Gabriel Boric tomou posse como presidente do Chile, em uma cerimônia no Congresso Nacional, em Valparaíso, sucedendo Sebastian Piñera. Boric, 36, bastante emocionado, disse que lhe faltavam palavras e repetiu o pronunciamento feito após a apuração dos votos, e afirmou que ele e o ministério vão dar “o melhor para estar a altura dos desafios que temos como país”.
Boric em seguida desfilou em carro aberto, mantendo uma tradição das posses chilenas, no percurso até o palácio de Cerro Castillo, en Viña del Mar, onde continuará sua agenda de encontros com lideranças internacionais.
Ao final do dia, em Santiago, o ex-líder estudantil fará um pronunciamento ao povo chileno, da sacada do palácio La Moneda, em um momento carregado de simbolismo, já que o último presidente a discursar na sacada foi Salvador Allende, vítima do golpe militar de Pinochet.
LEIA MAIS
Assembleia Constituinte do Chile aprova legalização do aborto
EOL NO CHILE | Acompanhe a cobertura da posse de Gabriel Boric nas redes do Esquerda Online e faça uma doação. Faça um pix e ajude o EOL a acompanhar a posse de Boric no Chile
Comentários