Pular para o conteúdo
BRASIL

Coque: Mão amiga convida comunidade e parceiros para inauguração de nova sede

A Associação Mão Amiga surgiu enquanto iniciativa de moradores do Coque, comunidade da periferia do Recife-PE, no ano de 2020, em plena crise pandêmica – pandemia esta que não era só de covid, mas também de fome. A partir daí, estabeleceu parcerias com pessoas e organizações para ajudar a consolidar esta associação e os seus projetos.

Para continuar avançando e atendendo as pessoas em situação de vulnerabilidade, no dia 01 de setembro, a Mão Amiga irá inaugurar sua nova sede, a partir das 16h30, na Avenida Central, 31, bairro de São José, Recife-PE. A associação aproveita a ocasião para reafirmar seus princípios e convidar parceiros e comunidade para este importante momento. Leia abaixo o convite:

Queremos, neste evento de inauguração da nossa sede, reafirmar nossos compromissos perante nossos amigos e comunidade, bem como perante nossos parceiros. 

Reafirmamos que a Associação Mão Amiga possui compromisso de contribuir com o combate às desigualdades sociais, aos diferentes tipos de opressões e de contribuir com a construção de uma sociedade mais informada e justa.

Neste sentido, já realizamos e estamos nos esforçando para aumentar as nossas ações de distribuição de comida pronta e de cestas básicas, distribuição de material de higiene, máscaras e material didático, ações de assistência à saúde, evento de Dia das Crianças e demais eventos culturais. 

Com o crescimento do nosso espaço físico, temos o plano de oferecer um espaço de leitura nesta sede que estamos inaugurando, pintura para crianças, reforço escolar, cursinho para o ENEM, cine-debate, formação de jovens e adultos e noções de primeiros-socorros.

Esta necessidade de se organizar de forma comunitária e solidária ganhou ainda mais urgência nos últimos anos. A fome e a miséria aumentaram consideravelmente. A pandemia aumentou os abismos sociais. Muitas pessoas saíram das suas casas para pedir comida nas ruas e praças. Aqueles que fazem parte da Associação Mão Amiga não aceitam passivamente este cenário desigual e de miséria.

O governo Bolsonaro, desde o início de seu mandato, não se preocupou com quem mora nas periferias. Até mesmo o auxílio emergencial não foi iniciativa deste governo. O mesmo governo que negou a vacina e desvalorizou a saúde e a ciência, expondo a população à fome e à doença. 

Já os governantes locais, do Governo de Pernambuco à Prefeitura do Recife, não tomaram medidas efetivas para melhorar serviços de transporte público, proteção ao emprego, renda básica e valorização dos profissionais de saúde.

As decisões sobre o destino e o uso das riquezas que a juventude e os trabalhadores, como nós do Coque, produzimos, nunca foram tomadas pelo povo, pelas periferias, e essa realidade só irá mudar quando nós, pessoas que vivem essa realidade, nos organizarmos.

Por isso, aproveitamos a ocasião da inauguração da nossa sede social para reafirmarmos perante nossos convidados e parceiros a nossa total independência frente aos governos e o nosso compromisso com os interesses e necessidades daqueles que ganham a vida através do suor de seu trabalho.

É pensando nos interesses e necessidades dos excluídos que a  Associação Mão Amiga continuará agindo e cada vez mais se fortalecendo. 

Sem mais, nós que compomos a Associação Mão Amiga convidamos você e sua família para prestigiar a inauguração da nossa nova sede social.

 

ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA A INAUGURAÇÃO

– 16h: Serviços de saúde (aferição de pressão, glicose, dicas de saúde)

– 17h30: Distribuição de sopão

– 18h: Apresentação da nova sede

 

Dia 01 de Setembro, a partir das 16h30, na Avenida Central, 31, São José (mesma rua da antiga sede), Recife-PE. Mais informações: @maoamigarecife / (81) 9.8505.2961.