Pular para o conteúdo
BRASIL

Bolsonaristas bloqueiam estradas: povo paga a conta

da redação

Desde a terça-feira, 07, supostos caminhoneiros estão convocando o bloqueio de estradas em todo o país, em apoio ao presidente Bolsonaro e contra o STF. Na noite desta quarta-feira, 08, ocorreram bloqueios de estrada em até 16 estados e em toda a Esplanada dos Ministérios. Ao final da manhã, apenas cinco pontos ainda permaneciam bloqueados em todo o país e parte dos caminhões já havia deixado a Esplanada, dando sinais de arrefecimento dos protestos golpistas.

O movimento tomou as redes sociais na noite de quarta, com vídeos gravados nas estradas por supostas lideranças, ameaçando parar o país e dizendo contar com apoio das polícias rodoviárias e militar. O movimento apresentou um caráter ideológico, a ponto de lideranças de associações de caminhoneiros, que lutam contra o preço dos combustíveis e reajuste na tabela de frete, terem dito desconhecer o protesto. O movimento teve apoio de empresas ruralistas e empresários bolsonaristas, incluindo muitas denunciadas por relação com o trabalho escravo.

O objetivo do movimento foi paralisar o abastecimento do país de combustível e comida, no que chegou a ter algum resultado. Houve correria aos postos de gasolina em todo o país e em alguns locais, como o Distrito Federal, ameaça de desabastecimento do etanol. A circulação de mercadorias também foi atingida.

No entanto, o movimento teve enorme repercussão negativa, num país com escalada de inflação, que atingiu novo recorde nesta quinta-feira, 09, e com a economia paralisada. Se o movimento permanecer, será a própria população a pagar a conta, com aumento da inflação e caos social, tornando a vida ainda mais difícil sob o governo de Bolsocaro. É importante lembrar que é o próprio Bolsonaro o responsável pela alta dos preços do gás e combustíveis, como o do diesel, ao manter uma política de preços que se guia pelos valores internacionais, para o lucro dos acionistas.

A repercussão negativa e a grita de parte do mercado foi tamanha que o próprio Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura foram obrigados a gravarem mensagens para tentar desmobilizar seus seguidores nas estradas, que em parte não acreditaram no áudio e preferiram crer e se emocionar com mensagens que anunciavam uma declaração de um estado de sítio no país.

O terrorismo bolsonarista nas estradas, liderado por personagens como o youtuber e caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, precisa ser duramente reprimido, com ações para o desbloqueio imediato das vias e prisões do agentes fascistas. Da mesma forma, é preciso retirar os 71 caminhões que ainda permanecem na Esplanada, como uma cabeça de lança do golpismo, afrontando as instituições e a democracia e buscando intimidar a militância de esquerda e democrática. O episódio de hoje, assim como os atos do dia 07, demonstram novamente que Bolsonaro quer o caos para tentar dar um golpe e que tem uma turba de fanáticos dispostos a isso. Nas estradas estão seus “cachorros loucos”. É hora de organizar a mobilização e sair às ruas, empurrando o fascismo para a lata de lixo da história.