Pular para o conteúdo
BRASIL

Recife-PE: Enfermagem foi à luta pela aprovação do Piso Nacional

Jonata Bruno e Marcilio Couto Fonseca*, de Recife, PE

O dia 30 de Junho de 2021 ficou marcado na história da Enfermagem pela “Paralisação Nacional da Enfermagem pela aprovação do PL 2564/20”, que institui o piso salarial da categoria e as 30 horas semanais. Em todo o Brasil, sindicatos e entidades representativas organizaram mobilizações. 

No legislativo, foi intensificada a pressão para que o atual presidente do senado, Rodrigo Pacheco, coloque em votação o projeto de lei de autoria de Fabiano Contarato (Rede), que atualmente conta com o apoio de 75 senadores para que seja apreciado com urgência. É notória a essencialidade da Enfermagem. Desde a atenção básica até as unidades de especialidades, não se faz saúde sem esta categoria.

Carreata no Recife impactou a cidade

Em Pernambuco, foi organizada uma grande carreata da Enfermagem, que, com extensão quilométrica, percorreu nas grandes avenidas da capital pernambucana. A emoção tomou conta dos profissionais. Principalmente no momento em que a carreata fez uma parada e formou-se um grande círculo em frente ao Hospital da Restauração, referência em trauma no Estado.

A aprovação do PL 2564/2020, se concretizada, será uma vitória fenomenal da Enfermagem. Mas essa vitória ainda não se concretizou. Por este motivo, precisamos nos mobilizar com a máxima democracia pela base. Realizar mais encontros nos locais de trabalho, mais assembleias que sirvam para indicar para as direções representativas como e quando os trabalhadores da Enfermagem querem agir para alcançar o objetivo que é a aprovação do referido PL.

Precisamos e merecemos receber um salário digno e ter uma carga horária que promova qualidade de vida aos profissionais. É preciso cuidar de quem cuida, de quem permanece 24 horas ao lado do paciente.

Também nos colocamos em defesa do SUS e de uma saúde de qualidade para todes!

#AprovaPL2564

*Jonata Bruno e Marcilio Couto Fonseca são Enfermeiros e militantes da Resistência/PSOL