Entre os dias 28 e 31 de julho de 2022, ocorrerá em Belém (PA), no campus da Universidade Federal do Pará, o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA). São esperadas mais de 4 mil pessoas de diversas partes do mundo, especialmente dos 9 países que compõem a PanAmazônia. O FOSPA é uma articulação de movimentos sociais, associações, entidades, coletivos e que tem o apoio institucional da UFPA e da Prefeitura de Belém.
A questão ambiental será grande centro dos debates. O Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza já está inclusive visitando cidades como Marabá, Anapu e Altamira para apurar denúncias de violação dos direitos da natureza e dos direitos humanos e exigir respostas das Nações Unidas e da comunidade internacional para o ecocídio e o genocídio em curso em nossa região amazônica. Haverá também o Tribunal de Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Panamazônicas e Andinas. As outras grandes atividades do FOSPA serão os atos de abertura, no dia 28/07, o ato em homenagem aos mártires da Amazônia, na UFPA, no dia 29/07, e o ato de encerramento no dia 31/07 contra o fascismo, o autoritarismo, o fundamentalismo e o ecocídio.
Além dessas grandes atividades, todas com representação internacional, ocorrerão também cerca de 260 atividades autogestionadas dos movimentos sociais e coletivos que participarão do evento; e haverá também uma programação cultural riquíssima, com destaque para o lançamento mundial do documentário “Pisar suavemente na Terra”, de Ailton Krenak, que irá comentar o vídeo após a sua exibição.
Em tempos de emergência climática global e de avanço da destruição ambiental na Amazônia e no Pantanal sob o governo neofascista de Jair Bolsonaro, o X FOSPA será um espaço fundamental de articulação internacional das lutas e das resistências dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e urbanos de toda a Paz-Amazônia contra o ecocídio e o genocídio impulsionados pela exploração capitalista e pelos governos que representam os interesses dos grandes empresários do Agro.
A programação completa do X FOSPA pode ser consultada no site.
Comentários