Pular para o conteúdo
COLUNISTAS

“Onde nascem os monstros”: Carlos Zacarias lança seu novo livro, sobre o bolsonarismo

Lançamento ocorre nesta terça-feira, 05, às 15h, na Biblioteca Macêdo Costa

da redação*

As eleições de 2018 colocaram um imenso desafio para os movimentos sociais, para a esquerda e para os estudiosos do Brasil: explicar a ascensão de Bolsonaro e o fenômeno do bolsonarismo e ao mesmo tempo impedir que ele se perpetue. Em verdade, desde as Jornadas de Junho de 2013 e, depois, quando os movimentos de direita e extrema direita emergiram na cena pública como protagonistas das ruas empunhando a bandeira do impeachment, que uma importante parte da intelectualidade tem se dedicado a pesquisar e refletir sobre o tema. Entre as questões mais importantes que se colocam, muitos buscam compreender o modo como foram criadas as condições para o golpe de 2016 contra Dilma Rousseff, que terminaram abrindo o caminho para que um ex-capitão do exército e inexpressivo político do baixo clero ascendesse à Presidência da República.

Nessa altura, uma importante literatura vem se consolidando e ajudando a explicar o Brasil tentando caracterizar os agentes políticos mais importantes, os aspectos fundamentais da luta de classes e os principais personagens da nossa história recente, incluindo-se as novas ideologias, como o bolsonarismo. Com vistas a armar os trabalhadores das indispensáveis ferramentas da crítica para que sejam capazes de transformar o país em seu benefício e interesse, que são justamente os interesses da democracia e das lutas do povo pobre, o mais atingido pelo golpe de 2016 e pela chegada de Bolsonaro ao poder, inúmeros livros vem se dedicando a descortinar a ascensão do bolsonarismo e a escrutinar as dimensões da violência política que ele comporta.

Buscando entrever as condições em que estão se dando os embates, o lugar ocupado pela esquerda, o refluxo conjuntural e o pontual avanço das lutas populares diante da ameaça fascista, tomados como dimensões que demarcam a recente política e governança do país, atravessado por disputas que alcançam universos simbólicos e dimensões institucionais, o livro Onde nascem os monstros: extrema direita, bolsonarismo e performance fascista (Quarteto, 2022), do historiador e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Carlos Zacarias de Sena Júnior, inscreve-se nesse esforço.

Historiador dedicado às discussões das relações entre a história e a memória, no âmbito da à história política e dos partidos e movimentos contemporâneos de esquerda e direita, Carlos Zacarias é, também, um ativista dos movimentos sociais com larga experiência na luta socialista, tendo sido nos últimos anos um personagem importante de embates em defesa da universidade e da liberdade de ensinar, especialmente quando foi processado por ocasião da oferta da disciplina O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil, no âmbito da UFBA.

Onde nascem os monstros, que será lançado nesta terça, 05/07, em Salvador, constitui-se, portanto, no esforço de conjugar a análise rigorosa da realidade social e política do Brasil, com a tentativa de transformá-lo. Oferecendo ao leitor uma reunião de intervenções e artigos escritos e publicados entre 2018 e 2021 em veículos como o Esquerda Online, do qual é colunista, o Le Monde Diplomatique, o jornal A Tarde e o blog Marxismo21, Carlos Zacarias proporciona uma leitura sobre a configuração do bolsonarismo como potencial e performático projeto fascista. Nesta mesma linha de análise, o autor, que publicou De tédio não morreremos (2016) e Foi golpe! (2018), dois outros títulos que se articulam com a nova obra Onde nascem os monstros, compondo uma espécie de trilogia, busca entender como os operadores da extrema direita colocaram em marcha um modelo de destruição do país eficaz e extremamente perigoso, tendo emergindo do aprofundamento da luta de classes e da combinação de crises que explodiram a partir de 2013.


Serviço:

Onde nascem os monstros: extrema direita, bolsonarismo e performance fascista
Autor: Carlos Zacarias de Sena Júnior
Prefácio e texto de orelha, respectivamente de Demian Mello e Carlos Alberto Jr.
Editora: Quarteto
Preço: R$ 49,00
Site da editora: www.quartetoeditora.com.br

*Com informações do autor.

COLUNA

Veja os textos de Carlos Zacarias de Sena Jr. publicados no EOL