Estamos em 2022 e as eleições estão logo ali. Será um momento de enormes desafios para a esquerda capixaba. Sabemos como o conservadorismo, o bolsonarismo e a extrema-direita ganharam força no ES e ameaçam as liberdades democráticas. Sabemos também que é preciso enfrentar as políticas neoliberais do governo centro-direita de Casagrande (PSB), que promovem privatizações, ajuste fiscal e o desmonte do serviços públicos.
É a partir desse modelo econômico neoliberal que ocorre o aprofundamento da ação coercitiva sobre o povo trabalhador, de modo que as consequências recaiam principalmente sobre as mulheres, os negros, a juventude, a população camponesa, LGBTQIA+, indígena e quilombola.
Portanto, para enfrentar o bolsonarismo e o projeto neoliberal em nosso Estado, a Resistência entende que a direção do PSOL ES deve fazer um chamado à frente de esquerda nas eleições capixabas. Trabalhando na construção de um amplo processo de formulação programática para esta frente, contribuindo para impulsionar uma mesa de diálogo com todos aqueles que concordam com a necessidade da unidade da esquerda em 2022.
Precisamos de um programa antineoliberal que enfrente os privilégios do 1% mais rico e que atenda os interesses dos 99% . Um programa que lute por empregos, saúde, educação e transporte público de qualidade, cultura, moradia, agricultura familiar, renda básica, a defesa do meio ambiente, das liberdades democráticas e políticas públicas de combate ao machismo, o racismo e a LGBTQIA+fobia.
Também somos solidários com aqueles e aquelas militantes do PT-ES que defendem no interior do partido uma candidatura estadual independente de Casagrande e de suas políticas neoliberais.
Essa disputa no interior do PT-ES, de se criar uma frente independente das elites do Estado, é fundamental para a construção de um outro ES, com um governo voltado para os interesses do povo trabalhador, e que nacionalmente também buscamos que se expresse na candidatura Lula, sem Alckmin e a direita.
Por uma frente de esquerda nas ruas e nas urnas!
Por empregos, direitos e pelo combate às desigualdades!
#eleicoes2022 #eleições #psol #psoles
Comentários