Pular para o conteúdo
BRASIL

Prefeita dá calote em servidores que combatem Covid-19 em Praia Grande 

Resistencia/PSOL – Baixada Santista
Pedro Ventura/Agência Brasília

Antes das eleições municipais de 2020, o então prefeito Alberto Mourão (PSDB) fechou um acordo com o sindicato dos servidores municipais de Praia Grande sobre diferentes reivindicações da categoria. Entre esses pontos, o acordo garantia um abono semestral, enquanto durasse a Pandemia, aos servidores da saúde e da assistência social envolvidos no combate ao novo coronavírus. 

O abono foi parte da campanha eleitoral da atual prefeita Raquel Chini (PSDB), apadrinhada de Mourão. Mas passada as eleições o ex-prefeito enviou no fim do ano, no dia 28 de dezembro, um projeto à Câmara que estabeleceu apenas um mês do abono. 

Em abril completaram seis meses da primeira parcela e a prefeita Raquel Chini não pagou a nova parcela, desrespeitando o acordo coletivo e não deu nenhuma indicação que pretenda fazer. A prefeita também se recusa a negociar a pauta da apresentada pela categoria esse ano e a atender outros compromissos assumidos pela antiga gestão, como a reposição da inflação sobre os salários dos servidores.

O sindicato dos servidores anunciou que irá recorrer ao Ministério Público e que irá convocar uma assembleia da categoria e decretar greve, caso a situação não mude. 

O Movimento Unificado dos Servidores de Praia Grande (MUS/PG) também tem cobrado o pagamento do abono e publicou em suas redes o vídeo da reunião em que fica explicito o compromisso da prefeitura, agora abandonado pela prefeita.


Veja o vídeo do MUS