Pular para o conteúdo
Colunas

48 A 2! Gabriel Monteiro não é mais vereador

Reprodução

Chico Alencar

Chico Alencar é professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ. Tem 30 anos de experiência na política institucional, já tendo sido Deputado Federal por quatro legislaturas. Ganhou nove vezes o prêmio de “Melhor Deputado” do site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil. Chico Alencar foi eleito em 2022 com 115.023 votos pelo PSOL-RJ para mais um mandato de Deputado Federal.

48 A 2! Gabriel Monteiro (PL) não é mais vereador do Rio. Por 48 votos a 2 (do próprio Gabriel e de Chagas Bola), a Câmara afirmou, quase por unanimidade (só não votou Carlos Bolsonaro, licenciado para ajudar o pai, em apuros na disputa presidencial), que não aceita na Casa de Leis quem explora e manipula crianças, filma e armazena atos sexuais com menor de idade e agride morador de rua.

O Legislativo disse, em alto e saudável som, que quem tem práticas de assédio moral e sexual e estupro, sob investigação na Justiça, na qual já é réu, perdeu todas as condições para representar a população.

As mulheres, lotando uma das galerias, e com as vereadoras levando argumentos duros e emocionados à tribuna, mostraram sua força e indignação. Venceram!


Protesto nas escadarias da Câmara. ? Jefferson Luz

A estratégia da defesa do ex-vereador foi um fiasco: 1) tentou dizer que os fatos que o incriminam eram mera “invenção da imprensa”, e que a cassação poderia atingir qualquer outro vereador, “bastava um veículo de comunicação ou um assessor querer’; 2) centrou fogo no relator, como se o pedido de perda do mandato fosse só meu, tratando-me como “acusador”, “parcial” e “deselegante” (?). Vivendo no universo personalista de Gabriel – os advogados eram todos assessores do ex-parlamentar, pagos pela Câmara – tentaram fulanizar a questão, como se eu fosse o “grande inquisidor”, o “terrível algoz”.

Ora, quem se desmoralizou, por sua própria postura desvairada e abusiva, foi Gabriel. O relatório que elaborei foi aprovado por unanimidade no Conselho de Ética, deixando de ser “meu”.

PSOL e Rede, ontem mesmo, apresentaram ao TRE um Aviso de Inelegibilidade sobre Gabriel Monteiro, que, mesmo nessa situação, postula, pelo PL (topa tudo por voto?), candidatura a deputado. Deve achar que uma eventual imunidade parlamentar vai deixá-lo blindado contra os graves inquéritos a que responde.

A palavra está com a Justiça Eleitoral. A Câmara de Vereadores do Rio, como a ALESP, no caso do ex-deputado Artur do Val (“Mamãe falei”), cumpriu seu dever, zelando pela ética e pelo decoro. Pela cidadania e pela democracia. Os ventos são bons: abramos as velas, há braços!