Nós, parlamentares e dirigentes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Brasil, expressamos publicamente e com toda a ênfase necessária nosso apoio e solidariedade ao mandato socialista e de luta da companheira Kshama Sawant, vereadora do ‘Socialist Alternative‘ em Seattle, EUA.
O mandato de Kshama está sob ameaça direta em razão de um processo de ‘recall’ conduzido e patrocinado pela direita, grandes corporações (como a Amazon) e setores conservadores da sociedade estadunidense.
A justificativa usada para essa tentativa de revogação do mandato de Kshama é sua participação em protestos pacíficos do movimento ‘Black Lives Matter’ e por colocar seu mandato à serviço das lutas da classe trabalhadora, do movimento negro, mulheres e demais setores oprimidos.
Desde 2013, quando Kshama foi eleita como a primeira vereadora socialista em Seattle em cem anos, seu mandato tem construído um longo histórico de lutas e conquistas. Entre elas está o salário-mínimo de 15 dólares por hora, a taxação sobre a Amazon para financiar programas de moradia e políticas ambientais, além da conquista de direitos dos inquilinos diante dos grandes interesses imobiliários de Seattle.
Apesar de seu enorme esforço e investimento, as grandes empresas e o establishment político não conseguiram impedir a reeleição de Kshama em 2015 e 2019. Mas, querem agora cassar seu mandato aprofundando os métodos antidemocráticos usados antes, como a campanha de ataques caluniosos e o abuso do poder econômico.
Defender o mandato de Kshama Sawant é defender o direito democrático de manifestação e luta para aqueles que sofrem com a crise, a desigualdade, o racismo e a opressão. É defender que mandatos parlamentares possam estar a serviço dessa luta. É defender que os socialistas possam ser eleitos e exercer mandatos parlamentares. Para nós do PSOL, esses direitos são inquestionáveis e precisam ser defendidos no Brasil, nos EUA e em qualquer parte do mundo.
Kshama é uma militante socialista internacionalista que já visitou o Brasil, participou de atividades do PSOL e se solidarizou com as lutas sociais e contra as opressões em nosso país. Seu mandato também se colocou em defesa dos direitos reprodutivos na Irlanda, contra as políticas de direita e racistas de Narenda Modi na Índia, em solidariedade a ativistas perseguidos em vários países, de vários continentes.
É por tudo isso que assumimos como nossa também a posição adotada por Bernie Sanders, Noam Chomsky, mais de 20 sindicatos em Seattle, o DSA e todos os demais ativistas e personalidades democráticas, socialistas, que manifestaram seu apoio a Kshama.
Juliano Medeiros – presidente nacional do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Israel Dutra – secretário-geral nacional do PSOL
Deborah Cavalcante – secretária de relações internacionais do PSOL
Talíria Petrone – deputada federal (PSOL-RJ) – líder da bancada do PSOL na Câmara de Deputados
Sâmia Bomfim – deputada federal (PSOL-SP)
Fernanda Melchionna – deputada federal (PSOL-RS)
Vivi Reis – deputada federal (PSOL-PA)
David Miranda – deputado federal (PSOL-RJ)
Áurea Carolina – deputada Federal (PSOL-MG)
Glauber Braga – deputado federal (PSOL-RJ)
Comentários