Pular para o conteúdo
BRASIL

Usina Editorial lança o livro “Do que adoecem os professores e as professoras?”, de João Zafalão

da redação
Divulgação

Tela da série “Escola”, de 2018, de Érico Alves de Oliveira

O mais novo lançamento da Usina Editorial é o livro do professor e sindicalista João Zafalão, primeiro título da Coleção Educação e Emancipação. Um livro fundamental para entender o aprofundamento e o processo de adoecimento dos profissionais de educação, um dos grandes problemas da educação brasileira.

Um livro que se torna ainda mais necessário em um momento de pandemia, quando o adoecimento da categoria atingiu proporções catastróficas, resultado da combinação entre ensino remoto e trabalho doméstico e a retomada das aulas presenciais sem a vacinação e condições necessárias. O livro de João Zafalão é um importante estudo sobre uma categoria tão atacada pelo bolsonarismo, com fake news e perseguições à liberdade de cátedra e discursos como o do líder do governo Bolsonaro, que afirmam que “professores não trabalham”. Trabalham muito e sem condições, o que pode explicar o adoecimento dos educadores.

Leia abaixo o texto de apresentação do livro, assinado por Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

“João Zafalão é uma das lideranças sindicais mais inteligentes do país. Sagaz, corajoso, firme e incansável. E sua dissertação de mestrado é uma prova disso tudo. A pergunta-título “do que adoecem os professores e as professoras?” é uma das mais importantes das políticas educacionais, mas quase nunca ela aparece no debate. Para além de sua rica experiência no magistério paulista, Zafalão fez um profundo trabalho empírico, analisando o extenso período de 2007 a 2018. Estudou políticas públicas, refletiu sobre a ação sindical da APEOESP – entidade a qual ele dedica parte significativa de sua vida -, comparou dados de perícia médica.

Muito se fala sobre qualidade da educação e pouco é dito sobre uma verdade inconteste: o adoecimento é o sintoma de uma carreira desvalorizada e frustrante. Como poucos trabalho, a dissertação de Zafalão, embasado por bom domínio teórico, fornece elementos para mudar essa história.

Esse imprescindível trabalho de pesquisa só foi possível porque João Zafalão faz jus à melhor tradição do pensamento de esquerda: a partir da reflexão sobre sua própria experiência como trabalhador, com profunda leitura teórica e rigor investigativo, tem o mérito de superar o lugar-comum e trazer a luz a violência da exploração. Boa leitura.”

Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da USP e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional.

Clique aqui para comprar o livro no site da Usina.