros com adesivos e bandeira do PT foram atingidos, estacionados em uma rua do bairro. Um deles é de uma professora, de 55 anos, que havia participado de uma atividade de campanha e estava almoçando em um restaurante próximo. “Só vi o que aconteceu quando já estava indo embora. Eram três buracos, como se fossem tiros”, relata a professora, que registrou Boletim de Ocorrência. “O medo existe – eu mesma só botei adesivo da campanha na semana passada. Mas vou trocar o vidro e vai permanecer o adesivo, a bandeira. Porque nós somos livres para nos manifestar politicamente de acordo com o que acreditamos. Só é muito triste essa situação que estamos vivendo”, lamenta, em depoimento à agência Saiba Mais.

Outros casos

Reprodução

No mesmo domingo, no Parque Shalom, em São Luis (MA), um carro teve o carro crivado de balas, por estar com adesivos de Lula e do candidato do PSB ao governo do estado. Foram oito disparos, atingindo vidros e lataria.

Casos de violência já haviam sido registrados na semana passada em Recife (PE). Foram três ataques na mesma noite, na madrugada de quarta-feira (19). Em um deles, um motorista parou ao lado do veículo do vereador Joselito Ferreira (PSB). estacionado em frente a sua residência, no Barro, na Zona Oeste, e atirou, acertando a lataria (foto abaixo). Ele foi identificado com a ajuda de câmeras de segurança e liberado após pagar fiança.

Os outros dois casos ocorreram na mesma rua, na Zona Sul da cidade, em duas casas, a uma distância de 700 metros uma da outra. As fachadas das casas, uma com bandeira de Lula e outra do MST, foram alvejadas, mas o criminoso ainda não foi identificado. Um tiro também atingiu o vidro traseiro de um carro que estava na garagem, adesivado.

O aumento da violência política, com agressões, tentativas de intimidação e agora ataques a veículos, é resultado do discurso de ódio de Jair Bolsonaro e também faz parte de uma estratégia para desestimular os apoiadores de Lula de se manifestar, provocando uma falsa sensação de que o bolsonarismo é maioria na sociedade. Com todos os cuidados, buscando não cair em provocações, a campanha de Lula tem enfrentado esta ofensiva violenta, e alcançado cada vez mais visibilidade, com atos públicos e manifestações de apoio.