Lula na Unicamp: “Bolsonaro só entende de fake news e miliciano”
Pré-candidatura será lançada neste sábado, às 10h
Publicado em: 6 de maio de 2022
O Teatro Arena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou lotado na noite desta quinta, 04, para a aula magna ministrada pelo ex-presidente Lula, evento que também contou com a presença de diversas lideranças políticas da esquerda, como Guilherme Boulos, Fernando Haddad, e co-vereadoras da Bancada Feminista do PSOL, de São Paulo (SP). O evento foi marcado pela presença massiva de movimentos sociais e de milhares de estudantes, que demarcaram sua disposição de derrotar bolsonaro e o bolsonarismo.
“Para nós, jovens do movimento estudantil, finalmente chegou o ano da gente cumprir uma tarefa histórica para a nossa geração, que é derrotar a extreme direita. E para isso, precisamos de muita mobilização! Para derrotar o bolsonaro nas urnas, elegendo nosso candidato, Lula, mas também para derrotar o bolsonarismo politicamente e ideologicamente nas ruas”, afirmou Ellen.
Representando os estudantes da graduação falou a estudante de Pedagogia Ellen Alves, integrante da gestão do DCE Unicamp e militante da juventude Afronte!, que discursou sobre a necessidade de organizar comitês de luta e grupos de ação na universidade para derrotar o bolsonarismo nas eleições. “Para nós, jovens do movimento estudantil, finalmente chegou o ano da gente cumprir uma tarefa histórica para a nossa geração, que é derrotar a extreme direita. E para isso, precisamos de muita mobilização! Para derrotar o bolsonaro nas urnas, elegendo nosso candidato, Lula, mas também para derrotar o bolsonarismo politicamente e ideologicamente nas ruas”, afirmou Ellen. Lula recebeu das mãos de Ellen uma carta, que será apresentada a outras pré-candidaturas.
Também teve destaque a fala do coordenador do movimento de estudantes indígenas da universidade, que compreende mais de 40 povos, e representante estudantil no conselho superior da instituição, Arlindo Gregório. “Cadê os Yanomamis?”, questionou, em um grito que não quer calar. Pelo movimento negro universitário, tomou a palavra a estudante de Nutrição Gabriela Bernardo, que fez importante defesa da manutenção e ampliação das políticas de cotas.
Em sua fala, Lula resgatou a importância do acesso à universidade, da ampliação de vagas e da política de cotas. “Hoje você vê a cara do Brasil na universidade, antes você só via a cara da elite”, afirmou. Ele pontuou a situação vivida por dezenas de universidades e institutos federais, que estão sob intervenção: “Até reitor eles não indicam mais o primeiro da lista. Indicam um que é amigo deles. Eu não quero ter amigo reitor. Quero ter reitor capaz de administrar as universidades brasileiras.”
Sobre a gestão de Bolsonaro na educação, Lula levantou o Teatro Arena quando disse que Bolsonaro “não entende de absolutamente nada. Só entende de fake news e de miliciano. Uma pessoa que sequer se prestou a acreditar na Ciência quando a pandemia chegou no Brasil. Seria tão mais fácil se a gente tivesse alguém com um pouco mais de humanismo, com sentido de fraternidade e espírito de solidariedade para governar o nosso país”, afirmou.
Em um dos momentos mais importantes, o ex-presidente condenou a Lei do Teto de Gastos, que é usado para garantir os compromissos de pagamento da dívida pública do Estado. “Queremos saber qual é o compromisso para acabar com a fome nesse país, qual o compromisso para acabar com o desemprego nesse país? Economizar para que, para pagar juros da dívida? A dívida maior que a gente tem é a dívida histórica com o povo pobre, é com o povo abandonado, é com os indígenas, é com os quilombolas”, declarou.
Algumas horas antes do evento na Unicamp, bolsonaristas montaram uma campana na porta do condomínio em que mora o cientista Rogério Cézar de Cerqueira Leite, onde Lula almoçou. Os bolsonaristas chegaram a abrir uma faixa com a frase “Lula lixo”, e tentaram bloquear a passagem do carro com o presidente, na saída.
É neste sábado, 7, o lançamento do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil
Está programado este sábado (07) o lançamento do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil e da pré-candidatura presidencial de Lula, na Vila Guilherme, em São Paulo (SP). O lançamento ocorrerá às 10h, em um ato com transmissão pela internet, em uma rede de canais de esquerda e progressistas, incluindo o portal Esquerda Online e canais de outros países. O ato contará com a participação de movimentos sociais e centrais sindicais e de partidos que integram a coligação, como PSOL, PCdoB e também PSB e Solidariedade. Acompanhe a transmissão pela internet.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo