Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL vai de Lula Presidente e Manu Jacob Senadora em Goiás!

Manu Jacob para senadora em Goiás
Reprodução

Na tarde do sábado (30/07) foi realizada a convenção da federação Psol/Rede na cidade de Goiânia no setor universitário, que oficializou os nomes de Cintia Dias para Governadora, Manu Jacob para Senadora e Lula presidente! O evento contou com forte presença da militância e discursos de candidatos proporcionais. A chapa leva o nome “Nós somos a nossa esperança”. 

No dia 18/08 (quinta-feira) está marcado o lançamento do comitê Lula/Manu na cidade de Goiânia, no espaço Evoé que fica no setor universitário às 19:00 horas, todes que se simpatizam com essa linda e necessária campanha estão convidades

Confira na integra o discurso da pré-candidata ao senado Manu Jacob ( PSOL) que foi realizado na convenção da federação Psol/Rede: 

“Quero saudar essa vitoriosa convenção da federação Psol e Rede, agradecer a presença da militância, pois hoje é um dia histórico na luta contra a extrema direita, na luta contra o capitalismo e pela construção da nossa estratégia socialista. Nossa vocação precisa ser a mobilização social nas ruas, e na organização da classe trabalhadora por direitos sociais e democráticos. Mas nesse momento estamos nos jogando numa luta política e ideológica no marco institucional, que devemos dar importância. Essa convenção tem o papel de oficializar nossas candidaturas para a disputa num terreno onde o monstro é grande e pisa forte! Principalmente para nós que não somos indiferentes a dor do povo trabalhador desse país e do nosso estado. 

Quero saudar cada mulher (Cis ou Trans) que está presente nessa convenção, seja candidata ou filiada/militante, organizada em alguma corrente ou não!  Só nós sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui! Eu quero dizer a cada companheira que nós não podemos recuar, não podemos nos intimidar, não podemos desistir e que encontremos apoio umas nas outras.  Somos parte da vanguarda que luta contra o conservadorismo falso moralista que encontramos todos os dias em cada esquina desse estado, desse país! Cada uma que der um passo atrás, será um passo à frente do machismo neofascista. Vamos juntas! Sem medo, nós somos a resistência! 

Quero saudar os companheiros valorosos (Cis ou Trans) que estão nessa convenção, quero pedir que agucem a sensibilidade em nos ouvir, nos apoiar e em nos dar a mão! Queremos caminhar juntos convivendo num espaço democrático para homens e mulheres e toda diversidade. Somos todos companheiros, camaradas e a solidariedade precisa se impor entre nós! É assim que vamos articular força interna para entrar na luta política real e conseguir derrotar o atraso, o arcaico e o velho mundo capitalista que ameaça a humanidade. 

Todos aqui presentes precisam entender que estamos às vésperas do início oficial de uma eleição que é a mais importante desde a derrota da ditadura militar e da reabertura democrática no Brasil na década de 80. Em especial para nós que estamos na trincheira do cerrado, no estado de Goiás, que abriga forças poderosas da extrema direita financiada pelo agronegócio predatório. E onde a esquerda, reformista ou revolucionária, não possui alcance de massas suficiente para equiparar forças com a burguesia desse estado. Estamos indo para uma guerra movidos pela nossa coragem revolucionária, mas conscientes das condições adversas e desfavoráveis! 

O peso do bolsonarismo em Goiás é grande, estão transformando muitas igrejas em comitês eleitorais, em palanques políticos e abusando da fé de pessoas inocentes, com doutrinação movida a charlatanismo mesquinho e perverso que usa o cristianismo para a disputa de grana e poder. Como recentemente vimos pastores aqui de Goiás num esquema de corrupção tenebroso, envolvendo o ministério da educação, bíblias e barras de ouro. Não é à toa que Goiás é um dos estados mais visitados por Bolsonaro, afinal, há muitos negócios e esquemas por aqui, que talvez só iremos saber daqui 100 anos, devido aos sigilos que o presidente decreta toda semana para esconder seus mal-feitos e suas mentiras! 

Esse mesmo bolsonarismo conta com apoio de parte importante das forças de segurança e de milicias armadas pelas facilitações da legislação feitas por esse governo que tem ajudado até mesmo o crime organizado a se armar. A militarização da sociedade, através de doutrinação ideológica promovida por escolas militares, a cultura das armas, e o impulso de morte, são ideias e valores bolsonaristas que precisamos combater, pois são verdadeiras ameaças a democracia, ao estado laico e aos aos direitos civis. Não é por acaso que grupos neonazistas e fanáticos, encontram sob esse governo espaço confortável para se desenvolver e a violência contra quem pensa diferente está na ordem do dia. Mariele Franco, Bruno e Don e Marcelo militante do PT, todos assassinados por agentes bolsonaristas, são exemplos do que estamos falando. Não podemos mais permitir que nenhum militante da esquerda desse país seja assassinado pelo ódio neofascista! Vamos denunciar, exigir investigação, punição exemplar e também organizar nossa autodefesa e tomar medidas legitimas de segurança, nenhuma e nenhum a menos! O amor vai vencer o ódio! 

Acertamos taticamente em decidir sobre o apoio à candidatura de Lula à presidência da república, todas as pesquisas apontam a sua liderança e a possibilidade de vitória inclusive no primeiro turno. Devemos nos esforçar ao máximo para confirmar a vitória de Lula, pois a derrota de Bolsonaro, não é o fim do bolsonarismo, mas é um retrocesso para os planos do neofascismo no Brasil e no mundo. É muito progressivo que a classe trabalhadora brasileira escolha majoritariamente uma candidatura reconhecidamente de esquerda para tirar a extrema direita do poder central do país. Nosso apoio a Lula não deve ser sem mobilização de rua, não pode ser um cheque em branco, não será sem críticas e terá diferenciação programática! Nosso papel é tensionar pela esquerda, nossa estratégia é o socialismo, e para isso a nossa tática central no momento tem que ser derrotar eleitoralmente a extrema direita.

Estamos apresentando um programa baseado no combate à fome, na geração de emprego, na luta contra as privatizações, na taxação das grandes fortunas, no apoio a agricultura familiar, na garantia de acesso a alimentos baratos para o povo, na defesa do SUS, das universidades, institutos federais e da escola pública. Queremos o respeito aos direitos civis, fortalecendo a luta antiracista, fortalecendo a luta da comunidade LGBTQIA+, conjuntamente com os povos originários, no respeito aos direitos das mulheres, da juventude e do meio ambiente. Estamos na trincheira da defesa dos direitos democráticos, contra o golpismo de Bolsonaro! Ditadura nunca mais! Queremos radicalizar a democracia e a participação popular nos rumos do país! 

Seria muito importante que em Goiás tivessemos uma frente de esquerda, com uma aliança entre nossa federação em conjunto com PT e partidos da sua federação. Fizemos e participamos de vários debates e iniciativas na busca do diálogo que levasse a unidade. Mas infelizmente o PT insiste nesse momento em uma aliança com Marconi Perillo e aliados, não acreditamos e não queremos esse caminho para esquerda. Lula e o PT não precisam do PSDB de Goiás para construir um caminho que encante corações e mentes. E que abra possibilidades em fortalecer uma alternativa de esquerda! 

Na outra ponta, erram aqueles partidos da esquerda que insistem em sua autoconstrução, menosprezam o perigo neofascista e não levam em consideração movimentações táticas necessárias nesse momento para derrotar Bolsonaro se recusando a apoiar Lula. O Psol não nasceu para caminhar na marginalidade política, e não há nenhuma virtude em partidos que se autoproclamam os únicos revolucionários somente para emular e romantizar ideias para sua própria militância. A realidade é muito mais difícil e complexa do que os desejos dos comitês centrais de partidos de vanguarda, que pouco dialogam com a amplitude e a diversidade da classe trabalhadora brasileira. 

Por último, faço um chamado a toda militância do Psol em Goiás, vamos nos jogar nessa luta política, vamos fazer campanha, nas ruas e nas redes! A história está nos convocando para uma tarefa inadiável, independente se vamos eleger ou não, mas tenho certeza que sairemos mais fortes, mais conhecidos, com mais filiados, e com figuras públicas ainda mais poderosas para a luta política e ideológica em nosso estado. 

Quero saudar a presidenta estadual do Psol Cintia Dias, que também é nossa candidata a governadora, que tenho certeza que dará o seu melhor, e dizer que estaremos nas ruas juntas com a nossa militância. Fizemos nossa conferência, tivemos nossas polêmicas, tomamos nossas decisões! Agora é hora da unidade do Psol, de nossa federação com os companheiros da Rede, vamos juntos nessa guerra, até o socialismo! Eles não passarão!”

Termino com um poema de Bertold Brecht:

“O Vosso tanque General, é um carro forte

Derruba uma floresta esmaga cem homens,

Mas tem um defeito

– Precisa de um motorista


O vosso bombardeiro, general

É poderoso:

Voa mais depressa que a tempestade

E transporta mais carga que um elefante

Mas tem um defeito

– Precisa de um piloto.


O homem, meu general, é muito útil:

Sabe voar, e sabe matar

Mas tem um defeito

– Sabe pensar”