Pular para o conteúdo
BRASIL

Ato com Lula no RS reúne 7 mil, com denúncia da privatização da Petrobrás

Giro na capital gaúcha reuniu principais lideranças da esquerda

da redação
Ricardo Stuckert

Dando continuidade ao giro pelo país, iniciado há três semanas quando do lançamento do movimento Vamos juntos pelo Brasil, em São Paulo (SP), Lula esteve na noite desta quarta, dia 01/06, na capital gaúcha, onde discursou para cerca de 7 mil pessoas.

O encontro no espaço Pepsi On Stage reuniu inúmeras figuras da esquerda gaúcha, movimentos sociais e partidos, como Manuela D’Ávila (PCdoB), a ex-presidenta Dilma Rousseff, e os ex-governadores petistas Tarso Genro e Olívio Dutra. O ato contou com uma grande representação do PSOL, que marcou presença através de Pedro Ruas, vereador e pré-candidato a governador, Juliano Medeiros, presidente da sigla, Luciana Genro, deputada estadual e a bancada na Câmara Municipal, com Karen Santos, Matheus Gomes e Roberto Robaína. O que demonstra a importante disposição militante do PSOL em abraçar a campanha de Lula no estado.

Em sua fala, Lula retomou uma série de pautas importantes das quais tem tratado em atos anteriores, como a recriação do Ministério da Cultura, em contraposição à política do governo atual, que privilegia armas “quando o Brasil está precisando de livros”. Lula também dirigiu-se de forma bastante categórica aos possíveis compradores da Eletrobrás e da Petrobrás ao afirmar que “(…) se preparem. Porque vai ter que conversar conosco depois das eleições, depois de outubro.” E complementou denunciado a política privatista e subserviente do governo atual: “O sr. Guedes está tentando vender até os tapetes do Palácio da Alvorada”.

Os milhares de ativistas presentes também entoaram um forte grito de “viva a bancada negra”, bloco de parlamentares negros do PSOL, PT, PCdoB atuante na Câmara Municipal da capital gaúcha, cujos parlamentares têm sido vítima de perseguição e ameaças.

Matheus Gomes, vereador de Porto Alegre pelo PSOL e pré-candidato à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, considerou o ato um encontro histórico. “O ato com Lula hoje foi muito importante para mostrar que a militância de esquerda e dos movimentos sociais tem força quando está unida. E é com esse espírito que nós vamos fazer do RS uma trincheira da luta contra o bolsonarismo. O PSOL  está comprometido com essa luta e agora, a gente precisa unir forças aqui no estado e no Brasil para derrotar a extrema direita.”

 

VÍDEO | Transmissão do ato, com a fala de Lula

 

Marcado como:
eleições 2022 / lula