Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Plenária nacional prepara atos feministas do dia 04 de dezembro

Gizelle Freitas, de Belém, PA
card roxo divulgando a plenária. Está escrito. Plenária nacional de mulheres. Bolsonaro Nunca Mais. 4/12 em todo o brasil

Nesse dia 23 de novembro aconteceu uma grande e importante plenária virtual nacional de mulheres com a chamada BOLSONARO NUNCA MAIS, que contou com quase mil inscritas e mais de 420 presentes. A plenária teve por objetivo animar a mulherada de norte a sul desse país para estarmos nas ruas no dia 04 de dezembro, encerrando um ano muito difícil para a classe trabalhadora, sobretudo para o povo mais empobrecido, com luta nas ruas, embaladas pelo novembro negro onde aconteceram atos no dia 20 contra Bolsonaro racista, e pelos atos simbólicos que marcaram o dia 25, dia internacional de não violência contra a mulher.

A plenária foi iniciativa da articulação nacional das mulheres das frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e da campanha nacional Fora Bolsonaro, grupo que tem reunido, semanalmente, dezenas de organizações feministas, secretarias de mulheres de partidos da esquerda, centrais sindicais, coletivos nacionais de combate ao racismo, entre outros, para inspirar as frentes feministas nos Estados e assim colocar as mulheres em marcha. O que construímos em 2018 com o #EleNão está cravado nos anais de luta do Brasil. De lá pra cá sobrevivemos a um conjunto de ataques, são inúmeros os elementos objetivos e subjetivos, como: mais de 613 mil mortos pela covid19 e pela política de morte do governo Bolsonaro, o avanço acelerado do genocídio dos povos indígenas, da destruição do meio ambiente, com as maiores queimadas e desmatamento da Amazônia já vistos na história, com cerca de 27 milhões passando fome, acúmulo de tarefas domésticas e altas taxas de exploração, o que se reflete numa enorme exaustão, especialmente, entre nós, mulheres. Mas ainda assim, achamos que é necessário reunir a energia restante, respirar fundo e se jogar para construir fortes atos no dia 04 de dezembro, como as prévias do próximo 8 de Março.

Ressaltando que a iniciativa dessa data, o protagonismo, é das mulheres, mas somente seremos vitoriosas nessa tarefa se o conjunto dos lutadores entenderem que é mais um dia de luta pelo fora Bolsonaro, ou seja, se também entrarem com seriedade nessa organização. Portanto, é urgente que as frentes feministas estaduais e as frentes fora Bolsonaro também se reúnam para as deliberações necessárias para fazer o ato existir. Está sendo finalizado um manifesto nacional reforçando a importância desse próximo dia de luta.

Nós, da Resistência Feminista, participamos da plenária e estamos também contribuindo nessa articulação nacional de mulheres construindo junto com dezenas de outros movimentos nacionais. Nossas companheiras estão em suas cidades ajudando na organização das reuniões preparatórias.

O 04 de dezembro tem como objetivo acumular força feminista na ruas, a retomada desse espaço por aquelas que fizeram a primavera feminista, que foram a linha de frente dos atos Fora Temer, que em 2018 realizaram as multitudinárias marchas do #EleNão, isso para ficar nos eventos mais recentes de nossa história, porque nossos passos vem de muito longe. Com essa organização iniciaremos 2022 com força total, potência elevada para a construção do 08 de março.

Lugar de mulher é onde quisermos, mas é na luta coletiva que geramos a força transformadora necessária para derrotar a estrutura que nos oprime, explora e mata.

Procura aí na tua cidade a Resistência Feminista e vamos juntas até a derrota do Bolsonaro e do projeto fascista. Viva a luta das mulheres!

Veja o vídeo unificado de convocação