Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Eleger Lula e deputados do PSOL

Editorial
PSOL com Lula
Bernardo Guerreiro

Faltam apenas cinco dias para a decisão política mais importante das últimas décadas no Brasil. Lula pode vencer no primeiro turno. Isso é vital para colocar fim ao mais trágico e criminoso governo da nossa história recente.

A ida de Bolsonaro ao segundo turno daria mais tempo ao fascismo para propagar violência e golpismo. Por isso, nada é mais importante do que a batalha para que a eleição presidencial se encerre em 02 de outubro, domingo. Cada voto em Lula pode ser decisivo. É hora de ampliar a campanha da esperança nas ruas, nas redes, nos bairros, locais de trabalho e estudo. É hora de lutar e vencer!

Embora seja decisivo, não basta eleger Lula. É preciso também fortalecer a esquerda no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais. Nesse sentido, o Esquerda Online apresenta neste editorial sete motivos para você votar (e indicar aos amigos e familiares o voto) em candidatos do PSOL para deputado federal e estadual.

1 – PSOL lutou contra o golpe e está com Lula para derrotar Bolsonaro

O PSOL esteve contra o golpe que derrubou a Dilma. Lutou contra os governos Temer e Bolsonaro. Foi contra a agenda de retirada de direitos sociais e trabalhistas. Esteve junto às lutas antirracistas, feministas, indígenas e da população LGBTQI. Nessa eleição, o PSOL está apoiando Lula para derrotar Bolsonaro já no 1o turno, mesmo sendo crítico à indicação de Alckmin como vice. As deputadas e deputados do PSOL são conhecidos pela combatividade e coerência em defender o povo trabalhador e oprimido. Ampliar a bancada do PSOL é fundamental para fortalecer a esquerda e as lutas que virão.

2 – Fortalecer o combate ao bolsonarismo no parlamento e nas ruas

Mesmo que se confirme a derrota de Bolsonaro na eleição para presidente, as forças reacionárias de direita e extrema direita devem eleger uma expressiva bancada de parlamentares no Congresso Nacional e nas Assembleias estaduais. Por isso, é necessário ampliar a bancada de esquerda para avançarmos na luta contra o fascismo, o centrão e o neoliberalismo. Dê o seu voto votos aos candidatos do PSOL, que são conhecidos pelo combate político intransigente contra a extrema direita e a direita.

3 – Mais mulheres, negros e LGTBQIs na política 

A maioria dos candidatos do PSOL é formada por lideranças negras, de mulheres e LGBTQIs. São candidaturas comprometidas com a luta contra o machismo, o racismo, o capacitismo, a LGBTfobia e demais formas de opressão. Votando nos candidatos do PSOL você vai reforçar a representação e a luta das maiorias sociais oprimidas.

4 – Fortalecer a luta em defesa dos trabalhadores e da soberania nacional

O PSOL e seus parlamentares sempre estiveram ao lado do povo trabalhador lutando contra a retirada dos direitos sociais e trabalhistas e contra a entrega do patrimônio público e da riqueza nacional. Elegendo deputados e deputadas do PSOL você vai dar mais força à luta pela revogação das (contra)reformas e privatizações que foram feitas nos últimos anos.

5 – Ampliar a bancada em defesa do meio-ambiente e dos povos indígenas 

O PSOL faz uma luta firme contra a destruição da natureza e em defesa das terras dos povos indígenas e dos quilombolas. O partido defende uma ampla reforma agroecológica no país. Elegendo parlamentares do partido você vai fortalecer a luta ambientalista e indígena.

6 – O PSOL precisa vencer a cláusula de barreira para continuar existindo

É vital que o PSOL possa superar a cláusula de barreira para poder sobreviver institucionalmente. Sem essa votação, o PSOL passa a ser um partido sem condições de representação parlamentar. Isso significa eleger pelo menos 11 deputados federais. O partido tem que conquistar um aumento de 50% de crescimento, como mínimo, nos votos válidos. Quem é de esquerda deve ser consciente que este desafio é real. Quem deseja que o PSOL sobreviva, deve ajudar a eleger deputados do PSOL.

7 – Fortalecer a luta anticapitalista. Por um mundo ecossocialista!

O sistema capitalista cada vez produz mais fome, desigualdade, destruição ambiental, racismo, machismo e guerras. O PSOL defende um outro modelo de sociedade, um modelo ecossocialista, para acabar com todas as formas opressão e exploração e com a destruição da natureza.

Portanto, no domingo, dia 02, vamos com Lula e as deputadas e deputados do PSOL!

 

ENGLISH

Let’s elect Lula and PSOL deputies