Pular para o conteúdo
MUNDO

Liderança do Black Lives Matter em Londres sofre tentativa de assassinato

Sasha Johnson, ex-estudante de Oxford, é uma liderança proeminente do movimento negro no Reino Unido.

da redação

O ataque brutal ocorreu em Peckham neste domingo, 23. Segundo o Taking the Initiative Party, partido da ativista, o atentado se deu após “numerosas ameaças de morte”. Sasha, que recebeu o apelido de “Pantera Negra de Oxford”, está na unidade de terapia intensiva em um hospital da região.

A jovem de 27 anos, assistente social e mãe de três filhos, foi levada a um hospital no sul de Londres com ferimentos graves após ser atingida em Consort Road, em Peckham, sul de Londres.

Detetives do Comando de Especialistas em Crimes têm investigado o local e a área ao redor e estão trabalhando com várias linhas de investigação. Acredita-se que o tiroteio aconteceu perto de uma casa onde uma festa estava acontecendo e várias pessoas podem ter estado na área, disse um comunicado da Polícia Metropolitana.

Imarn Ayton, amiga de Sasha Johnson, disse à BBC que os médicos realizaram uma cirurgia em sua colega, que correu bem. Ela disse que a Sasha tinha estado em uma festa ou reunião quando foi ferida, mas ela não acreditava que “ela era a vítima pretendida”.

“Pelo que eu sei … este incidente está mais relacionado a gangues rivais do que ao seu ativismo”, disse Ayton.

O Taking the Initiative Party fez o seguinte comunicado oficial em suas redes: “Sasha sempre lutou ativamente pelos negros e pelas injustiças que cercam a comunidade, além de ser membro do BLM e do Comitê de Liderança Executiva do Taking the Initiative Party. Sasha também é mãe de dois filhos e uma voz forte e poderosa para o nosso povo e nossa comunidade. Vamos todos nos juntar e rezar por Sasha, orar por sua recuperação e mostrar nosso apoio a sua família e entes queridos”.

Segundo o site Alma Preta, Sasha Johson integra o Comitê Executivo do primeiro partido britânico liderado por negros. No Brasil, a Coalizão Negra por Direitos republicou a nota, desejando a recuperação da ativista.

Marcado como:
black lives matter