Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

EOL e Travessia promovem live sobre a greve dos caminhoneiros e a alta dos combustíveis

da redação
Card da live promovida pelo Esquerda Online e pelo coletivo sindical Travessia. Com mediação de Gibran Jordão, o debate contará com Lilian Cuiñas, diretora do Sindipetro-RJ no Núcleo de Saúde, Meio Ambiente e Segurança; Isac de Oliveira, da Associação Fluminense dos Transportadores de Cargas; Livio, o 'uber de esquerda', da Associação de Profissionais por Aplicativos do RJ. Na imagem, a foto dos(as) três convidados(as)

Os combustíveis sofreram um novo aumento nesta semana. Com isso, a alta acumulada no ano é de 73,4% para a gasolina e de 65,3% para o diesel. A situação é insustentável para quem depende do combustível para trabalhar, como caminhoneiros e entregadores e motoristas de aplicativo, mas também para quem depende do gás de cozinha e toda a população, que sofre com a inflação dos alimentos, impactada pela alta do diesel e da gasolina. Em vez de alterar a política de preços da Petrobras, que se orienta pelos preços internacionais e lucros dos acionistas, o governo Bolsonaro busca caminhos paliativos, como a redução do ICMS ou a ajuda para parte da população comprar o gás de cozinha ou para os caminhoneiros abastecerem com diesel.

A situação dramática provocou a greve dos caminhoneiros, convocada para esta semana, a partir de 01 de novembro. O movimento exige a redução dos combustíveis, linhas de financiamento para manutenção dos caminhões, entre outros itens. A alta do diesel, de 9% nesta semana foi o detonador. Ao mesmo tempo, a proposta de vale-combustível de R$ 400, anunciada por Bolsonaro e Guedes, em uma coletiva tensa na última sexta-feira, foi mal recebida pela categoria, sendo chamada de vale-esmola, ou vista como uma chacota.

Ao mesmo tempo, o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional, com Lira, ensaiam avançar ainda mais na privatização da empresa, culpando-a pela alta dos preços. Querem aproveitar o momento para privatizar a Petrobras, concluindo um processo que já está ocorrendo, com a venda de empresas subsidiárias e refinarias, além do uso reduzido da capacidade da empresa.

Neste sábado, 30 de outubro, a partir das 11h, vamos debater a greve dos caminhoneiros, a luta dos entregadores, que estão realizando novos breques em várias cidades, a ameaça à Petrobrás e as verdadeiras razões para a alta dos preços em uma live promovida pelo Esquerda Online e pelo coletivo sindical Travessia. Com mediação de Gibran Jordão, o debate contará com Lilian Cuiñas, diretora do Sindipetro-RJ no Núcleo de Saúde, Meio Ambiente e Segurança; Isac de Oliveira, da Associação Fluminense dos Transportadores de Cargas; Livio, o ‘uber de esquerda’, da Associação de Profissionais por Aplicativos do RJ. Acompanhe no facebook do Esquerda Online e da Travessia ou no Youtube do EOL, neste endereço.