Pular para o conteúdo
BRASIL

Veja como será o 3J em Campinas

Lucas Marques*, de Campinas, SP

Foto: Rafael Smaira

Os atos do 29M e do 19J em Campinas foram muito vitoriosos: construídos em unidade, através de plenárias abertas online, contando com diversas organizações de esquerda, entidades estudantis e sindicais da cidade. Assistimos a um crescimento assombroso da presença de manifestantes entre um ato e outro: enquanto se fala em 3 mil pessoas no 29M, no 19J o número estimado pelo principal órgão de imprensa da cidade foi de 15 mil pessoas presentes.

O 19J foi uma grande demonstração de força da esquerda campineira, que foi às ruas contra Bolsonaro, para dizer que o presidente era mais perigoso que o vírus, por comida no prato e vacina no braço, mas tomando todos os cuidados sanitários. Durante a manifestação houve distribuição de máscaras PFF2 e álcool em gel, além de terem sido observadas medidas de distanciamento social.

Semana de manifestações na cidade

Nesta semana em Campínas já ocorreram manifestações do movimento LGBTQIA+ na segunda (29) e um trancaço na Rodovia Zeferino Vaz, na altura de Barão Geraldo, contra o PL490/07, que institui o marco temporal para demarcações de terras indígenas, na quarta (30).

Fotos: André Azem e Ingrid Saraiva

Frente ao caso de corrupção envolvendo a compra de vacinas superfaturadas, o Movimento Nacional Fora Bolsonaro adiantou as manifestações que aconteceriam no dia 24 de julho para o próximo sábado, 3. Em Campinas não tem sido diferente, a cidade segue acompanhando todas essas mobilizações e o #3J será ainda maior! Vamos todes às 10h no Largo do Rosário!

Veja no vídeo abaixo um pouco do que foram as manifestações na cidade.