Pular para o conteúdo
BRASIL

MST escracha Paulo Guedes em frente ao Ministério da Economia

“Nem mesmo uma das principais promessas de Guedes, o tal crescimento em V, foi cumprida”, afirma dirigente Sem Terra

MST*
Matheus Alves

Os manifestantes realizaram uma encenação teatral que denunciou o ministro.

Na tarde desta quinta-feira (7), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) realizou uma ação de escracho ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo seu envolvimento com o escândalo da Pandora Papers, divulgado no último domingo (3).

Os manifestantes fizeram uma encenação teatral que denunciou o ministro, cantando: “Gritou o Paulo Guedes, falando baboseira. E a elite brasileira lucrando sem pudor. Tira o dinheiro e bota no estrangeiro e a fome vai causando muita dor. Tá tudo caro!”.

VÍDEO

Na lateral do prédio houve uma intervenção com as frases “Guedes no paraíso e o povo no inferno” e “Guedes lucra com a fome”.

“O escândalo surge no momento em que o Brasil passa por uma das mais severas crises sanitárias, econômicas e institucionais que esbarra em uma atuação inerte do Ministério da Economia, que não tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida da população. Nem mesmo uma das principais promessas de Guedes, o tal crescimento em V, foi cumprida”, afirma a integrante da coordenação nacional do MST pela juventude, Jailma Lopes.

“O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de pessoas que passam fome. São mais de 14 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego. Uma realidade dura que atormenta as famílias diariamente enquanto o ministro da economia lucra milhões de dólares com investimentos em paraísos fiscais no exterior”, completa.

O ato denunciou também o “pacto da morte” entre o Ministério da Economia e a empresa privada operadora de saúde Prevent Senior, que foi apresentado pela advogada Bruna Moratto, na CPI da Covid-19 no Senado Federal.

A Prevent Senior, que foi denunciada por atuação criminosa no cuidado de pacientes internados com Covid-19, também detêm fortunas no exterior listadas pela Pandora Paper. Dessa forma, o negacionismo do governo apoiado por uma elite de empresários, também foi responsável pelas mais de 600 mil mortes da Covid no país.

*Edição: Wesley Lima (MST)

MAIS FOTOS (MST e Matheus Alves)


Patas de galinha na entrada do Ministério da Economia.


Intervenção artística, denuncia o paraíso de Guedes.