Pular para o conteúdo
BRASIL

Com oito medalhas, Brasil ocupa décima posição no ranking paraolímpico

País acumula um ouro, três pratas e quatro bronzes.

da redação
Montagem: Pedro Ravasio/EOL

Daniel Dias, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Joana Neves, Jovane Guissoni, Patrícia Pereira. Phelipe Rodrigues, Rodolpho Riskalla e Talisson Glock, medalhistas paraolímpicos brasileiros em Tokyo 2020

Atualizado em 26/08 às 11h

O Brasil vem ocupando posição de destaque no quadro de medalhas paraolímpico. Após o segundo dia de competição, o país já ocupa a décima posição no ranking geral.

Segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a meta é que o país se mantenha no top 10 no quadro de medalhas, o que acontece seguidamente desde a edição de Pequim 2008.

paralympic.org

 

Até agora, predominância da natação, que rendeu ao país seis posições no pódio, incluindo o único ouro do estreante Gabriel Bandeira e três bronzes de Daniel Dias, um deles no revezamento 4x50m livre. Gabriel Araújo foi medalha de prata nos 100m costas da classe S2 da natação, e o pernambucano Phelipe Rodrigues, bronze nos 50m livre s10 masculino.

Ainda na natação, a equipe brasileira conquistou bronze no revezamento 4z50m livre misto com Daniel Dias, Joana Neves, Patrícia Pereira e Talisson Glock.

Os brasileiros também conquistaram medalhas no hipismo e na esgrima em cadeira de rodas.

RODOLPHO RISKALLA DE GRANDE – Hipismo -Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 Foto: Wander Roberto/CPB @wander_imagem

O paulista Rodolpho Riskalla trouxe uma medalha inédita para o adestramento paralímpico brasileiro. No segundo dia de Tóquio 2020, ele montou o cavalo Don Henrico e teve 74,659% de aproveitamento em sua apresentação. O ouro ficou com o conjunto holandês Voets/Demantur N.O.P (76,585%) e o bronze com a belga Clayes/San Dior (72.853%).

OVANE SILVA GUISSONE disputa das semifinais dos jogos Paralímpicos na Esgrima sobre cadeira de rodas. Foto: Takuma Matsushita/CPB.

Na campanha pela prata, foram oito lutas e apenas duas derrotas, uma delas para o vencedor Alexander Kuzyokov, do Comitê Paralímpico Russo. Guissoni é vice-líder do ranking mundial e foi campeão paralímpico em 2012. “Meu objetivo era trabalhar bastante para chegar aqui em Tóquio, fazer o meu melhor e garantir uma medalha para o Brasil. Feliz, jogando solto e colocando em prática tudo aquilo que treinei”, comemorou o brasileiro.

Marcado como:
olimpíadas