Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Nosso orgulho ascendeu a Serra

*Érica Pillom, de Serra Negra, SP

Sim, aconteceu em Serra Negra!

No mês mundial de combate a LGBTFOBIA e do Orgulho LGBTQIA+, o PSOL Serra Negra promoveu um conjunto de ações para manter viva a luta contra o preconceito, a violência e por políticas públicas de combate a lgbtfobia.

Serra Negra é uma cidade do interior paulista com menos de 30 mil habitantes e que nas eleições de 2018 elegerem Bolsonaro com 81,68% dos votos e Dória com 71,87%. É nessa cidade que o Orgulho despertou!

Nesse momento difícil, em que a pandemia atinge a marca de 500 mil mortos, a Revolta de Stonewall deve ser homenageada e revivida. É o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. Seu legado afirma que a luta deve continuar, pois os dados nos mostram o quanto é significativo o aumento da repressão e violência contra o povo negro, mulheres e pessoas LGBTs. 

Levantamos nossa voz em um coro libertário para promover a visibilidade de nossas identidades na busca de uma cidadania e existência plena.

O Psol Serra Negra promoveu um ato simbólico em frente à prefeitura. “Levantamos nossa voz em um coro libertário para promover a visibilidade de nossas identidades na busca de uma cidadania e existência plena. Nosso grito é pelo direito à cidade, direito de ser, de existir e prosperar e com nossos corpos ocupar espaços públicos e privados. Ao construir cidades justas e inclusivas para pessoas LGBT você está construindo cidades justas para todas as pessoas, impactando e combatendo diferentes discriminações.”

Foi entregue uma carta aberta à sociedade serrana e à Câmara Municipal de Serra Negra, exigindo direitos e políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, além de ser apresentado uma série de propostas para que seja construído uma cidade mais diversa, democrática, que assegure e amplie a luta por direitos. A carta foi assinada pelos diretórios do PT e do PSOL de Serra Negra.

E a visibilidade LGBTQIA+ tomou conta da cidade, pela primeira vez na história, a discussão entrou em pauta. O tema Orgulho LGBTQIA+ foi abordado no programa Serra Negra na Roda. Os debatedores, integrantes da comunidade LGBTQIA+ de Serra Negra e região levantaram diversos temas, entre os quais a equidade profissional no mercado de trabalho da cidade, a inclusão do tema gênero na educação e a distorção da identidade de gênero nas campanhas eleitorais, entre outros. 

E nas telas, com o filme “Stonewall- Onde o Orgulho Começou”, disponibilizado em sala de vídeo virtual, a população serrana se depara com a história que foi o marco dos movimentos por direitos LGBTQIA+, levantando debates e pensamentos críticos que envolvem esse filme.

Visibilidade e luta LGBTQIA+ não se dissocia da Luta por Fora Bolsonaro!

Esse mês celebramos o orgulho, mas com muita resistência pela derrubada desse governo LGBTQIAfóbico e genocida. O país está devastado pela fome, pelo desemprego, pelo medo, pelas mortes e pelo preconceito. O desamparo da vida que está sendo vivida é real, é perverso. O projeto desse governo é devastador, levando milhares de pessoas à morte e entregues à própria sorte.

Nossa resistência é a tudo que nos explora e nos oprime! Fora Bolsonaro!

* Érica é professora e Presidenta do PSOL Serra Negra