Pular para o conteúdo
BRASIL

Apuração paralela proposta por ministro da Defesa é desculpa para tentativas golpistas

Bolsonarismo e generais empurram o país para o caos golpista

da redação
Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Após a denúncia feita pelo ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a possibilidade de repetição no Brasil de um movimento golpista ainda pior do que ocorreu na tentativa de tomada do Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021, nesta semana a tensão com os generais subiu mais alguns degraus.

Em audiência com uma comissão de senadores presidida pelo bolsonarista Eduardo Girão (PODEMOS-CE), o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, voltou a defender várias propostas para o que chama de “aperfeiçoamento” do processo eleitoral.

Além de propor uma “auditoria paralela” ao processo eleitoral, a escandalosa proposta do general prevê a instauração de uma votação paralela, com cédula em papel, para comparação com o resultado da urna eletrônica. Uma chantagem absurda que, além de jogar dúvidas sobre o processo eleitoral em si, não garante nenhuma fiscalização eficaz já que esse modelo, além de desnecessário e de difícil aplicação, tampouco está imune à várias formas de ação fraudadora de golpistas, da violência até a votação em candidatos diferentes em ambas as urnas, com o objetivo de implodir o processo eleitoral.

Além de tudo, a mera atuação dos generais, particularmente do ministro da Defesa, em assuntos que estão fora do âmbito de seu Ministério já deveria ligar um sinal de alerta enorme para as forças democráticas do país. Como muito bem enfatizou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), durante a sessão de uma comissão na Câmara na qual o general Paulo Nogueira estava presente: “Não é tarefa das Forças Armadas debater urnas eletrônicas”. A hipótese de buscar um “acordo” com o TSE, como afirma o ministro, simplesmente não existe e soa a chantagem.

O objetivo por trás dessa movimentação dos militares é pressionar o TSE, tutelar o processo eleitoral e empurrar o país para o caos, justificando o golpismo

Trata-se, portanto, de uma atuação ilegal que não está prevista na Constituição e que é uma herança da ditadura, na qual os militares ainda acreditam que devem tutelar a ação civil e as instituições democráticas. Vale lembrar, contudo, que a própria Constituição de 1988 deixou de ser parâmetro para os generais, acentuadamente, a partir o golpe de 2016. Na verdade, o objetivo por trás dessa movimentação dos militares é pressionar o TSE, tutelar o processo eleitoral e empurrar o país para o caos, justificando o golpismo e abrindo portas a um novo mandato de Bolsonaro ou de uma junta militar.

O maior símbolo do desastre da atuação de um militar fora da sua área de interesse foi a gestão do general Pazuello no ministério da Saúde, cujo resultado foi a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus (AM), e o país alcançando sexto lugar em número de pessoas contaminadas e o segundo lugar em número de mortes por covid-19. General cujo processo interno por participação em uma motociata foi simplesmente arquivado pelo atual ministro da Defesa.

O mais irônico nisso tudo é que, ao mesmo tempo que reivindica para si o papel de guardião da confiabilidade das eleições, os militares estão envolvidos em esquemas de  aquisição de leite condensado, salmão, picanha, botox, uísque, viagra e até implante peniano. Sem falar em 37 quilos de cocaína encontrados no avião presidencial, cujo “guardião” era um militar.

Na escalada golpista, Bolsonaro dispõe não apenas de seu ministro da Defesa. Recentemente, o presidente comemorou o aumento de registros de armas em poder dos CAC (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de armas de fogo), que hoje já são quase 700 mil. Em um eventual golpe, esses segmentos civis armados, junto a militares, reservistas e agentes das forças de segurança, como o agente que assassinou Marcelo Arruda, uma liderança petista em Foz do Iguaçu, podem cumprir um papel de bucha de canhão bolsonarista, compondo grupos paramilitares urbanos, a exemplo do golpe boliviano de 2019 e, no nosso caso, apoiados ainda nas milícias já existentes, responsáveis por controle de grande parte do território carioca e em expansão nacional. E, não é possível desprezar o papel e o crescimento de células nazistas em todo o país, que chegaram a dar um salto nesses últimos três anos.

Bolsonaro também já falou em live que agirá antes das eleições, possivelmente no 7 de setembro, depois do ensaio golpista que se deu nessa mesma data no ano de 2021. E que seus apoiadores “sabem o que precisa ser feito”. A esquerda brasileira e as forças democráticas não podem titubear. É hora de agir. O país precisa ser novamente tomado por mobilizações, contra Bolsonaro e seus generais golpistas, para garantir as eleições e a vontade popular.