Pular para o conteúdo
BRASIL

São Bernardo: “trabalhador, preste atenção, cinco conto no busão, sem condição”

Ontem, 18, ocorreu o primeiro ato contra o aumento da tarifa de ônibus em São Bernardo do Campo, no ABC paulista

Michelle Dias Forão*, de São Bernardo do Campo, SP

Em 30/12/2021, algumas cidades do Estado de São Paulo anunciaram o aumento. No ABC, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá aumentaram os valores da passagem. Um verdadeiro saque no bolso da classe trabalhadora.

O Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das passagens do ABC e a Frente Povo Sem Medo do ABC esteve nas ruas. A concentração foi em frente ao Terminal de Ônibus de São Bernardo do Campo, com palavras de ordem e diálogo com a população caminharam pela Avenida Faria Lima, até o Terminal Ferrazópolis denunciando o descaso do governo Orlando Morando (PSDB) e o lucro da patronal.

Infelizmente as condições da classe trabalhadora no acesso e direito a cidade tem-se agravado.

Em virtude do agravamento da crise econômica aumentou substancialmente a informalidade, o desemprego do povo. Os salários dos trabalhadores formais também não tem dado conta de assegurar todas as necessidades elementares. A resposta disso é que temos metade da população brasileira em situação de insegurança alimentar, ou seja, metade da população que não possui recurso para para garantir no mínimo as 3 refeições por dia!

Vale lembrar, que Orlando Morando no estado de São Paulo foi um dos principais prefeitos que cometeram crimes contra a população, despejando inúmeras famílias em tempos de Pandemia.

O direito a cidade, a mobilidade urbana e o transporte é direito do povo e dever do Estado. Não é para manter lucros exorbitantes das empresas que prestam precariamente o serviço de transporte coletivo. Sim, digo coletivo, porque não é público. Pagamos duas vezes. Uma pelos impostos e outra, quando compramos a passagem.

Lutar pela dignidade humana e denunciar a lógica gananciosa é fazer cumprir os artigos 2°, 3° e 6° da Constituição Federal!

“MÃOS AO ALTO, R$ 5,10 É UM ASSALTO”

Fotos: https://www.facebook.com/FrenteABCSemMedo/

*Michelle Dias Forão é militante da Resistência Feminista ABC