Com oito medalhas, Brasil ocupa décima posição no ranking paraolímpico
País acumula um ouro, três pratas e quatro bronzes.
Publicado em: 26 de agosto de 2021
Atualizado em 26/08 às 11h
O Brasil vem ocupando posição de destaque no quadro de medalhas paraolímpico. Após o segundo dia de competição, o país já ocupa a décima posição no ranking geral.
Segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a meta é que o país se mantenha no top 10 no quadro de medalhas, o que acontece seguidamente desde a edição de Pequim 2008.
Até agora, predominância da natação, que rendeu ao país seis posições no pódio, incluindo o único ouro do estreante Gabriel Bandeira e três bronzes de Daniel Dias, um deles no revezamento 4x50m livre. Gabriel Araújo foi medalha de prata nos 100m costas da classe S2 da natação, e o pernambucano Phelipe Rodrigues, bronze nos 50m livre s10 masculino.
Ainda na natação, a equipe brasileira conquistou bronze no revezamento 4z50m livre misto com Daniel Dias, Joana Neves, Patrícia Pereira e Talisson Glock.
Os brasileiros também conquistaram medalhas no hipismo e na esgrima em cadeira de rodas.

O paulista Rodolpho Riskalla trouxe uma medalha inédita para o adestramento paralímpico brasileiro. No segundo dia de Tóquio 2020, ele montou o cavalo Don Henrico e teve 74,659% de aproveitamento em sua apresentação. O ouro ficou com o conjunto holandês Voets/Demantur N.O.P (76,585%) e o bronze com a belga Clayes/San Dior (72.853%).

Na campanha pela prata, foram oito lutas e apenas duas derrotas, uma delas para o vencedor Alexander Kuzyokov, do Comitê Paralímpico Russo. Guissoni é vice-líder do ranking mundial e foi campeão paralímpico em 2012. “Meu objetivo era trabalhar bastante para chegar aqui em Tóquio, fazer o meu melhor e garantir uma medalha para o Brasil. Feliz, jogando solto e colocando em prática tudo aquilo que treinei”, comemorou o brasileiro.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo