Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Um ano sem João Pedro: O genocídio da juventude negra precisa acabar!

Nesta terça, dia 18, eventos “Amanhecer por João Pedro” ocorrerão em várias cidades do país, lembrando jovem negro, assassinado por PMs dentro de sua casa, em São Gonçalo (RJ)

da redação

O movimento negro deu uma grande resposta neste 13 de maio, com atos históricos, em mais de 40 cidades do país e em quase todas as capitais, organizados pela Coalizão Negra por Direitos e outros movimentos sociais. O dia de protesto lembrou que a abolição da escravidão foi resultado da luta do povo negro e dos quilombos e não veio da mão da Princesa Isabel. E repudiou a chacina do Jacarezinho, lembrando como o racismo estrutural continua a tratar negros e negras como perigosos e ameaças ao estado, justificando todo tipo de genocídio.

Depois do dia 13, o movimento negro voltará às ruas nesta terça, 18, para exigir o fim do genocídio da juventude negra. Atos em todo o país lembrarão o jovem João Pedro, assassinado há um ano dentro da própria casa por policiais militares. Os atos principais ocorrerão em São Gonçalo (RJ), cidade onde o rapaz morava, com a presença de familiares, de movimentos de juventude como o Afronte!, Juntos e Rua, e mandatos como o do vereador Professor Josemar (PSOL-SG). Na cidade, ocorrerão três atos simbólicos ao amanhecer, em pontos centrais da cidade, e às 09h, um ato na Praça dos Ex-combatentes. No Rio de Janeiro, o Amanhecer com João Pedro ocorrerá em seis pontos diferentes.

 

Confira abaixo a lista dos atos e o manifesto de convocação:

São Gonçalo (RJ)

7h Rodo de Itaúna
7h Praça da Marisa
7h Praça dos ex-combatentes
9h – Ato cultural Justiça para João Pedro na Praça dos ex-combatentes

Rio de Janeiro (RJ)

6h Estação de trem Anchieta
7h Praça Barão Drummond
7h Largo do Machado
7h Favela de Acari
7h Estação Padre Miguel
7h30 Brás da Pina

Niterói (RJ)
17h Barcas

Maricá (RJ)
7h Escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo

Belford Roxo (RJ)
7h Calçadão Lojas Cem

São Paulo (SP)
9h Anhangabaú

Belo Horizonte (MG)
6h Praça Sete

Natal (RN)
7h Shopping Midway

Belém (PA)
9h Aldeia Cabana

Porto Alegre (RS)
8h Terminal Parobé

Brasília (DF)
17h Rodoviária

Aracaju (SE)
07h – Praça dos Capuchinhos no bairro América

 

 

MANIFESTO

João Pedro estava brincando dentro da sua própria casa quando foi covardemente assassinado por policiais que entraram atirando. Há um ano sua família clama por justiça, mas nada acontece. Como muitos jovens negros assassinados pelo Estado, João Pedro virou um número. Um menino de 14 anos, cheio de sonhos, desejos, juventude e potencial, foi resumido a uma casualidade, como tantos outros antes dele.

Estamos aqui para gritar BASTA! Estamos aqui para exigir justiça por João Pedro e por toda juventude negra que tem o direito de seguir viva! QUEREMOS JOVENS PRETOS VIVOS!

Convidamos a todos para juntar a sua voz e a sua revolta no dia 18/05 às 7h da manhã. Organize uma ação em sua cidade, ou compartilhe essa ideia com seus amigos e familiares!

Coloque os dados das ações que serão feitas no seu estado no 18M. Vamos levar a luta do Dia Nacional Contra o Genocídio da Juventude Negra para todos os cantos do Brasil!